"Meu vizinho Totoro, Totoro, totoro…" (8)

Ahh, como essa música me contagiou… Enfim, vamos agora falar de mais um filme japonês de animação. Para aqueles que ainda não sabem, há um tempo eu havia feito uma matéria aqui na J-Hero falando sobre Paprika, uma produção muito boa e que recomendo a todos.

Agora trago outro longa-metragem para vocês: Tonari no Totoro (título original), ou My Neighbour Totoro, Meu vizinho Totoro, ou até Meu amigo Totoro, enfim. Todos esses são os títulos dados em cada país, apenas escolha o de sua preferência e continuemos.

Aproveitando a empolgação de tê-lo visto (sim, eu acabei de ver esse filme), vim correndo escrever essa matéria especial para repassar a todos a bela experiência que tive.

A sinopse

Tudo começa quando as duas crianças Mei e Satsuki se mudam com seu pai para o interior do Japão. Assim que chegam, já demonstram toda a animação que possuem e muita imaginação, acreditando até em morarem numa casa mal assombrada.

A casa é velha, mas isso só as anima ainda mais. Sem contar a bela paisagem em que se vêem cercadas, tudo cheio de árvores e plantas, muitas flores e tudo o mais. O pai podemos ver que é o melhor tipo de pai do mundo.

Além de ter muita paciência e alegria perto de suas filhas, as incentiva no quesito imaginação e demonstra muita bondade em tudo.  Porém a mãe delas se encontra internada no hospital e, por isso, a família toda acabou se mudando para o local.

Em um certo dia, enquanto brincava pelo campo, Mei encontra duas criaturinhas estranhas e as persegue (obviamente, como toda a criança faria, cheia de curiosidade). Durante o percurso, ela acaba caindo em um buraco de árvore e se depara com algo estranho.

Curiosa, ela vai remexendo até que descobre o que realmente aquilo era: um ser místico enorme e muito fofo, chamado Totoro. A partir daí tudo muda, fazendo com que a vida de Mei e sua família fosse cercada de magia e muita alegria.

Informações gerais

Tonari no Totoro teve seu lançamento no ano de 1988 (bastante tempo), sendo dirigido por, ninguém mais, ninguém menos que Hayao Miyazaki (Mesmo de Princesa Mononoke, A viagem de Chihiro e Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar).

Produzido pelo Studio Ghibli (fundado pelo próprio Miyazaki, em 1985), o filme fez tanto sucesso que a própria marca da empresa se tornou o lindo e kawaii Totoro.

As vozes que aparecem no longa são: Noriko Hidaka, fazendo a filha mais velha, Satsuki; Chika Sakamoto, dublando a fofa Mei; Shigesato Itoi, dando voz ao pai das duas garotas e muitos outros dubladores como: Shigesato Itoi, Hitoshi Takagi, Toshiyuki Amagasa e Tanie Kitabayashi.

Opinião da redatora

Mesmo alguns achando que eu não tenho coração e não consigo me emocionar com as coisas, provo para todos que esse filme me proporcionou um sentimento que não dá para explicar. Não sei se foi pela animação sem fim das garotas, ou se foi pelo fofo Totoro, mas eu amei tudo.

Sim, é um filme mais recomendado para crianças, mas qualquer um que ver vai se apaixonar (pelo menos as garotas). Até um gato enorme em formato de ônibus tinha, apenas para vocês perceberem como a magia acontecia.

Animação ótima, nem parece ser um filme da década de 80. Trilha sonora adequada e todos os detalhes, até mesmo os dubladores, estão em total sincronia com o que a história nos quer passar.

Aliás, qual o foco da história? Você não consegue enxergar nenhum. O objetivo do filme é praticamente nulo. Quem já assistiu pode até comentar e me corrigir, se eu estiver errada, porém eu admito que todo o enredo e o desenrolar de tudo me atrairam muito.

Em minha opinião, Tonari no Totoro vai além que esses filmes da Disney que vemos. Pessoalmente, eu trocaria Cinderela (a primeira versão) por ele. E, aliás, eu adoraria ter um Totoro só para mim. Como ele é kawaii.

Recomendo muito que vejam. É emocionante, mágico e pode tirar alguns sorrisos espontâneos de cada um.

Enfim, gostaram? Deixem suas opiniões nos comentários e, quem quiser me dá um Totoro de pelúcia, estou aceitando. Para finalizar, confiram o trailer de Tonari no Totoro: