Reunir um clássico do J-Rock com um produtor musical de destaque bem atual foi a escolha do Wit Studio para a terceira temporada de Shingeki no Kyojin. Seu animê mais promissor dos últimos tempos vinha sempre contando com os temas do grupo Linked Horizon (formação que integra o projeto Sound Horizon) liderado pelo produtor musical e interpréte Revo.

Ao todo foram três temas de abertura (entre as seasons 1 e 2), um tema de abertura no segundo filme de compilação e um tema de encerramento no 1° filme de compilação interpretados por Revo e seu Linked Horizon. A pergunta que ficou foi: Por que mudar agora? Sucesso se sabe que os temas do Linked Horizon vem sempre sendo.

Por sinal o grupo neerdelandês EPICA lançou no final do ano passado um EP especial com suas versões dos temas de Shingeki no Kyojin interpretados pelo grupo japonês de symphony metal. Chegaram a fazer um show em Shibuya no início de 2018 e na semana passada (dia 20/07) lançaram no Spotify e no iTunes ocidental o trabalho dedicado ao animê e sua OST. Mas falaremos disso mais a frente. Por hora continuemos falando no novo tema de abertura de Shingeki no Kyojin.

Red Swan (Cisne Vermelho) é interpretada por ninguém menos que Yoshiki Hayashi, líder da banda X Japan, um dos mais proeminentes vocalistas do J-Rock de todos os tempos. Pianista nato, Yoshiki já fez suas colaborações com vários outros artistas (incluindo a estadunidense Katie Fitzgerald, da banda Violet UK, para o tema “Hero” do filme Saint Seiya: Legend of Sancturary em 2014) e também faz o mesmo na composição da nova canção.

Muito aguardado, o tema conta com a genialidade também de HYDE (Hideo Tarakai), mas conhecido por seu trabalho no L’Arc-en-Ciel. Em seu trabalho musical constam passagens pelos grupos Jerusalem’s Rod e a banda VAMPS (criada por ele). HYDE é conhecido por sua participação em animesongs como Link (no primeiro filme de FullMetal Alchemist), Season’s Call (Blood+), além de participações como insert songs em Serei no Moribito, Great Teacher Onizuka, Ruronin Kenshin e Bakuman. Seu último trabalho em animê foi o arranjo e composição do tema de abertura Kiss of Death de Darling in the FRANXX.

A soma desses dois talentos rendeu uma canção não apenas bem feita, mas bonita mesmo! Fugindo do já característico tempo musical dos sopros metálicos e efeitos de guitarras somos apresentados a uma batida bem melódica com o paino sendo o centro da canção. A interpretação de Yoshiki também é segura e nos remete ao melhor do rock nas raízes do seu gênero. Saudosista, a música realça o sentimentalismo, o desejo, os sonhos e a esperança que serão marcas bastantes invocadas nessa nova fase do animê que – seguindo o mangá – reserva muitas surpresas e tensões.

O fato é que o contraste com Shinzou wo Sasageyo! é iminente e nos desperta para um animê quase que novo; como um renascimento de Shingeki no Kyojin para os fãs. Passo certo para estar entre as Melhores do Ano da Rádio J-Hero.

Mas… Se você por algum motivo não gostou ou ainda tem saudades do Linked Horizon…

Como falei logo no começo, na semana passada a banda EPICA lançou para o mundo o álbum “EPICA vs Attack on Titan Songs”. Eu já havia escutado o trabalho – que havia sido lançado apenas no Japão – e posso garantir que o trabalho de Simone Simons, Mark Jansen e Cia é de uma qualidade extraordinária. Chega até mesmo a superar em alguns momentos o que o Linked Horizon fez com os temas musicais. A banda neerlandesa tem uma carreira sólida no universo do symphony metal e mostra que tem sintonia com Shingeki no Kyojin ao dar continuidade ao projeto.

O lançamento mundial foi anunciado durante a San Diego Comic-Con 2018 pela vocalista Simone Simons e você pode conferir tanto no Spotify quanto no iTunes. Ao todo são oito músicas sendo quatro faixas cantadas e quatro versões instrumentais com singles como Dedicate Your Heart! (Shinzou wo Sasageyo!) entre seus pontos altos. No canal oficial do grupo no YouTube já se pode conferir um pouco do trabalho com as faixas completas disponíveis e um making off de produção do álbum especial.

Fica aqui a dica! No mais é não se preocupar com as canções e efeitos sonoros de Shingeki no Kyojin, pois Hiroyuki Sawano (Trilha Sonora) e Misa Masafumi (Direção de Som) continuam encarregados do projeto.

Até a próxima e… Sayonara!