Na matéria passada nós falamos das canções em Dragon Ball Super, Fate Apocrypha e Netojuu no Susume. Para nossa última parte o destaque fica por conta dos animês Inuyashiki, Just Because!, e Black Cover.

O mais legal que posso dizer de já é que essa temporada de outono apresentou ótimas canções – para falar a verdade esse ano inteiro foi de ótimas canções de animê – e isso tornou bem difícil selecionar apenas dez para trazer ao longo de três postagens. Mas o mais importante é que as escolhas não justificam que uma seja melhor que a outra.

Desde quando comecei a sessão JukeBox Anime Season a intenção é apenas deixá-los informados sobre os temas de abertura, encerramento ou inserções que chamam sua atenção. Saber quem canta, qual a história daquela banda ou ídolo com o universo das animesongs e avaliar de forma básica se a canção casou com a animação, além de outras curiosidades.

Então vamos ao final dessa lista:

 

8. My Hero by MAN WITH A MISSION (Inuyashiki)

Esse animê eu não estou acompanhando – acho muito chato o mangá e preferi não acompanhá-lo -. Isso não significa que não tenha quem goste. Do mesmo autor de Gantz, Hiroya Oku, temos um sci-fi quase cyberpunk, mas menos tenso que a obra anterior (embora a psicologia de personagens ainda seja um elemento forte na trama).

Talvez por isso My Hero seja uma música que combina muito bem com a proposta de Inuyashiki. A banda de hard-rock MAN WITH A MISSION faz um bom uso do alternative rock e do dance-pop característico de suas letras e melodias para trazer um refrão chiclete em uma batida balanceada e com tons bastantes tônicos para o som. A presença de sintetizadores e samplers de instrumentos de orquestração como violinos e violoncelos deixa resquícios de um symphony rock durante as passagens e o solo de guitarra da faixa.

A banda tem pouco tempo de estrada – formada em 2010 – mas carrega um currículo muito forte com trabalhos para a TV Asahi, a Sony Entertaiment com comercial para um jogo do Playstation 3, além do tema do filme Mad Max: Estrada da Fúria (o remake de George Miller lançado em 2015).

No mundo das animesongs a banda debutou em Log Horizon com "database feat. TAKUMA (10-FEET)" e depois lançou mais dois singles que viram opennings nos animês Nanatsu no Taizai e Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans.

Vamos curtir o TV Size e uma full version de My Hero by MAN WITH A MISSION:

 

9.  Over and Over by Nagi Yanagi (Just Because!)

Uma balada romântica no estilo do pop japonês, Over and Over é interpretada por Nagi Yanagi, ex-Supercell, e traz a essência da cantora que já compôs e interpretou também em projetos ao lado do talentoso Jun Maeda. Uma curiosidade em Just Because! é que a própria Nagi Yanagi debuta como parte do staff da animação como Produtora Musical.

A cantora já interpretou outros temas em visual novels e animês como Black Bullet, Owari no Seraph e Berserk (2016). Ela também já fez deixas como dubladora para a franquia Norm9.

Over and Over não tem muito coisa a ser falada – suas curiosidades é que chamam a atenção -, mas mesmo assim é uma canção gostosa de se ouvir.

Confira o TV Size de Over and Over by Nagi Yanagi:

 

10. Haruka Mirai by Kankaku Piero (Black Cover)

E não posso deixar de encerrar essa matéria com a estreia mais aguardada e polêmica do outono. Já taxado antes mesmo de estrear como "o novo battle shonnen meia boca da Shonen Jump" a animação baseada no mangá de Yuki Tabata é a promessa do estúdio Pierrot para a TV Tokyo.

Muitos já afirmam que Black Cover não apresenta nenhum novidade em relação a mangás recentes da revista da Editora Sueisha – entre eles Naruto e Bleach –  e também por ser muito parecido com a proposta narrativa das obras de Shiro Mashima (RAVE e Fairy Tail). O certo é que o mangá é um dos destaques da revista Weekly Shonen Jump e está rivalizando bem com outros como Shokugeki no Souma.

Eu preferi não acompanhar Black Cover justamente para não ter que me deparar com essas similaridades. Embora reconheça que nada NOVO e tão original pode aparecer tão rápido, eu tenho consciência que sempre tem um elemento ou outro que diferencia uma obra de outra e torna-a única.

Mas agora falando da música… Haruka Mirai é interpretada pela banda Kankaku Peiro, que é bem recente na cena musical japonesa (são de 2013). Com uma sonoridade muito conhecida pelos fãs de Asian Kung-Fu Generation, FLOW ou UVERworld a banda tem a chance de se aproveitar do sucesso de Black Cover para deslanchar de vez.

Confira o TV Size o MV de Haruka Mirai by Kankaku Peiro:

 

E essa é nossa lista! Espero que em 2018 possamos falar de mais animês e animesongs das temporadas aqui na nossa Otaku JukeBox.

Até a próxima e… Sayonara!