A coluna Ryoko no Japan traz hoje mais uma matéria sobre as curiosidades nipônicas e desta vez o tema é: Folclore Japonês. Você, por acaso, já teve interesse em saber como funciona a mitologia de um dos países mais supersticiosos do mundo? Então agora a J-Hero resolveu levar até seus leitores algumas das histórias mais famosas do Japão.

Se pararmos para analisar, muitos dos animes que vemos fazem referência à mitologia japonesa, seja ocultamente, utilizando de alguns personagens secundários referentes ao assunto, ou explicitamente, fazendo o mito se tornar um dos focos principais.

Lembrando: essa matéria se baseia nas diversas formas em que são contadas as lendas, sendo assim, as informações podem ser diversas e algumas se diferenciam umas das outras. Como todos sabemos, as histórias vão mudando de acordo ao jeito em que são contadas, nenhuma lenda permanece a mesma com o passar dos anos, durante esse processo elas podem mudar algumas de suas características.

Pois bem, na lenda de hoje iremos falar sobre a Kitsune, que, além de ser uma das histórias mais populares no Japão, também é o ser mais poderoso de toda a mitologia nipônica. Entre os tipos dessa youkai existem aquelas que são boas (chamadas de zenko, que signfica “raposas do bem”) e também há as más (chamadas de yako que significa “raposas maldosas”).

A palavra “Kitsune”, em japonês,significa “raposa”. O termo, na verdade, é uma onomatopéia em que “Kitsu” faz menção ao ganido (no caso, o barulho) da raposa, assim acabaram utilizando para denominar o animal. Hoje existem outras formas de se chamar a raposa no Japão, pois o “Kitsu” é um termo mais antigo e menos utilizado. Existem também outros boatos quanto ao nome dado a esse youkai, cada um com um significado diferente, em alguns, “Kitsune” quer dizer: “espírito da raposa”. 

Acredita-se que sua inteligência é capaz de superar a de qualquer um e, geralmente, elas possuem o costume de pregar peças nas pessoas, tudo para sua própria diversão. Reza a lenda que elas podem chegar a uma idade bastante avançada e que, a cada 100 anos, cresce uma cauda em seu corpo, tornando-a assim ainda mais forte.

Quando completam 1000 anos (chamadas de Kyuubi no Kitsune), suas caudas chegam ao número máximo (no caso são apenas nove caudas) e elas mudam a cor da pelagem para um dourado ou prateado. Dependendo da personalidade elas podem ter poderes diferentes. Algumas lendas dizem que, ao completar as nove caudas, a Kitsune consegue o poder máximo de escutar e ver tudo o que se passa na terra.

Dizem também que as Kitsunes possuem o poder de se transformar em qualquer coisa (algumas lendas contam que elas só podem mudar de forma quando alcançam uma certa idade), incluindo seres humanos, assim ficando mais fácil o método de enganar a todos (elas freqüentemente preferem se tornar pessoas bonitas).

Em si, esses animais são conhecidos pelos seus poderes místicos, pela sua incrível sabedoria e pelos seus truques, além de tudo, as Kitsunes são associadas à divindade Inari (Deus do Arroz e da Fertilidade, raposa mãe de dez caudas), sendo suas mensageiras.

Entre os seus poderes há um em que a Kyuubi no Kitsune consegue soltar fogo pelas suas caudas (chamado de “Kitsune-bi”, que significa “Fogo de Raposa”) ao levantá-las, algumas lendas dizem que ela também tem a capacidade de lançar fogo pela boca. Porém, todos temos uma “kriptonita”, e no caso dessas raposas, a sua fraqueza são os cães (isso mesmo, as Kitsunes morrem de medo de cachorros).

Elas, geralmente, vivem nos campos ou nas cidades e seu convívio com as pessoas tornou-se comum, já que elas podem se transformar em qualquer ser. Em algumas lendas, dizem que as Kitsunes podem ser reconhecidas quando humanas através de suas sombras, que permanecem as de raposas, ou vendo seu reflexo no espelho. Também pode ocorrer de a Kitsune, em forma de pessoa, ainda possuir a cauda.

De acordo com o "código de conduta das raposas", elas devem seguir certas regras estabelecidas por Inari: Nada de ferir seres humanos, manter sempre a palavra e nunca matar. Porém essa questão é mais certa para as Kitsunes boas, pois as más continuam adorando pregar peças em todo o mundo a fora. E em algumas fábulas elas podem até perder uma cauda como castigo, dependendo de suas ações.

Outro conto é que apenas os sacerdotes possuem o poder de enxergá-las através de suas ilusões e podem expulsá-las. Enfim, são inúmeras versões sobre as Kitsunes, seus poderes, suas ações, ilusões, etc. Dizem que seus dons são infinitos e poderosos. Em outras informações, esses seres só podem ser derrotados pelos exterminadores especializados em youkais (chamados de taijiya) e pelos monges budistas.

Quanto à origem das Kitsunes, estudiosos ainda estão argumentando e estudando para descobrirem o local de onde elas surgiram, mas é sabido que as lendas nasceram no continente asiático (a dúvida é justamente porque uma parte cultura japonesa é fruto de outros países asiáticos).

Para resumir: Existem vários tipos de Kitsunes (ninko, Kyuubi no Kitsune, etc), várias lendas sobre cada uma e várias versões diferentes dessa raposa. Em suma, podemos generalizar uma Kitsune: Raposa de nove caudas com poderes de ilusão, mensageiras de Inari e que pregam peças nas pessoas, além de seus poderes de fogo (em algumas histórias, essas raposas conseguem manipular até mesmo o tempo e o espaço, enlouquecendo qualquer um).

Mesmo com a fama de “arteiras”, essas raposas são bem vistas pelo povo japonês e todos sabemos que as brincadeiras de mau gosto são feitas pelas espécies de má índole (as yako), logo, as zenko são as bondosas, amigáveis, fiéis, entre outras qualidades. Por isso continuam se tornando um dos mitos mais populares do Japão. Há também boatos de crianças que são filhas das Kitsunes.

E eis que surge a questão em que todos vocês devem ter pensado durante toda a matéria: Esses seres mitológicos estão presentes em quais animes (além do óbvio Naruto)? Pois agora dizemos a vocês que, além de animes, elas também aparecem em jogos, sendo alguns pouco conhecidos pela maioria.

Como já foi dito, em alguns casos essas raposas aparecem explicitamente, ou apenas como referências. No anime Naruto, temos a famosa Kyuubi. Em InuYasha quem aparece é o menino Shippou (um híbrido de Kitsune e Humano), ele possui o corpo de garoto e a cauda de raposa. Outra raposa presente é o Kurama, personagem de YuYuHakusho.

E assim seguem as outras versões: Pokémon (com Vulpix, raposa de seis caudas, e Ninetales, raposa de nove caudas), Digimon Tamers (Com a Kyubimon), Wagaya no Oinari-sama (com TenkoKuugen).

Kanokon (com Chizuru Minamoto, uma garota morena de aparência linda, mas que na verdade possui 400 anos e sua verdadeira forma é de uma kitsune loira bastante poderosa.), xxxHolic (com Mugetsu,  uma Kudakitsune em forma de pequena serpente, mas que sua aparência real é a de uma raposa de nove caudas), entre outros.

As Kitsunes que também aparecem em jogos são em: Sonic the Hedgehog (com Tails, uma raposa de duas caudas), Okami (com a Ninetails, raposa de nove caudas que enfrenta Amaterasu), Talisman Online (onde você pode escolher como um de seus pets uma raposa de nove caudas).

Perfect Cherry Blossom (com Ran, uma raposa de nove caudas que possui a forma de garota), League of Legends (com Ahri, claramente um Kitsune, ela possui nove caudas e transforma-se em humana a cada alma que rouba com seu jeito sedutor) e etc.

Para encerrar essa matéria gostaríamos que deixassem nos comentários quais os outros personagens do folclore japonês que conhecem e quais os que gostariam que vissem na coluna Ryoko no Japan. Esperamos que tenham gostado e aguardem por próximas postagens sobre a cultura nipônica e suas curiosidades.