Oi pessoal? Tudo bem com vocês? Eu estou muito bem… (quer dizer, tirando a questão da internet que devido as chuvas tem me atrapalhado um pouco na postagem das matérias). Hoje, resolvi falar um pouco sobre um dos maiores ícones dos games de todos os tempos. Estou falando do queridinho da Nintendo, responsável por boa parte dos lucros da empresa. Estou falando do bigodudo encanador Mario (da franquia SUPER MARIO BROS). E aí: Você conhece o Mário?

Trocadilhos a parte pessoal (olha a malícia), falar sobre o Mário é uma responsabilidade muito grande, afinal ele simplesmente é o maior símbolo da Nintendo não é mesmo? Mas você sabe como isso tudo começou? Bom, você já deve ter lido isso em algum lugar com certeza, afinal todos já falaram alguma coisa sobre o Mario né? Mas eu ainda não e por isso fui atrás de um pouquinho da saga deste encanador que no começo não tinha nada de encanador…

Tudo começou já faz um tempinho… 31 anos pra ser mais exato! Então vamos voltar um pouco no tempo para começarmos a entender como este bigodudo deu as caras por aqui. Sua primeira aparição aconteceu no ano de 1981. Neste ano a toda "foderosa" Nintendo havia encomendado um jogo sobre um certo marinheiro muito famoso que todos nós conhecemos bem…o Marinheiro Popeye. Entretanto, não conseguiram o direito sobre o personagem e o prazo para o game ficar pronto estava muito curto e foi então que entra em cena o Sr. Shigeru Miyamoto, apresentando o jogo chamado Donkey Kong onde temos o personagem JUMPMAN (homem que pula?) tendo como missão resgatar a sua namorada que havia sido capturada pelo gorilão. Claro que para a Nintendo foi muito mais ágil os direitos sobre um personagem que já era conhecido do público japonês. No caso o Kong (King Kong). Abaixo ilustrações do jogo lançado pela desenvolvedora japonesa e um comparativo de como o jogo seria com o Popeye como protagonista. Notaram a semelhança?

O jogo do Donkey Kong vendeu muito em sua época e não demorou muito para ganhar uma sequência. Chamada de Donkey Kong Jr, vemos aqui que os papéis se inverteram. Jumpman passa a ser o vilão da história que por vingança, aprisionou o macacão Kong. Cabe agora ao Kong Jr o dever de resgatar o gorilão. Mas…Tsukasa, a matéria não é sobre o Mario? O que tem Donkey Kong com tudo isso? Calma que eu explico…

Com a chegada do Donkey Kong Jr, o pessoal da Nintendo começou a notar algumas semelhanças existente entre o Jumpman e um dos funcionários da Nintendo de Nova Iorque. Um italiano chamado Mario Segale. A semelhança segundo o pessoal da Nintendo inspirou o nome que conhecemos hoje. E assim Jumpman se torna Mario.

E foi então que no ano de 1985, quatro anos depois do lançamento do primeiro Donkey Kong, eis que a Nintendo nos surpreende apresentando ao mundo o famoso, inesquesível, desafiador e clássico Super Mario Bros (que aliás ainda não zerei. hehhe).

Esse foi o game mais vendido de toda a história dos vídeo games. E não é pra menos. Possui as músicas mais conhecidas do mundo dos games. Dividido em oito mundos com 4 fases cada, cabe ao Mário percorrer por todo o Reino dos Cogumelos para resgatar a princesa Peach das garras de Bowser (ou Kopa, como quiserem).

Neste primeiro game temos os elementos que difundiram e influenciaram e ainda influenciam toda uma indústria de criação de games. Os jogos de plataforma ganharam um novo patamar a partir deste jogo. E falo isso com propriedade (dou aulas de criação de games 2D). Técnicas que são usadas hoje e que nasceram junto com Mario Bros.

São fases bem planejadas, músicas marcantes, gráficos bonitos (para época e arrisco a dizer que até para os dias atuais), um ótimo desafio com personagens e inimigos marcantes e cativantes. Enfim, tudo o que torna uma franquia memorável como essa saiu exatamente daqui.

E esse foi apenas o começo porque em 1986, um ano depois do primeiro título a toda "foderosa" Nintendo nos presenteia com o seu segundo título do encanador que tanto amamos.

Este game os americanos acharam muito difícil e por isso criaram a sua própria versão, a que conhecemos popularmente. Mas hoje podemos ter acesso à versão japonesa através dos maravilhosos emuladores. Claro que a versão 2 do Mário não foi muito agradável aos olhos dos fãs. Eu mesmo não curto muito. Nem a versão do SNES. Tem uma mecânica bem diferente a que conhecemos e um conceito no mínimo estranho. Não estou dizendo que o jogo é ruim, mas sim que não me agradou muito.

Mas em 1988 a Nintendo acertou em cheio nos apresentando Super Mario Bros 3. Esse sim eu joguei e ainda jogo. Pra mim de todos o melhor e não é para menos. Este foi o primeiro Mário com o qual tive contato.

https://www.flickr.com/photos/131125562@N03/40654227401/in/dateposted/

E esse pessoal foi o primeiro título do Mario a trazer um mapa e um inventário com muitos itens que poderíamos usar durante nossa jornada no intuito de torná-lo um pouco menos trabalhosa. E claro que o resultado disso foi outro tremendo sucesso de vendas com quase 18 milhões de cópias vendidas.

A trilha sonora dos games do Mario merecem sim um destaque especial. Falo das clássicas. São tão marcantes que basta ouvirmos o tilintar de moedas para sabermos logo que se trata do jogo do bigodudo. Eu que dou aulas de criação de games 2D com Construct 2 no meu canal (primeira vez que faço um jabazinho sobre mim mesmo hein heheeh) Fabriqueta de Games (Professor Uberlanenfrento dificuldades com efeitos sonoros em moedas. Porque as melhores são as do Mario né?

E o tilintar das moedas do Mario deixa de sair do seu mundo virtual para o real… Mario arrecada bons lucros para a Nintendo, alavancando e muito as vendas do console da Nintendo Famicon no Japão, levando com que a empresa decidisse expandir ainda mais os seus lucros com o bigodudo.

E foi em 1990 a vez da Nintendo lançar o seu novo console, começando assim a era dos 32 bits e com ele o lançamento da mais nova aventura do bigodudo: Super Mario World.

É nesse game que conhecemos o amado dinossauro Yoshi. Super Mario World vendeu a bagatela de 20 milhões de cópias no mundo todo o que ajudou muito a Nintendo a vender o seu console, uma vez que Super Mario World vinha com o SNES.

Finalmente chegamos na nova geração de console e, claro, Super Mario tinha de ir para um mundo 3D. E assim surgiu o que muitos consideram como um dos melhores Marios. Estou falando do Mario 64.

E não parou por ai não pessoal, em todos estes anos, o bigodudo apareceu em diversos outros games da Nintendo assumindo diversas outras profissões inclusive. Mas este lance das profissões do Mario vou deixar para uma matéria exclusiva porque olha, engana-se quem pensa que Mario é somente encanador. O baixinho olha já fez de um tudo. Mas isso eu falo depois.

E encerro a matéria falando da trilha sonora do game como um todo. Quem nunca ouviu falar da musiquinha do Mario é porque vive dentro de uma caverna congelada nas profundezas do lado Ártico da Terra.  Bom pessoal, espero que tenham gostado desta minha menção mais do que honrosa a um dos melhores games de plataforma da era 2D e agora brilhando ainda mais no universo 3D. Mario e Luigi estão pra sempre eternizados em nossos corações e fazem parte da vida de muitos gamers (inclusive na minha). Só me resta agradecer ao grande Mestre Shigeru Miyamoto por nos dar este presente maravilhoso. SUPER MARIO BROS. 

Um forte abraço a todos e deixo vocês com um vídeo da música que eternizou o bigodudo. Até mais pessoal!.