• grupo radiojhero no facebook
  • chat

Crianças dos anos 90 e 2000 nasceram para gostar de K-Pop

Data: Terça-Feira, 30 de Maio de 2017 - 09:59h Autor: Fany-chan comentários

Crianças dos anos 90 e 2000 nasceram para gostar de kpop

Olá galerinha, fazendo planejamento da dominação mundial? Espero que sim.

Mês acabando e para não deixá-los sem alguma matéria neste, resolvi trazer essa pauta fria mesmo com uma matéria um pouco parecida rondando a internet... :v

A cada mês que passa parece que o K-Pop se torna cada vez mais alvo da atenção da imprensa mundial e também de novos fãs. Há alguns meses eu já avisado para não entrarem no mundo do pop coreano, mas como ninguém me escuta, agora eu venho provar que a popularidade desse gênero está ligada às nossas raízes, ao que já consumimos há muito tempo.

Duvida? Então confira...

 

A Música

Nascemos numa era praticamente dominada pelo Pop. Claro que havia alguns destaques nos demais estilos musicais, mas por todo lado havia um lançamento pop. Nos anos 90 e inicio dos anos 2000 os hits eram parecidos com muita coisa que vemos no K-Pop até hoje. Duvida? Vamos pegar alguns exemplos: Spice Girls, Backstreet Boys, ‘NSYNC, Destiny’sChild, PussycatDolls, Dominó, Rouge, Br’Oz, Britney Spears, Shakira, Beyoncé, Akon, Chris Brown (sim, esqueci de um monte de gente, mas só esses aí já estão ajudando :v).

Todos possuem músicas chicletes, alguns com um pop bubblegum, outros com um R&B ou hip hop, que ganhou muito destaque na primeira década do século 21, e outros ainda com uma pegada latina. Todos com music vídeos que chamaram atenção na época em que foram lançados, alguns até com “historinhas bizarras”. E claro, todos com muita dança e nossas queridas...

 

...Coreografias

Se você teve sua infância em alguma dessas décadas, com certeza já dançou na sua escola alguma música country ou quem sabe... Ragatanga! A música do grupo Rouge formado por um programa "caça talentos" do início da década de 2000 possui uma das coreografias mais marcantes aqui no Brasil.

A explosão de Ragatanga é um grande exemplo de que a coreografia era um dos pontos chave das músicas chicletes, nessa época quase todas as músicas tinha alguma coreografia, desde funks cariocas até algumas músicas de rock, e era só tocar alguma nas festas que todo mundo começava a dançar junto como se fossem os zumbis do Michael Jackson. Algumas dessas músicas têm essa capacidade até hoje, toca Everybody ou Bye Bye Bye, para você ver.

 

Musicais da Disney

Outro motivo são as animações, filmes e séries da companhia multinacional que são repletas de músicas. A Disney produz animações musicais desde a década de 30, sim! Mas foi só na década de 90 que a produção aumentou consideravelmente, levando-as até para a televisão e também começou a surgir as famosas séries da Disney que revelaram um monte de atores e cantores que fazem sucesso com os adolescentes e crianças da atualidade.

 

A expansão da cultura japonesa no ocidente

Aqui no Brasil vimos tokusatsus e algumas animações chegando nos anos 70, no entanto, sabemos que a sua explosão foi na década de 90 com o sucesso de Cavaleiros do Zodíaco. E com a expansão crescente da cultura japonesa por aqui presenciamos a popularidade dos animes e mangás nas terras tupiniquins. Agora você deve estar se perguntando, “ok, mas o que isso tem a ver com o K-Pop?”.

Bem, do J-Pop para o K-Pop é só um pulo, então muitos fãs da Cultura Pop Coreana acabaram a conhecendo através da Cultura Pop Japonesa. Aliás, as duas culturas são muito parecidas e assim como no K-Pop, no J-Pop também temos grupos (muitas vezes maiores que os existentes no K-Pop, em número de integrantes), music vídeos bizarros, excelentes solistas, e entre outras coisas.

 

O acesso à internet

A internet começou sua grande expansão no inicio dos anos 90, época em que lá na Coreia do Sul começava surgir o que podemos chamar de “os primórdios da Onda Hallyu”. Coincidência? Acho que não.

A facilidade de encontrar produções do outro lado mundo facilitou (e muito) a expansão do  K-Pop por aqui, uma vez que só conseguimos ter acesso das produções através da internet, pois raramente aparece algo na televisão ou nos demais meios de comunicação brasileiros.

 

E aí caros gafanhotos, você concordam comigo, ou discordam? Deixe aí nos comentários e se tiverem alguma prova a mais é comentar também! Espero que tenham gostado e até uma próxima matéria!

Qual foi a melhor AnimeSong do primeiro semestre de 2017?
INNOSENSE - FLOW
Barricades - H. Sawano
Shinzou wa S. - Linked Horizon
Gravity Wall - H. Sawano
Ver resultado

40 votos até o momento.

Ajin Demi Human - Teaser Trailer Video: Ajin Demi Human - Teaser Trailer
TOP - PARCEIROS:

Seja Parceiro! Otaku Store Dragon Ball Limit-F Heróis no Papel Camiseta da J-Hero

+ Parceiros:

Reiki Project Blog do Gusta FAIRY TAIL STRONG Central Animania Otaku na Rede HI Animes Online Super Onze Downloads Animes Infinity - 愛  Notícias Ani-Hongo Pingo no Baka Anime Mix Ranma Tanma TrendGames RPG Maker Z Anime Valkiria Nostalgia Jogos Online Otaku World XD Dragon Ball Z Sem Limite Animes Torrents Dublagem Brasileira

Clique aqui para ver a lista completa