Queridos onigiris, a Ryoko no Japan deste mês nos traz algumas curiosidades recentes do mundo nipônico. Já se imaginou visitando o Japão e entrando em um Neko Cafe? ou passeando tranquilamente pelas ruas de Tóquio e se deparando com uma Marcha de Zumbis? ou, até mesmo, participar de uma fotografia sendo bombardeado por um "HADOUKEN!!"?

Pois bem, essas são algumas das curiosidades extravagantes que ocorreram no Japão, desde Janeiro até esse mês de Junho. Gostariam de saber um pouco mais sobre cada uma? Então lá vamos nós…

Festa da Batata Frita

Tudo começou em um lindo dia de verão… Calma, calma, não é bem assim que se começa. Essa nova moda japonesa surgiu no final do ano de 2012, quando a famosa rede de fast-foods McDonald’s lançou uma promoção em que uma porção de batata frita (de qualquer tamanho) custaria apenas 150 ienes (R$ 3,70).

No primeiro dia um grupo de jovens resolveu pedir 20 caixas da maior porção de batata frita e, é claro, tiraram fotos que foram parar no twitter, facebook e vários blogs. Depois desse fato, muitos outros jovens japoneses resolveram adotar essa “nova moda” e lançavam sempre competições com 40 e até 60 caixas de batatas fritas.

Essa moda se estendeu até a Coréia do Sul e muitos jovens aderem até hoje a chamada “festa da batata frita”, porém, um dia jovens tiveram que ser parados por um funcionário do McDonald’s que alegava o fato de todos estarem fazendo uma “baderna” com aquelas 60 porções de batatas fritas e toda aquela multidão em volta.

Então? Gostaram dessa moda lançada pelos japoneses que não precisam se preocupar com aqueles “quilos a mais” e por isso podem comer o quanto quiser? Será que essa moda pegaria aqui no Brasil? Quem quiser tentar… Estou disponível para convites e… Epa! Já ia esquecendo da próxima curiosidade.

Neko cafés

Olhem que legal: Visitantes de um desses estabelecimentos podem brincar com nekos durante os cafés. Como já sabemos, japoneses são muito apegados a gatos e, pelo fato de muitos que vivem em apartamentos não terem muito contato com animais alguns deles vão até um desses cafes para apreciar a presença felina enquanto fazem e desfrutam de seus pedidos.

A idéia de criar um neko cafe surgiu no ano de 1998, em Taiwan, sendo comprada posteriormente pelos japoneses. Constituem-se basicamente em ser cafeterias “normais”, porém que possuem como atração principal: lindos nekos. O staff é composto por gatos que estão ali para servir de companhia para os clientes do local.

Antes de sua entrada na cafeteria, a pessoa precisa: higienizar as mãos, tirar os sapatos e por chinelos, guardar a bolsa (se tiver) e escolhe o serviço que deseja, incluindo o tempo que irá querer ter acesso à sala dos gatos.

Essa sala é composta por internet, sofás, caixas e brinquedos, para que o cliente fique à vontade com os gatos. Lá ele tem privilégios que incluem: escolher o gato que quiser, tirar fotos (porém sem flash), ou até tirar um cochilo no sofá (que folga, hein?). Em Matsuyama (Ehime), tem o chamado Ron Ron Café, onde o visitante tem direito a 15 minutos para brincar com dois filhotinhos, que ficam um curto espaço de tempo na sala.

Uma visita em um neko cafe possui uma média de R$ 20,00 por hora (com direito à bebida). Conheça o Ron Ron Café:

Hoje essa moda está sendo adotada em países como Áustria e Coréia, que começaram em 2012. Londres é a próxima, com a proposta de abrir o “Lady Dinah’s Cat Emporium”, porém ainda está em fase de construção, sem data definida para inauguração. Lançaram até uma campanha online para a arrecadação de fundos para o empreendimento.

Vejam o vídeo da campanha



A Marcha Zumbi

Como muitos já sabem, a mania zumbi está em alta nesses últimos tempos, graças a séries americanas como a famosa “The Walking Dead” e franquia de filmes como “Resident Evil”. Não há para onde correr, eles estão por todos os lados.

Inclusive no Japão! Sim, enquanto nós comemorávamos a páscoa (em honra da Ressurreição de Cristo), nesse dia de Domingo, os jovens japoneses decidiram se fantasiar das formas mais assustadoras possíveis e desfilar pelas ruas de Tóquio.

Chamada de “Marcha de Zumbis”, foram reunidas cerca de 50 pessoas, fantasiadas de forma muito realista, que passearam como mortos-vivos pelas ruas da famosa cidade. Realmente, não dá para imaginar passeando por Tóquio e se deparando com essas criaturas.

HADOUKEN!! E KAMEHAMEHAA!!

Bom, a última curiosidade dessa matéria é uma mania que pegou entre os jovens japoneses no começo deste ano de 2013. A explicação é simples: consiste em fotos tiradas entre você e seus amigos, recriando os ataques de duas obras famosas: Dragon Ball e Street Fighter.

Por esses japoneses postarem todas as fotos em redes sociais, aos poucos essa moda vai causando uma boa repercussão na web e deixando muitos curiosos para ver essa inusitada curiosidade. Enquanto aqui no Brasil… sem comentários (porque, né…).

Confiram mais algumas fotos: