Fala pessoas! Eu sou TsukasaKun e hoje finalmente trago a última parte da nossa saga onde apresento a Mitologia presente no anime Digimon. Começando pelo Khaosmon.

 

01 – KHAOSMON:

Este Digimon é a fusão de BantyoLeomon com Darkdramon e possui em seu corpo dados de dois digimundos fundidos em seu corpo. E por esta razão a sua forma é incompleta e instável. É um “bug” do digimundo na verdade. E sendo assim, sua vida é muito breve. O seu nome vem do deus Caos, o mais velho dos imortais, a primeira divindade a surgir no universo. Sendo visto como o espaço que preenchia o universo, não possui a uma forma definida. E por isso, que este Digimon é representado como instável e ameaçando a vida do digimundo sendo um “Digimon que não deve existir”.

 

02 – PEGASUSMON:

O nome desse Digimon é originário de Pégasus, o famoso cavalo alado da mitologia grega e símbolo da imortalidade. Ele nasceu do sangue da Górgona Medusa, depois dela ser decapitada por Perseu, mostrando sua natureza feroz. Pelo fato da medusa estar grávida de Poseidon em tal momento, algumas vezes é considerado que Pégasus é também filho de Poseidon, o que possui lógica, tendo em vista o fato do deus dos mares ser também o deus dos cavalos. Depois é domado por Atena, e montado por Belerofonte, o qual depois de desejar chegar no Olimpo em cima das costas do cavalo, acaba morrendo, quando Zeus manda uma vespa incomodar Pegasus, fazendo com que a criatura jogasse seu cavaleiro pelos ares. Em Digimon o monstro digital é exatamente um pegasus, sem nenhuma analogia a ser feita.

 

03 – PHARAOHMON:

Este é outro que não precisamos pensar muito pra saber sua inspiração. Como a própria imagem revela a sua origem está na Mitologia Egipcia, onde a mumificação dos faraós era algo normal. Acreditava-se que os faraós eram encarnações dos deuses. O que designa uma forma de governo absolutista. Com isso, o Digimon foi criado representado como um faraó mumificado saindo de sua tumba.

 

04 – PHOENIXMON:

Fênix, um pássaro da mitologia grega, com penas douradas brilhantes e vida extremamente longa a qual quando terminava provocava uma combustão espontânea na fênix velha para que de suas cinzas outra nova pudesse nascer. Não existia apenas na mitologia grega, mas também na egípcia, na romana, na persa e outras mais. Em Digimon, é a versão mais aprimorada dos digimons aves, tendo o poder de purificar outros digimons corrompidos, para que eles possam combater as trevas.

Nota do Editor: No original japonês esse digimon é denominado Houomon, que seria um referente à fênix na mitologia xintoísta. Por isso também em Pokémon a ave lendária das versões Gold&Silver se chama Ho-oh e tem a forma de uma fênix.

 

05 – SAGITARIMON:

Este Digimon é inspirado no signo de sagitário, o qual, vem de Quíron. Durante o seu quarto trabalho, Hércules visita um centauro amigo seu, chamado Quíron. Este avista o herói quando ele se aproxima da montanha em que vive. O centauro convida Hércules para comer em sua caverna. Hércules então percebe que o amigo não o oferecera vinho para beber e ao perguntar ao amigo sobre o fato, este lhe diz que normalmente não faria tal agrado, pois o vinho dos centauros é inigualável e que seus irmãos ficariam furiosos com um humano bebendo dele. Pouco depois de abri-lo, vários centauros chegam e ficam furiosos com a presença de Hércules em sua cova e pelo fato do vinho estar sendo oferecido a ele se armam contra o intruso. Claro que Quíron vem em defesa do amigo, porém nada adianta. A batalha começa, com os centauros jogando pedras e Hércules lançando suas flechas do alto, embebidas em veneno da Hidra de Lerna. Depois de um tempo, os centauros fogem, deixando à mostra a terrível situação: dentre todos os mortos, o imortal Quíron foi ferido. E mesmo com seus conhecimentos medicinais, a dor não ameniza e o centauro pede a Zeus que tira a sua imortalidade, para que pudesse morrer em paz. Zeus então, atende ao pedido, mas ao invés de deixar seu corpo ser levado pro Hades, ele o coloca nas estrelas, na constelação de sagitário. O Digimon do desenho é um centauro, e em uma de suas mãos possui um arco atribuído.

 

06 – SETMON:

Pessoal, na Mitologia Egípcia, Set era o deus da violência, traição, desordem, ciúme e derivados. Ehh… o cara era legal né? Bom, brincadeiras à parte, Set era irmão de Osíris e considerado a encarnação do espírito do mal. Por esta razão era colocado como mal, como dito, porém o que ele representa melhor é o grande sacrifício em prol da justiça, sendo assim não é muito bem compreendido. Em Digimon, é representado como um animal quadrúpede em uma junção de vários animais.

 

E AINDA TEM MAIS…

Pessoal, além de todas as analogias que citei durante toda esta nossa saga da Mitologia presente em Digimon, existem ainda claro muitas outras e ainda as que podemos chamar de “óbvias” sendo os Digimons deuses do Olimpo. É o grupo de Digimons mais fortes que os normais. E cada nome deriva de sua características. Ehhh acharam que tinha acabado, mas ainda não. Vou apresentar agora estes digimons.

 

07 – APOLLOMON:

O seu nome é derivado do deus grego do sol e suas habilidades e poderes de combate aumentam quando este Digimon está mais perto do sol. Seus ataques fazem menção à sua forma grega e romana, como sopro de Phoebos (era mais comumente chamado de Febo Apolo pelos romanos) e Flecha de Apolo, por ser o deus grego arqueiro, ao lado de sua irmã gêmea Artemis. Possui o poder de controlar e manipular o fogo.

 

08 – DIANOMON:

Sua origem vem de DIANA, a deusa romana da lua e da caça. É a forma mega de lunamon, uma referência à sua esfera de controle na mitologia. Seu ataque Lança Crescente fez menção à fase crescente da lua, enquanto a Flecha de Artemis faz menção ao seu nome grego, a deusa Artemis, que também é uma deusa arqueira da luz e da caça.

 

09 – MARSMON:

Seu nome é originário do deus romano da guerra Marte que era originário de Ares (no grego). Tem o poder de controlar o fogo, assim como Apollomon. Ele é familiarizado com todos os tipos de luta suja sem armas e utiliza apenas habilidades de luta corporal. É aficionado por vitórias e glória, assim como o deus em que foi baseado.

 

10 – MERCURYMON:

Este foi inspirado pelo deus do comércio, viagens e roubos Mercúrio, com seu equivalente no grego sendo Hermes. Era o mensageiro do Olimpo, e o Digimon possui tal nome por ser um dos mais rápidos do digimundo.

 

11 – MINERVAMON | MERVAMON:

Este Digimon é proviniente da deusa romana da sabedoria e estratégia em batalha Minerva. Por na Mitologia ser uma deusa virgem, no anime é demonstrada como um Digimon travesso devido à sua inocência de criança, apesar de que na Mitologia ela já ter nascido adulta e armada para a guerra. Durante o enredo, ela também demonstra seus valores mitológicos, quando diz à protagonista Nene, em Digimon Xros Wars, que lágrimas não caem bem em uma dama. O nome de sua espada é Olympia. Em contrapartida, existe Mervamon, uma versão mais amadurecida de Minervamon, baseada na deusa etrusca Menerva, deusa da guerra, arte, inteligência e saúde. (Os etruscos eram um povo que vivia na península itálica e que possuíam uma mitologia bem forte. A partir dela que muitos deuses surgiram na mitologia romana, como por exemplo Minerva, a qual veio de Menva. No grego a deusa que inspira o digimon é referente a Atena.

 

12 – NETUNOMON:

Este Digimon foi baseado no deus romano dos mares Netuno (o grego Poseidon). Possui um tridente em forma de tubarão como arma e governa os oceanos do digimundo.

 

13 – VENUSMON:

Na mitologia, Venus é a deusa do amor sensual e da beleza, originada do esperma de Urano quando seus genitais foram lançados ao mar por Cronos. No digimundo a Digimon é cheia de compaixão para com os outros, e reina sobre o amor. Seus ataques não são ofensivos, e em toda luta ela tenta acalmar o adversário, pacificando seu coração. O fato de estar segurando uma concha em sua mão, alude ao quadro de Sandro Botticelli, Nascimento de Vênus.

 

14 – VULCANUSMON:

E para finalizar apresento Vulcanusmon, um Digimon baseado no deus ferreiro equivalente a Hefesto. O fato de possuir inúmeras mãos e uma ferramenta diferente em cada uma delas, contribui ainda mais para tal nomenclarura. Junto a isso ele é o ferreiro do digimundo, fabricando armas para aqueles digimons os quais ele julga serem dignos de as possuírem, testando a competência daquele que as pede antes de começar a fabricar as armas pedidas.

 

15 – BACCHUSMON
 
 
 
Este Digimon teve sua inspiração em Baco. Na Mitologia Romana, Baco era o deus do vinho, das festas, do lazer, do prazer e da folia. Sendo filho de Júpiter (deus do dia) com a mortal Sêmele, Baco era considerado pelos romanos como um amante da paz e promotor da civilização. E de acordo com os romanos, Baco quando se tornou adulto descobriu uma forma de extrair o suco da uva produzindo assim o vinho. Com inveja, a deusa Juno (Hera no panteão grego) transforma Baco em um louco que vive a vagar pelo mundo. Ao passar pela Frigia, foi curado e instruído nos rituais religiosos pela deusa Cibele. Em Digimon, Bacchusmon apareceu no jogo de cartas e pouco se sabe sobre ele a não ser que possui um tamanho gigantesco.
 
 
15 – CERESMON
 
 
Sua inspiração veio da deusa Ceres. Segundo a Mitologia Romana, era a deusa das plantas que brotam (particularmente dos grãos) e do amor maternal. Segundo se diz, ela foi adotada pelos romanos em 496 a.C durante um período de tremenda fome. Ceres e equivalente à deusa grega Deméter, filha de Saturno e Cibele, amante e irmã de Júpiter, irmã de Juno, Vesta, Netuno e Plutão, e mãe de Prosérpia com Jupiter. Em Digimon Heroes, Ceresmon consegue manipular o solo a favor da prosperidade da agricultura do digimundo. Quando ela está perto, a Terra dá mais fruto e prospera ainda mais.
 
 
16 – JUPTERMON
 
 
Inspirado no próprio Zeus da mitologia grega e por isso é muito respeitado pelos outros Digimon do olimpo, exceto por um: PLUTOMON, mas todos reconhecem o seu imenso poder. No seu modo Wrath, possui o poder da fúria de Zeus em seus raios. E com isso castiga todos os que considera culpado com os raios da justiça. Ele é a evolução de Aegiochusmon Holy Mode, logo depois de Aegiomon no jogo Digimon Heroes ter evoluído para sua forma sagrada e posto fim aos planos maléficos de Titamon.
 
 
17 – JUNOMON
 
 
 
Como diz o ditado “sempre atrás de um grande homem existe uma grande mulher”. Com Jupitermon não foi diferente. Junomon é a mulher de Jupitermon. Inspirada da deusa Juno mulher de Jupiter. Em Digimon, Junomon foi lançada pelo jogo Digimon Collectors e possui uma forma histérica e só pode ser acalmada pelo poder sagrado do seu marido Jupitermon.
 

E por aqui pessoal terminei finalmente a minha lista dos Digimons presentes na Mitologia. Espero que tenham gostado deste meu trabalho e se por acaso você conhecer algum outro Digimon que eu não tenha mencionado aqui e faz parte da mitologia, comente ai embaixo par que todos nós possamos conhecê-lo. Tudo de melhor pra vocês e até nosso próximo encontro.