Fala pessoal, tudo bem com vocês? Bom, hoje vamos conversar um pouquinho sobre o Japão. Ahhh Japão, eu gosto muito e um dia pretendo conhecer este lugar bem de perto. Mas antes disso acontecer temos que conhecer um pouco mais sobre este maravilhoso lugar com um povo de cultura pra lá de especial não é mesmo? Por isso preparei uma série muito especial onde vou apresentar pra vocês curiosidades sobre este povo milenar.

E neste nosso primeiro episódio vou falar sobre uma expressão que com certeza a maioria dos otakus conhecem muito bem. Kawaii. Mas, para vocês que ainda não ouviram esta palavra na vida, calma que eu explico sem complicação.

Kawaii (可愛い) na verdade não existe uma tradução ao pé da letra para descrever o seu significado. O que temos são adjetivos que nos induzem a entender o que isso quer dizer. A grosso modo, Kawaii é uma expressão japonesa para tudo o que for fofinho sabe? Amável, cute-cute, essas expressões que usamos por aqui para designar algo ou alguém que temos a vontade de apertar até não querer mais. Assim com os bebês e os gatinhos!

É uma expressão usada normalmente para designar bichinhos de pelúcia por exemplo. Aqueles bem fofinhos, como os da foto acima. E além desses fofinhos bichinhos, o termo ainda serve para designar outros objetos como acessórios, roupas, animais e até mesmo pessoas incluindo crianças e mulheres consideradas atraentes pelos japas.

Mas não se enganem, os meninos não ficam fora da lista não. Só que estes são mais conhecidos como “Kakko-ii” que traduzindo a grosso modo, aqueles que têm “boa aparência” ou “cool”. E vale dizer também que o termo Kawaii também é usado para designar alguns personagens de animes, mangás e até mesmo personagens comerciais como os da empresa Sanrio (Hello Kitty, Monkichi, Pochaco, Keroppi, etc.).

Este termo também pode ser usado para se designar aquelas pessoas que possuem um comportamento infantilizado ou pessoas muito inocentes ou tímidas. E ainda pode ser associado à maneira de se vestir, com roupas e acessórios com estilo infantil ou de princesa e normalmente com cores bem vivas ou em tons de rosa.

 

AGORA, VOCÊ SABE COMO ESTE TERMO COMEÇOU?

Este termo apareceu na língua japonesa por volta de 1970, tendo suas raízes na China, pois usam o mesmo kanji “可爱quando querem se referir a alguma coisa fofa. No entanto a palavra Kawaii é derivada da palavra Kawayui cujo significado é o mesmo.

A primeira vez que se tem registro de ter sido usada foi para descrever um estilo de escrita usado principalmente por adolescentes colegiais. E esse estilo na época tinha o nome de burikko-ji cuja principal paracterística era de uma escrita infantil (de criança mesmo).

E para ilustrar ainda mais o modo de escrever, era comum as adolescentes usarem rostinhos arredondados felizes ao final de cada linha escrita. Ei, notaram algo familiar… Sim… São os emoji-emoticons. Uma pesquisa dos anos 80 descreve que literalmente 65% das crianças entre 12 e 18 anos usavam a caligrafia burikko-ji naquela época. E acreditem que algumas usam até os dias atuais.

Umas da empresas japonesas mais ligadas a este segmento foi a já mencionada Sanrio que apresenta seus personagens como a Hello Kitty e tantos outros que agradam não somente as crianças como os adultos. Sabe-se que atualmente a Hello Kitty e o personagem mais importante e mais adorado da Sanrio pelo mundo.

No Japão o termo Kawaii é levado muito a sério. Em quase todos os cantos que olharmos iremos encontrar alguma coisa Kawaii. O banco japonês Asahi por exemplo usou o Miffy, um personagem de uma série holandesa de livros ilustrados para crianças em alguns de seus caixas eletrônicos.

Outra curiosidade é que em muitos bancos japoneses é possível adquirir cartões de crédito estampados com personagens kawaii.

No Japão ainda existem duas ilhas chamadas Ilha dos Coelhor e Ilha dos Gatos respectivamente, os quais atraem muitos visitantes unicamente por conta dos seus habitantes kawaii.

Enfim, os japoneses costumam ter mascotes kawaii para quase tudo, eles vão desde objetos ou animais sempre com a cabeça desproporcional ao corpo tendo pernas e braços bem curtos, olhos grandes e uma boca pequenina como são os personagens de uma outra empresa chamada San-X.

Uma coisa não podemos negar pessoal, a moda fofura está cada vez mais enraizada na cultura japonesa. E você? O que você pensa sobre este fenômeno chamado Kawaii? Deixe aqui nos comentarios pois queremos saber sua opinião. Até mais aqui no Tsukasa Space na nossa Rádio Jhero.