Fala pessoal!!! Um ótimo dia, ou quem sabe uma ótima tarde ou mesmo uma ótima noite pra vocês! Afinal nem sei que horas vocês estão lendo esse post né? Hehehe. Bem gente, faz realmente muuuuuito tempo que não escrevo nenhum artigo novo, mas por motivos um pouco tristes na verdade… Fiquei dodói e com isso fui forçado a parar as atividades em PC por um tempinho (mais de cinco meses na verdade!!!), mas Graças a Deus estou de volta, recuperado e pronto para  um 2018 cheio de matérias legais (pelo menos espero que vocês achem legais né?). Agradeço a todos da Rádio J-Hero que pacientemente me esperaram (equipe da rádio em geral) todo este tempo, o meu muiiiito obrigado à todos vocês.

Bom pessoal, aproveitei este tempinho de "molho" pra assistir e reassistir alguns animes, colocar minha animeteca em dia (se é que existe esta palavra né?) e hoje eu vou fazer um review de um desses animes em especial… HOWL NO UGOKU SHIRO. O quê? Você não conhece este anime? Pois está perdendo uma grande obra de arte.  Os que já assistiram e conhecem concordam comigo. (pelo menos eu creio que sim né? Heheh).

Howl No Ugoku Shiro – Ou simplesmente "O Castelo Animado" como ficou conhecido por aqui ou ainda "O Castelo Andante" como é conhecido em Portugal, é uma animação simplesmente linda feita pelo diretor Hayao Miyazaki e produzida pelo Studio Ghibli. E a história foi baseada no livro Hown's Moving Castle, da renomada escritora inglesa Diana Wynne Jones.

 

 

A TRAMA:

Você já pensou se de repente você, uma jovem libélula aspirante a se tornar uma mariposa ardente, com toda a sua vida pela frente esbarrasse com uma bruxa que aparentemente sem motivos algum simplesmente te transformasse em uma idosa de 90 anos? E mais ainda, se esse feitiço não permitisse de maneira alguma que fosse revelado a você que na verdade está sob efeito de um feitiço? É isso mesmo que se trata a trama principal de Howl No Ugoku Shiro.

Depois da morte do pai e da aposentadoria da madrasta, Sophie herda a chapelaria da família e por ciúmes, tem sua vida mudada quando a Bruxa das Terras Desoladas a transforma em uma velha senhora de 90 anos. Assim, ela resolve sair de casa em busca de uma maneira para quebrar esta maldição. E é assim que a trama começa.

 

 

No decorrer do filme, vemos que ela vai se tornando mais jovem e parte disso acontece quando ela encontra o Castelo Animado, uma construção horrível e assustadora onde se encontra com o enigmático Howl, que devido a sua fama de "bom moço" acaba afastando as pessoas dele (eu mencionei que ele é muito, mas muito poderoso?).

Bom, ela acaba conhecendo Howl ao se tornar faxineira em seu enorme castelo e acaba por descobrir de ele não é nada daquilo que dizem. Não vou falar muito pra não dar spoilers, afinal apesar do filme ser lá de 2004, tenho certeza de que tem muita gente que não assistiu.

O filme tem a duração aproximada de 2 horas e o que me chamou muita atenção, além da trama claro, foi justamente o gráfico do anime que é muito agradável de se ver. (não cansa os olhos). O anime tem algumas partes muito engraçadas, algumas outras que chocam realmente e outras que nos encantam. Passar esses minutos assistindo HOWL NO UGOKU SHIRO é diversão garantida. E este é minha recomendação de hoje. Se a Sophie consegue ou não quebrar a maldição, você terá de assistir pra saber.

Lá em 2004 o filme angariou mais de 14,5 milhões de dólares na sua primeira semana de lançamento só no Japão e no Rotten Tomatoes, o filme detém até hoje uma pontuação de 87% baseado em 172 críticas mantendo uma classificação média de 7.5/10.

Bom é isso pessoal. Espero que tenham gostado da sugestão desta semana. E deixem aqui nos comentário alguma sugestão de animes pra que eu possa estar relembrando aqui com vocês. Um forte abraço e até mais pessoal!.

 

—–

Notas do Editor:

1. No último dia 05/01 celebrou-se os 77 anos de Hayao Miyazaki. A Rádio J-Hero felicita o mestre por mais essa primavera conquista;

2. Parabéns pelo retorno Tsukasakun! A equipe da Redação te recebe de braços abertos após sua recuperação.