Otaku JukeBox na área!!!
 
Sim, como você já deve saber o assunto desta edição da Otaku JukeBox é a cantora pop japonesa Konomi Suzuki, bastante conhecida por muitos graças a animes como No Game no Life e o atualíssimo Re:Zero. Isso porque a moça vem se destacando no cenário das animesongs e esta coluna já se sente no direito de intitulá-la como a nova Rainha do Animesong. Esse é o começo de nossa série sobre as divas das animesongs!
 
Sucesso por meio de animesongs?
 
Bom antes de tudo tenho que explicar o porque de um destaque especial para essa artista aqui na Rádio J-Hero. Sabemos que o universo das animesongs é porta de entrada e de destaque para muitos astros ou propensos ao estrelato no cenário musical nipônico, principalmente no contexto do j-pop. Há quem não precise das animesongs para isso, mas é bem verdade que mesmo daqui do Brasil nós sabemos que quem faz sucesso é quem canta animesongs. Seja porque já é um grande talento e fica reconhecido a ponto de ganhar sua participação em um tema de anime, ou seja no sentido contrário quando se quer apresentar um novo talento.
 
Bandas como Asian Kung-Fu Generation, Flow, Abingdon Boys School etc. são exemplos de sucesso garantido e reconhecido por meio de animesongs. Não que tenha sido as animesongs que apresentaram esses grupos ao consumidor japonês, mas o mérito dado a eles em participar da trilha sonora de grandes animes é que fizeram elas crescerem e alcançar até voos fora do Japão.
 
Quando se trata do sucesso solo o caminho já não é tão fácil. As gravadoras optam por não dar tanto destaque para artistas solos em OSTs de animações por uma questão de propostas comercial. Solistas são muito mais propícios ao caminho do Idol do que bandas (mas isso não é uma máxima, há casos que fogema  regra). No meio das animesongs dois nomes podem ser sempre citados.
 
O primeiro é Hironobu Kageyama, eternamente lembrado pelos sucessos musicais da década de 90 no século passado com tokusatsus e animes como Saint Seiya e Dragon Ball Z. O outro nome é a cantora Yui. A moça conquistou legiões de fãs com seu estilo musical multifacetado que aborda desde a balada pop ao pop-rock mais instrumentalizado. Muitos fãs – e você também – foram marcados por animes como Full Metal Alchemist Brothehood e Bleach (citando esses dois grandes títulos) muito em particular pela presença da voz da moça em openings. Não estou certo? Yui começou cedo e fez sucesso, mas amadureceu. Isso acabou meio que afastando ela um pouco das animesongs. Carreira, estruturada, novos projetos, a necessidade da indústria em ter uma voz nova sempre… Tudo isso contribuiu. Mesmo assim, em 2016, ouvimos Yui novamente em uma animesong. O anime da vez foi Big Order, baseado no mangá homônimo e do mesmo autor de Mirai Nikki (onde Yui também foi interpréte de temas de abertura). A escolha foi muito por motivo de indetificação das duas obras, já que são do mesmo criador.
 
Yui foi por muito tempo considerada como uma diva das animesongs. Nos eventos não podia faltar uma música dela e tudo mais. Contudo os tempos são outros. As queridinhas do momento são Eir Aoi, LiSA e Konomi Suzuki. Falaremos de todas elas e de mais uma quarta cantora (Shiena Nishizawa) em outros textos. Agora o foco é Konomi Suzuki.
 
 
Konomi Suzuki?
 
Bem mais nova do que se imagina, Konomi Suzuki irá completar em 2016 seus 20 anos (nascida em 05 de novembro de 1996). Mesmo tão nova a jovem artista já tem um belo currículo e bons trabalhos lhe rendendo até mesmo um comentário por parte de alguns que já a denominam como "Rainha das Animesongs" destronando Yui.
 
Isso pode parecer exagero, mas tem toda uma trama que sustenta tal discurso. Konomi Suzuki foi apresentada a indústria fonográfica japonesa em 2011 ao vencer o Animax All-Japan Anisongs Grand Prix, premiação existente desde 2007 e que é responsável por lançar alguns novos nomes para o universo do J-Pop.
 
Konomi Suzuki vem sendo aproveitada desde então pela Media Factory – empresa a qual é filiada – em muitas animesongs todos os anos. Oito singles entre 2011-2015 sem contar os trabalhos deste ano. Ela já tem dois CDs de estúdio(17  e 18 – Colorful Gift) e ao que parece tem muita estrada pela frente. A cantora é natural de Osaka e é carinhosamente chamada por seus fãs apenas de Konomin.
 
Com mais de 15 canções presentes em temas de animes, Konomi Suzuki é uma estrela reluzente e sinônimo de sucesso para empresários e produtores. De voz forte e cheia de habilidades para falsetes e subidas de tons, Konomi Suzuki esbanja além da voz uma ótima interpretação no palco e domínio das letras que canta. Este redator, como fã, não vê a hora de alguém anunciar a presença dessa diva em solo brasileiro para nos presentear com seu talento. 
 
 
A diva e as animesongs…
 
Falamos o necessário sobre Konomi Suzuki. Agora vamos conferir todos os trabalhos dela em animesongs já apresentados para nós.
 
1. Choir Jail: com essa canção a moça debutou nas animesongs ao estrelar o tema de abertura de Dusk Maiden of Amnesia. A canção pertence ao seu primeiro single lançado em 25 de abril de 2012. Confira um vídeo de Konomi Suzuki em estúdio interpretando Choir Jail.

 

2. Days of Dash: ainda em 2012 a diva trouxe Days of Dash em seu segundo single e a primeira opening de Sakurasou no Pet na Kanojo. Essa é uma das canções de maior sucesso de Konomi Susuki e você confere em uma live muito legal.

 

3. Yume no Tsuzuki: no ano seguinte (2013) ela seguiu cantando temas para Sakurasou no Pet na Kanojo. Dessa vez com a segunda canção tema de abertura da animação e mais um single. Para relembrar fiquem com o clipe da abertura:

 

4. Watashi ga Motenai no wa Kangaetemo Omaera ga Warui!: essa canção é do quatro single da cantora (esse já sendo um single duplo) e a canção é o tema de abertura de Watamote (2013). Essa canção conta com a participação da banda Kiba of Akiba. Mais uma live genial encontrada na web para você!

 

5. Tears BREAKER: No mesmo single temos esta canção, que é usada na divulgação do OCG de Ange Vierge em 2013. Konomi Suzuki teria outro trabalho envolvendo essa franquia três anos depois, mais isso é mais à frente. Para você o PV do card gamer exibido na mídia japonesa.

 

6. AVENGE WORLD: presente no quinto single da diva, ainda em 2013, essa canção foi tema de abertura de Freezing Vibration. Mais um PV para TV. Dessa vez do single #05 com a canção AVENGE WORLD.

 

7. Sekai wa Kizu o Dakishimeru: a segunda faixa do single #05 é o tema de encerramento de Freezing Vibration. Faço um destaque! Embora pouco conhecido posso dizer que este anime é ousado. A faixa na integra.

 

8. This Game: A faixa que lançou em definitivo Konomi Suzuki para o mundo e o Brasil. isso porque foi o tema de abertura de No Game no Life, o mais brasileiro do animes. Não se tem muito o que dizer da canção só curtir. Essa também é a música do sexto single da diva.

 

9. Ginzen no Kaze: Esse é o sétimo slngle da cantora e ainda estamos em 2014. A canção é opening de Madan no Ou to Vanadis. BONUS: Além dessa faixa temos também Ryuusei Chinkonka uma canção especial do OST de Madan no Ou to Vanadis cantada especialmente por Konomi Suzuki para o episódio 10. Quem assistiu lembra! Para você somente Gizen no Kaze.

 

10. Absolute Soul: em 2015 Konomi Suzuki volta com as animesongs durante a Winter Season no anime Absolute Duo. A canção é uma das melhores depois de This Game, que este redator já ouvi na voz da cantora. Esse é seu sétimo síngle e o primeiro a ganhar um clipe completo!

 

11. Love me RAIL: como já tinha dito, em 2016 Konomi Suzuki volta a trabalhar na franquia Ange Vierge. Dessa vez com o tema de abertura da adaptação em anime do enredo do OCG. 

 

12. Beat of Heart: Antes dessa canção na Winter Season 2016 ela já tinha nos apresentado essa canção no anime Bubuki Buranki.

 

13. Redo: E no anime mais badalado de 2016 não poderia deixar de ter mais Konomi Suzuki. A primeira open de Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikastu. Do nosso undead Natsuki Subaru! Essa também ganhou clipe e é uma maravilha.

 

BÔNUS:
 
Never-end Tale: Em 2013 o cantor japonês Tatsuyuki Kobayashi venceu o mesmo concurso que Konomi Suzuki. Para receber com boas vindas o novo artista a Media Factory juntou ele com sua joia e apresentaram em Fairy Tail a canção Never-end Tale, uma das melhores da segunda fase do anime (todas são!). Só posso dizer que foi sucesso!
 

 

Endeless NOVA: essa faixa pertence ao anime Battle Spirits Saikyo Ginga (2013-2014) que foi exibido na internet e conta com algumas das vozes destaques da Media Factory em um grupo denominado AG7. É claro que Konomi Suzuki faz parte dele!

 

Bom essa foi nossa primeira matéria especial sobre as Divas das Animesongs. Para quem ainda não conhecia Konomi Suzuki essa foi a oportunidade. Agora aguardem as próximas.

Sayonara!