É amanhã! Feriado de Proclamação da República (15 de Novembro) um dos shows mais aguardados pelos otakus brasileiros que se possa imaginar em 2015! Asian Kung-Fu Genereation! AKFG! AKG! Ou como você queira chamar! Com a turnê Wonder Future, a animação vai ser no Carioca Club, em São Paulo, nessa que é a primeira vez da banda em solo tupiniquim. Você pode saber mais aqui.

A Otaku JukeBox volta as páginas do nosso site para animar os fãs de AKFG com um pouco de história da banda. Quem for ao show (estou com inveja!) e quem não for, mas como eu é super amante das canções do grupo, vai gostar de conferir o que fomos atrás para você!

Você sabia que quando Asian Kung-Fu Generation começou cantando canções em inglês? Pois é! Takashiro Yamada (baixo e vocal), Masafumi Gotõ (guitarra e vocal), Kensuke Kita (guitarra e vocal) e Kiyoshi Ijichi (bateria) começaram como um pequeno grupo de música do Clube de Música da Universidade de Yokohama, em 1996, compondo em lingua estrageira – inglês.

Resumidamente, o que se pode dizer desse incício é que: embora os meninos do AKFG tenham talento eles não tinham chances de conseguir sucesso no cenário pop nipônico com letras em outro idioma que não fosse o da terra natal. Ao lado de um artista da época – Caramelman (Puxa! Que nome!) – eles lançaram em 2000, já com quatro anos de estradas, o split-álbum "Caramelman and Asian Kung-Fu Generation" com cinco faixas sendo duas apenas instrumentais.

A Otaku JukeBox te oferta agora a possibilidade de curtir os primeiros trabalhos oficiais dos meninos!

FAIXA 01: S.E. (Sexy Eddy)

 

FAIXA 02: There is no Hope

 

FAIXA 03: Love

 

FAIXA 04: Ao no Uta

 

FAIXA 05: Baby Seep Tonight

 

O álbum, particularmente falando, é muito bom! Entretanto temos que admitir que não era motivo nenhum  para lançar uma banda de rock masculina no auge do mercado japonês. Nada feito! A primeira fagulha para o sucesso veio em 2001 com "Konayuki" a primeira canção em japonês composta e interpretada pelo grupo. Numa jogada arriscada eles mandaram cópias do single para diversas rádios na região de Yokohama e acabaram cativando um DJ, que gostou do som e passou a tocar ele, e outras mais da banda, em seu programa. Daí para frente veio o primeiro indício de sucesso e mais novos álbuns lançados.

Vamos curtir Konayuki:

Daí por diante tudo ficou mais iluminado após a banda, em 2002, assinar com  a Sony Music e no ano seguinte implacaram com "Haruka Kanata" – segundo tema de abertura do anime Naruto – que definitivamente colocou os garotos na lista dos grandes sucessos do j-music. Para os amantes de animesongs AKFG contribuiu mais três vezes com boas canções: sendo duas muito famosas também: Rewrite (Full Metal Alchemist) e After Dark (Bleach).

A outra animesong que leva a autoria da banda é "Maigo Inu to Ame no Beat" do anime The Tatamy Galaxy (Madhouse) em 2010. A canção traz um lado muito legal dos garotos do AKFG, que também manjam de uma sonoridade mais agradável e suave.

Confira a apresentação de Maigo Inu to Ame no Beat feita no Fuji Rock Festival 2010:

 

Outro trabalho da banda foi a canção "Solanin" que foi tema do filme homônimo (de produção nipônica e que não encontrei trechos para poder analisar também). 

Vamos conferir a sonoridade de Solanin:

Por fim quero encerrar esse momento AKFG no retorno da Otaku Jukebox com uma das atrações mais marcantes que esta banda já ofereceu a seu público. Em uma parceria com a Tokyo Ska Paradise Orchestra (em 2011) eles apresentam a canção "Wake Up". Com uma cadência já muito popular no j-pop e no j-rock, que mixa o tecno com o clássico, eles arrebentam com uma música que – como diz no nome – levanta qualquer um.

Confira a canção Wake Up da Tokyo Ska Paradise Orchestra feat Asian Kung-Fu Generation:

Agora se você quer curtir outros sucessos da banda basta ir no Carioca Club neste domingo (15)! A Rádio J-Hero e a Otaku JukeBox apoiam essa ideia!

Sayonara!