Oi pessoal! Os mais saudosistas (para não dizer mais velhos) e aqui me incluo, devem se lembrar muito bem deste dinossauro que alegrava nossas manhãs. Logo bem cedinho ao acordarmos e pouco antes de irmos para a escola (para aqueles que estudavam pela manhã), antes mesmo do Bom Dia Brasil, lá estava ele… Guzula (Guzura – como pronunciado no Japão) um simpático e muito divertido… ehh dinossauro? Bem isso ainda é um mistério…

 

Guzula/Binsk foi um animê inspirado e baseado no mangá "Oraa, Guzura Dado", criado pelo mestre Louva Deus Teruhiro Saito Itairen Tarou. Porém, a sua versão animada foi produzida pelos estúdios Tatsunoko e nos apresentado pela primeira vez em 1967 (eh, faz tempo!), em preto e branco, no Japão apresentando um total de 52 episódios.

Eu mesmo fui conhecer Guzula/Binsk quando estava com meus 8 anos, lá no meado de 1987 quando a Rede Globo começou a exibir em sua programação a versão colorida desde animê que se chamava Binsk, o Dinossauro que mais tarde veio a se chamar somente Binsk, contendo 44 episódios (bem menos do que a sua versão original).

 

 

Eu me lembro que me divertia muito (e ainda me divirto pois tenho uma coleção) com as aventuras desta criatura que apesar de muitos chamarem de dinossauro (inclusive nos intervalos da Globo), na verdade não se sabia ao certo de que espécie era Guzula, pois no lugar do nariz ele possuía um chifre que lembrava um rinoceronte, era gordinho e o seu focinho lembrava um hipopótamo. Possuía cristas que lembram jacaré e uma calda que remetia a um dinossauro. E como seus braçinhos eram curtos, logo começaram a associá-lo a um Tiranossauro Rex.

Ele usava ainda uma sunga que mudava de cor de acordo com o episódio. Geralmente preta ou vermelha e uma gravata borboleta que ficava presa em seu peito. Vai saber como né? E o seu nascimento é um  mistério porque ele surgiu de um ovo (isso é a única coisa que sabemos) que foi expelido pela erupção de um vulcão. A família que o adotara simplesmente o adora principalmente por sua ingenuidade, o que nos fazia simplesmente se apaixonar por ele. E por conta de toda esta ingenuidade, ele se metia em situações muito hilárias.

 

 

Ao lado do menino Bontha e da pequena Suzuku, eles vivem inúmeras e hilariantes aventuras. E vivia sendo perseguido por um veterinário meio maluco que sempre estava querendo aplicar uma injeção na cauda do pobre coitado do Guzula.

Apresento a letra do tema de abertura em Japonês do animê:

uwaatsu kacchoiii guzura daa kakkoman douhaa
oraa guzura dado hihihihi
chikara wa senninriki rikikikiki
kuchi kara hi wo fuku puhihihihi
tetsu datte taberu yo mushashashasha
dakedo choppiri nakimushi dohohohoho
dotta dota don don dotta dota don

uwaatsu kacchoiii guzura daa kakkoman douhaa
oraa guzura dado hihihihi
ikaru dokowai yo kaakakakaka
koko de ippatsu! boyoyoyoyon
hito tobi jyuu-meetoru biyoyoyoyon
dakedo chuusha wa kirai yo dohohohoho
dotta dota don don dotta dota don

uwaatsu kacchoiii guzura daa kakkoman douhaa
oraa guzura dado hihihihi
tanku mo tsubusu yo gushashashasha
kokoro wa yasashii yasasasasa
namida ga hoppe ni potatatatan
dakara hitori wa kirai yo dohohohoho
dotta dota don don dotta dota don

mattamashita kakkoman guzura douhaa

 

E o desenho ainda tinha uma outra letra para o encerramento:

Guzura Ondo

(oraa guzura da do
sate minna de kacchoii guzura ondo wo
utatte odoru dado)

taiko don to ucha dodon da don sore dodon dado don don
guzura taiko da dodon da don sore dodon da dondon
onabetabetabe haasuru da utatte odoritte kacchoii don
guzura ondo da dodon da don hore dodon da don
asore kaccho kaccho kaccho kacchoii ton ton
kaccho kaccho kaccho kaccho kacchoii ton ton

tebyoushi pan to ucha dodon da don sore dodon dadon
guzura odori da dodon da don sore dodon da dondon
chikuri chuusha mo kowakunai utatte odoritte kacchoii don
guzura ondo da dodon da don hore dodon da don
asore kaccho kaccho kaccho kacchoii ton ton
kaccho kaccho kaccho kaccho kacchoii ton ton

dohihi puhihi no dodon da don sore dodon dado don don
guzura hayashi da dodon da don sore dodon da dondon

 

E é isso pessoal, Guzula/Binsk (as vezes aparece como Guzura pois era assim que os japoneses falam) é um animê relativamente raro. também chegou a ser exibido na TV Record e na época foi perdido no incêndio da emissora ocorrido no começo dos anos 80, mas graças as repetidoras da época que tinham uma cópia em seus arquivos, essa raridade foi recuperada para a memória da TV. E por ser raro pessoal, uma cópia mesmo que pirata deste anime pode valer um bom dinheiro para os colecionadores. E se você tiver a oportunidade de assistir, faça pois garanto boas risadas.

E este foi o Review de animês desta semana. Nos vemos na próxima pessoal.