(Melhor cena eo Digimon Adventure Tri – Determinação na minha concepção. Que me desculpem os digi-fãs )

 

 

Olá leitor da Otaku JukeBox! Fim de semana foi milagroso para todo mundo com o segundo OVA de Digimon Adventure Tri intitulado "Ketsui" (Determinação). Entre spoilers e cenas maravilhosas vimos que muita coisa ainda tem a ser explicada nos próximos OVAs. Já foi anunciado que o próximo – Confissão – será exibido no dia 23 de setembro de 2016 (porque tão longe assim!).

Seu amigo aqui acredita que esse "Confissão" será um momento de revelações (principalmente amorosas). Já estou em estado de OTP ship para Takeru e Hikari. Mas pelo que já foi compartilhado nas redes sociais Izumi é um dos destaques…

Ah, e quanto ao Leomon! Ele e Kuririn já podem disputar o "Trófeu de mais mortes em Animes"… E dessa vez foi pior. Morreu apaixonado… Enfim!

Como já havia feito em "Reunião" a coluna traz agora uma seleção musical especial sobre Digimon (confira a anterior aqui). E dessa vez é particularmente bem legal, pois ressusita uma das práticas mais amadas por este redator: o jukebox, que dá nome a coluna.

Encontramos um CD muito flopado (com a licença do Lunei ao usar o termo), mas que faz parte do universo dos monstros digitais. Conheçam agora o álbum "Digimon" lançado no Chile em 2000.

Com 14 faixas, sendo 8 canções temáticas, 2 remixes e 4 playbacks (karaokê), o arquivo fonográfico conta com a participação dos cantores chilenos Claudio Carrizo, Mariano Pavez, Daniela Aleuy, além de Cezar Franco e Marissa de Lille foi produzido e licenciado pela Warner Chile.

Uma curiosidade legal do CD é que as duas últimas faixas (13 e 14) são os temas originais da abertura da primeira temporada (Digimon Adventure) cantadas em toda os países hispânicos da América Latina e interpretadas por Cezar Franco e Marissa de Lille e remasterizadas pelo produtor musical Paco Castellanos.

Os outros três cantores que participam do CD são famosos no Chile por participarem de outros animes como dubladores e intérpretes de temas de abertura e encerramento, então vamos conhecer um pouco de cada um deles quando ouvimos as músicas.

(Capa do álbum Digimon lançado no Chile em 2000)

1.-Mariposa (Apertura) – Claudio Carrizo 

2.-Digievolución – Mariano Pavez 

3.-Digimon – Claudio Carrizo 

4.-El Poder Alcanzar – Mariano Pavez 

5.-No Te Detengas – Claudio Carrizo

6.-Deseo (Cierre) – Daniela Aleuy

7.-Mariposa (Apertura) Remix – Claudio Carrizo

8.-Deseo (Cierre) Remix – Daniela Aleuy

9.-Mariposa (Apertura) Karaoke – Pista

10.-Deseo (Cierre) Karaoke – Pista

11.-No Te Detengas Karaoke – Pista

12.-Digievolucion Karaoke – Pista

13.-Mariposa (Butterfly) (Apertura Original) – César Franco

14.-Deseo (I Wish) (Cierre Original) – Marissa De Lille

 

Inicialmente vamos falar do cantor-dublador Claudio Carrizo, que interpreta as canções das faixas 01, 03 e 05. Claudio Carrizo é um cantor, compositor e produtor nascido em 1975 em Santiago, capital do Chile. Como dublador trabalhou para a empresa Technoworks Ltda. (hoje denominada Hispanoamérica Dublagens) e interpretou temas de aberturas para diversos animes. Entre eles:

Tenchi Muyo! com a canção "El Universo de Tenchi" (Opening);

Kinnikuman com a Opening, Ending e a Canción del Verano;

e Gakky-oh Yamazaki com a Opening e a Ending;

Neste CD ele interpreta uma versão de ButterFly, a Mariposa, que é bem suave e segue muito bem a pegada da canção de Wada Kouji. Sem dúvida uma boa pedida para abrir o álbum.

Ouça Mariposa:

A outra canção dele no CD é a música-título Digimon. O Pop Latino do início dos anos 2000 está enxertado de forma massiva na pós-produção da faixa. A letra é simples também. Tem aquela pega de infância bem vivida e não é nada cansativa, além de um refrão sintético maneiro.

Ouça Digimon:

A terceira canção interpretada por Claudio Carrizo é No te Detengas. Essa é um pop romântico com aquela batida bem cara de novela mexicana juvenil (sim me lembra Rebelde…). A faixa é legal, mas parece um pouco "caída" para o universo de Digimon. A pior parte a inserção de um trecho da dublagem chilena de um episódio (como assim?!).

Ouça No te Detengas:

 

Vamos falar agora do cantor Mariano Pavez, que também é produtor e professor de Som & Produção Musical. Participou como músico em projetos como na versão espanhola do longa-metragem "Pokémon, o filme: Mewtwo contra-ataca" em espanhol.

Neste álbum interpreta as faixas 02 e 04. E particularmente falando, é o mais fraquinho entre os artistas do CD, embora ele seja um experiente músico no Chile sendo responsável pelo projeto musical de diversas bandas de rock.

Em Digievolución ele faz um rock com hip-hop meia boca com  uma letra fraca e um refrão que tinha tudo para dar certo, mas falhou. Só ouvindo.

Ouça Digievolución:

A outra canção interpretada por ele é El Poder Alcanzar. Essa já é bem mais legal e com uma introdução bem na pegada de do universo Digimon. Sua insistência com o hip-hop é que me irrita. Pode parecer coisa besta, mas não acho bonito o espanhol em versões rimados e rápidos, mas o refrão da música é maravilhoso. Ele ainda começa a falar o nome de cada digimon…

Ouça El Poder Alcanzar:

 

Agora vem uma Daniela Aleuy que literalmente me entristece ao interpretar de forma tão apática uma das canções mais legais do anime inteiro. I Wish de Ai Maeda vira Deseo em uma letra bonita, mas com interpretação genérica. O "Te amo!" no final da canção é horroroso.

Antes vamos conhecer o trabalho da moça com o mundo dos animes. Por mais incrível que pareça ela é referência em animesongs lá no Chile (pobres otakus chilenos) e participou de muitos títulos com sua voz. Nascida em Viña del Mar no Chile, em 1976, Daniela Paz Aleuy Young trabalhou na Techonoworks junto com Claudio Carrizo e Mariano Pavez.

Sua voz cantou os seguintes temas de anime:

Taihou Shichauso (You're under arrest) – Opening 2, Ending 1 e 2, Opening e Ending para o OVA, Opening e Ending para um Especial de TV e a Ending do longa-metragem;

Tenchi Muyo! – Opening 

Kinnikuman – Opening, Ending e a Canción del verano (com Claudio Carrizo)

Ranma 1/2 – Opening e Ending

Slayers – Opening e Ending

Inakappe Taichou (Hugo, el rey del Judo) – Opening

Slam Dunk – Opening (com Alvaro Véliz) e Ending

Ghost Sweeper Mikami – Opening e Ending

Pokémon – Opening (com Alvaro Véliz)

Dr. Slump – Opening e Ending

Mahou Tsukai Sally 2 – Opening e Ending

Blinky Bill – Opening e Ending (com  Alejandro Parada)

Denver – Opening (cantado em inglês com Alejandro Parada)

Bikkuriman – Opening e Ending (com Alejandro Parada)

Pokémon "The First Movie" – Pokémon Theme (com Alvaro Véliz)

Pokémon 2000 "The Power of One" – Pokémon World (com Alejandro Parada)

É, a cantora arrebenta no Chile quando se fala em animesongs, mas eu especialmente não gostei da participação dela no álbum "Digimon".

Ouça Deseo:

Bom, as faixas restantes como já falei são playbacks dessas mesmas canções e duas remasterizações das aberturas originais do anime nos demais países da América Latina. Esse CD é a prova de que não é só no Brasil que Digimon fez sucesso, mas a bem da verdade eu prefiro mesmo é ouvir a Angélica cantando "Digimon! Digitais! Digimons são Campões…" hahahaha.

Mais uma boa sobre a discografia de Digimon a Otaku JukeBox traz em Setembro. E já adianto: após o terceiro OVA o ano acaba para muita gente. Nesse caso que tal nos prepararmos com algumas canções de Natal?

Sayonara!