MITOLOGIA… Um assunto realmente fascinante repleto de histórias incríveis e geniais. E hoje trago para vocês mais algumas destas histórias que serviram de inspiração para um excelente anime, na minha humilde opinião. Digimon sempre usou o fascínio mitológico para suas inspirações. Vamos à elas…

 

CYCLOMON: Este digimon no início possuía dois olhos, até que durante uma batalha acaba perdendo um de seus olhos. Passou a se chamar Cyclomon por possuir apenas um olho. Na mitologia, temos os Cyclops: gigantes com apenas um olho no meio da testa. Segundo a mitologia eram apenas três no início, filhos de Gaia com Urano e, por isso, eram imortais e excelentes ferreiros. Eram eles que forjavam os raios usados por Zeus. Outra curiosidades sobre os ciclops é que eles podem ser divididos em dois grupos de acordo com o tempo. Temos os antigos ciclops (primeira geração) e os jovens ciclops (nova geração). Aparecem em muitos mitos da Grécia. De acordo com sua origem, esses seres são organizados em três diferentes espécies: os Urânios, filhos de Urano e Gaia, os Sicilianos, filhos do deus dos mares Poseidon e ainda os construtores que provêm do território da Lícia.

 

GIGASMON: Na mitologia os gigantes eram os filhos de Gaia, os quais vieram para suceder os deuses, após esses derrotarem os Titãs na Titanomaquia. Depois da vitória olímpica, Gaia acorda e gera os gigantes a partir do sangue de Urano derramado por Cronos ao depor o pai. Tais monstros só seriam derrotados pelos deuses com a ajuda de um mortal, momento onde Héracles (Hércules), antes de completar os doze trabalhos e subir ao Olímpico como um deus, entra na narrativa. Em Digimon, Gigasmon é o guerreiro lendário da terra devido seu tamanho descomunal. É chamado dessa forma em alusão à mitologia.

 

 

KENTAURUMON: O nome deste Digimon vem do Centauro. A origem grega é a mais confiável em relação ao centauro, pois a portuguesa e a inglesa adaptaram o som do “k” para “c”. Na motologia Greco-Romana os centauros eram seres com a parte inferior do corpo de cavalo e a parte superior de humano, com inteligência as vezes bem superior à dos humanos, mas em certos casos, também bem inferior. Em Digimon, Kentaurumon pertence à classe dos centauros inteligentes, ajudando Gennai, um ancião do digimundo, com vários tipos de assuntos difíceis.

 

 

LYKAMON: Esse digimon foi baseado no rei de Arcádia, Licaón. Ele era um rei que um dia recebeu em sua casa os deuses do Olimpo. E para testar se realmente os visitantes eram deuses de verdade resolveu testá-los servindo carne humana no jantar. Claro que isso deu ruim, né. E já vimos por aqui que testar os deuses nunca termina bem. Zeus ficou indignado e destruiu todo o palácio de Licaón que começou a fugir desesperadamente. Mas durante a fuga Zeus o transforma em lobo criando assim o primeiro dos lobsomens. O mais curioso aqui é a possível relação devido ao fato de ser rei da Arcadia, pois em Digimon tal criatura só surge após a descoberta, por parte do personagem Neo, que assim como Arkdimon, ele podia criar novos digimons.

E por hoje ficamos por aqui. Semana que vem apresento à vocês nosso último capítulo desta matéria especial sobre a mitologia presente nos Digimons. Um forte abraço pra vocês e até mais.