"Wanna be the biggest dreamer, zensokuryoku de! Mirai mo ima mo kake nukero! / Quero ser o maior de todos, o lendário sonhador! No presente no futuro indo aonde for!". É, ele coseguiu eu sei… É o que neste momento me arrisco a dizer sobre a triste perda que a Cultura Otaku e o J-Pop sofreram nesta semana: A morte do cantor Kouji Wada.

Com uma vida dedicada a música, e em especial ao anime Digimon, Kouji Wada consquistou muitos fãs não só no Japão como no mundo inteiro. É claro que o Brasil está nesta descrição, sendo um dos países que ele visitou por duas vezes. Quando preparava essa matéria (um tributo) selecionando o que mais poderia se caracterizar como homenagem ouvi canções maravilhosas de sua carreira como "Say Again!" e "For the Future", mas nada, nada mesmo, se compara ao seu legado nas OSTs da franquia Digimon.

Canções maravilhosas que marcaram a infância de muitos. Entre elas: a música que abriu essa matéria "The Biggest Dreamer" (openning de Digimon Tamers), "We Are Xros Heart!" (opening Digimon Xros), "Hirari" (openning nº 02 de Digimon Savers), "Fire!" (openning de Digimon Frontier)"Target ~Akai Shougeki" (opening de Digimon Adventure 02),  além das lendárias "Seven" e "Butterfly" (theme song/ending e openning de Digimon Adventure e Digimon Adventure Tri).

São muitas músicas e uma carreira dedicada a um projeto. para muitos artistas, ter seu nome ligado a um único projeto por tantos anos parece ser algo arriscado e que pode comprometer sua carreira, mas para Kouji Wada essa foi a coisa mais acertada que lhe aconteceu. Segundo depoimento do cantor de animesongs e membro da JAM Project, o brasileiro Ricardo Cruz (amigo e colega de trabalho), em uma rede social nesta semana, o japonês sempre sonhou em viajar o mundo cantando suas músicas. Digimon lhe proporcionou isso, e em dobro, pois ele com certeza angariou fãs nos dois mundos!

A amizade entre os dois era tanta, que por diversas vezes Kouji "virou a casaca" e cantou ao lado de Ricardo temas de outros animes. Em especial Saint Seiya.

Confira um desse muitos momentos, onde, em um evento, ele e o brasileiro cantam "Pegasus Fantasy":

 

A parceria tinha também canções inéditas como é o caso de "Sem Barreiras", trabalho que Kouji e Ricardo produziram juntos para o CD "Kazakami no Oka kara" da discografia de Wada lançado em 2010. A música é uma afirmação dos laços nipo-brasileiros no cenário musical, pois é cantada nos dois idiomas: japonês e português.

Ouça "Sem Barreiras":

 

Mas não tem como, a vida de Kouji Wada é parte importante de Digimon. Junto de AiM (Ai Maeda), Ayumi Miyazaki e toda a equipe de compositores contratados pela TOEI Animation ele não só criou um nome entre fãs de anime, como alcançou os mais distantes voos sendo nos anos 2000 um dos artistas japoneses como mais abertura para o Ocidente, feito antes muito dedidado apenas a Hironobu Kageyama. 

É por essa extrema ligação com digimon que apresento aqui algumas canções presentes na OST da franquia que tenho certeza que poucos conhecem.

Para começar, a canção "Kaze" que integra um dos OST do anime Digimon Tamers. Aqui trago a nova versão da música, que foi relançada um tempo depois no EP Re~Fly lançado ano passado sendo o útlimo trabalho da carreira de Kouji Wada. A canção é daquelas que marcavam a – até então  – vitória sobre o maldito câncer de faringe, que quase acabou com sua carreira.

Ouça "Kaze":

 

O mesmo vale para a próxima canção. "Day Break" – do OST de Digimon Frontier – é daquelas canções que quase pouco ouvimos. Ouso dizer que tem gente que nem a conhecia.

Ouça "Day Break":

 

Por falar em Digimon Frontier, Kouji Wada ainda teria mais duas músicas na OST além de "Fire!" e "Day Break". Seriam: "Innocent ~ Mujaki no mama de" (ending), "Haruka na Okirumono (feat. AiM)", e "An Endless Tale (feat. AiM)"que era uma parceria muito boa por sinal.

Ouça "Innocent ~Mujaki no mama de":

 

e "Haruka na Okirumono (feat. AiM)":

 

Assista também a uma apresentação da dupla Wada/AiM em "An Endless Tale":

 

Por falar em parceria, tem uma canção que é linda – lá do OST de Digimon Tamers – onde os nomes das canções de Digimon se reúnem para dar um show de interpretação. Estou falando de "3 Primary Colors", que você ouve abaixo:

 

A ligação de Kouji Wada e Digimon foi para além dos animes e invadiu o universo dos games. Em Digimon World 3 a canção "Miracle Maker (Spirit of adventure)" foi a contribuição desse grande nome das animesongs para os digi-fãs no mundo virtual. Ouça:

 

Bom, essa é nossa homenagem ao já saudoso Kouji Wada, "a borboleta imortal das animesongs" como já está sendo chamado em alguns sites e fóruns. Não tinha nenhuma intenção de falar de Digimon antes de setembro (quando sai o terceiro OVA de Digimon Adventure Tri), mas a Otaku JukeBox e a Rádio J-Hero não poderiam deixar passar a oportunidade de homenagem um ícone como Kouji Wada.

A Solid Vox, agência responsável pela carreira do cantor, anunciou junto da nota de pesar sobre a morte de Kouji Wada que está preparando um tributo de "despedida" para os fãs para o fim de abril, mas não divulgou data, local e outros detalhes. Vamos aguardar.

Só posso repetir o que disse no início deste texto: Ele conseguiu! Se tornou um Lendário Sonhador!

 

Sayonara!