Como estamos "carecas" de saber, a mitologia é algo bem presente na maioria (se não em todos) os animes. E alguns destes nos chamam a atenção. Hoje vou apresentar pra vocês um artigo sobre um anime que me chamou a atenção: DIGIMON. Vez ou outra nos deparamos com alguns digimons com nomes bem familiares na mitologia. Tanto a Grega quanto a Nórtica e até mesmo na Japonesa.

Então pesquisando pela rede mundial, encontrei alguns digimons que realmente foram criados a partir da mitologia. E resolvi apresentar alguns deles pra vocês. E para que o texto não se torne cansativo, resolvi dividir este artigo em partes, que estarei postando rapidamente (prometo isso). Espero que gostem. Sem mais delongas vamos ao artigo.

Vou apresentar alguns dos muitos digimons que encontrei com suas respectivas influencias na mitologia. Não estão em uma ordem cronológica, e se por acaso eu esquecer de mencionar algum que você conheça, coloque ai nos comentários ok. Então vamos começar…

Resolvi começar pelo AEGISDRAMON.

Este Digimon tem o nome vindo do escudo que era usado por Atena e Zeus durante as suas batalhas. Ele é feito com a pele da Ninfa-Cabra Amalteia (essa cabra da foto abaixo), que segundo a mitologia, foi quem amamentou e cuidou de Zeus protegendo-o do Pai Cronos que o queria matar.

Depois, o mesmo escudo foi usado por Atena, que colocou a cabeça da gorgona Medusa em sua frente (em alguns casos transforma os outros em pedra), depois de recebê-la das mãos de Teseu. O nome deste Digimon vem do fato de que ele possui uma armadura muito forte e resistente assim como o escudo de Atena. Esse é o AEGISDRAMON.

 

Este próximo digimon, como podemos ver pelo nome, é um bem antigo. Em Digimon Frontier é tido como um dos dez guerreiros lendários. Sua origem é fácil de ser percebida não é mesmo? Seu nome vem do Cavalo de Tróia, item que foi determinante para a glória grega sobre Tróia. Quem não conhece a história não é verdade? Mas se você não conhece (o que eu duvido) eu lembro… foi um cavalo de madeira gigante oco por dentro que foi presenteado por Ulisses, após dez anos de guerra. Dentro dele, seus soldados ficaram escondidos. Assim como as artimanhas empregadas no cavalo de troia original, Troiamon também possui várias cartas na manga. Lembrando que esta é uma Digivolução de Unimon. (acharam que eu iria esquecer?) Hehehe.

 

O nome deste próximo Digimon vem de Argos. E quem foi Argos? Foi um gigante criado por Hera unicamente para vigiar uma das amantes de Zeus (esse Zeus…) que foi transformada em novilha. A princesa de nome Io. Zeus se compadeceu de Io e mandou Hermes ao local para poder salvá-la. E para derrotar Argos, Hermes simplesmente cantou até que o gigante adormecesse e fechasse os seus 100 olhos. Foi aí que Hermes consegue decaptar o gigante. E para se lembrar de Argos, Hera colocou seu nome na cidade Grega de Argos e seus 100 olhos foram colocados imagina onde? Na calda do pavão, um de seus simbolos. (por isso que Amo a Mitologia). E o Digimon Algomon, assim como Argos, possui vários olhos espalhados pelo seu corpo.

Como mencionei anteriormente, vou parar por aqui para não cansar demais a leitura desta matéria que é muito interessante mesmo e ficou muito extensa… prometo postar a segunda parte logo logo. Um forte abraço a todos. Deixem seu comentário sobre o que acharam desta iniciativa e até nosso próximo encontro.