Yo mina! Otaku JukeBox de volta!

Esse que é o espaço onde você compartilha de experiências com a j-music e os demais movimentos da música oriental.

Como prometido, nesse mês de setembro nós estaremos apresentando três matérias sensacionais sobre "Cavaleiros do Zodíaco", já que o anime comemora 19 anos de sua primeira exibição no Brasil.

Para hoje trago a você um item que tenho certeza que nem todos sonham existir: O álbum Saint Seya Hits II – Under Any Kind of Star (1987).

Quando falamos de trilha sonora de uma produção audiovisual, imaginamos as canções de abertura e encerramento, as trilhas que identificam personagens, ações, sentimentos.

Esse é o pensamento genérico que desenvolvemos, mas Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco) ultrapassa essa ideia nos apresentando uma das trilhas sonoras mais ampla dos últimos tempos!

Como não posso vir aqui apresentar o álbum e ficar por isso mesmo, fiz minha "lição de casa" e trouxe uma pesquisa bem afiada para compartilhar com você. Confesso que sou super fã de CDZ, mas tem coisa aqui que eu nem conhecia.

Você sabe que CDZ tem fóruns e comunidades aos milhares espalhados pela internet, mas acredito que nunca ouviu falar em uma comunidade especializada em compartilhar e comentar as faixas da trilha sonora do anime. Ok,ok alguém vai dizer que conhece, contudo não estamos aqui dizendo que só eu sei de tudo.

Cavaleiros do Zodíaco conta com uma trilha sonora oficial com cinco álbuns (que os colecionadores denominam como "Hit Collection" ou as músicas cantadas) e 12 ost de instrumentais contendo as versões da TV e especiais.

Sem contar a trilha sonora não oficial com três ábuns de coleção: O brasileiro – Os Cavaleiros do Zodíaco (apresentado na edição passada da coluna); o francês – Les Chavaliers du Zodiaque; e o espanhol – Los Cabbaleiros del Zodíaco (que é a versão traduzida da álbum em português).

O álbum de hoje — o Saint Seiya Hits II – Under Any Kind of Star — faz parte do grupo dos cinco denominados Hits Collection. Esse CD foi gravado pela banda japonesa Make Up, a mesma banda que é internacionalmente conhecida pelos sucessos "Pegasus Fantasy", "Blu Forever" e "Nerver", músicas que compõe a trilha sonora de CDZ.

Com 10 faixas Saint Seiya Hits II é totalmente inusitado. Acho que inusitado é a palavra. Mesmo para os otakus mais antigos, o contato com a J-Music ainda é restrito as anime songs.

Muitos já ouviram Make Up graças as aberturas e encerramentos de CDZ, mas nesse álbum conhecemos o verdadeiro estilo musical dessa banda. Mas vamos ao que interessa!

Saint Seiya Hits II – Under Any Kind of Star
 

Overture

Diamond Dust

Golden Heart

Lullaby

Stop the Fate

Nebula Chain

You Are Phoenix

Dragon Blood

We're Fearless Warriors

Termination

Das dez faixas escolhi cinco para comentar. Espero que apreciem todas!

A primeira é: Diamond Dust, faixa de número 2 do CD. Quem reconhece essas palavras? Sim acertou quem lembrou do "Pó de Diamante!". Diamond Dust é uma faixa especial para o cavaleiro de Cisne, Hyoga.

A música conta sobre os sentimentos de Hyoga em relação à Natasha, sua mãe que morreu em um naufrágio no mar Ártico, Sibéria. Suave como a maioria das faixas, Diamond Dust é tranquilizante, além de uma ótima recordação dos momentos de aflição do guerreiro de Athena nos mares do Norte.

Make Up é uma banda dos anos 80, logo seu estilo musical tem referências de grande nomes do rock da época como A-Ha, U2, Scorpions, Tears for Fears, Guns & Roses, Led Zepelin etc. Um rock melôdico, mas se deixar de lado o agressivo proviniente das confluências dos instrumentos durante as melodias.

Curta aqui o som de Diamond Dust:



A próxima é: Lullaby, faixa de número 4 do CD. Essa música se faz presente no anime Saint Seiya. No episódio 30 – O Cosmo flamejante do Amor, onde Saori (Athena) e Seiya estão prestes a protagonizar o primeiro beijo do anime.

A música Lullaby entra em cena como o fundo musical. Lullaby é um termo antigo usado para definir as "canções de ninar"

Relembre a cena do episódio 30 – O Cosmo flamejante do Amor:



Ou ouça a versão integral de Lullaby:



As próximas músicas são: Nebula Chain (faixa 6); You are Fenix (faixa 7); e Dragon Blood (faixa 8).

Nebula Chain é a faixa especial dedicada a Shun de Andromêda. Seu título faz referência a técnica Corrente Nebulosa, primeiro estágio da poderosissima Tempestade Nebulosa que é a técnica máxima do cavaleiro de Andromêda.

Para mim é a melhor faixa do álbum (e eu não fã do Shun, meu preferido é o Hyoga!). Mas a forma como a música é apresentada traz aquela nostalgia de que você ligou o seu rádio de pilha e sintonizou em um programa de flashbacks.

É como se estivesse retornando ao passado do universo musical. Isso fora a letra aparentar ser interessante, já que não existem traduções das mesmas disponíveis, o que nos resta escutar o japonês e tentar uma tradução.

Fique agora com Nebula Chain:



You are Fenix e Dragon Blood estão entre as faixas menos memoráveis do CD. No entanto ambas são o que se pode chamar de o mais "punk" que o álbum nos reserva. Guitarras bem enlouquecidas com solos estilizados como os de muitas bandas da época.

A faixa You are Fenix, como pode se perceber, é dedicada a Ikki e sua apresentação rotineira de que "Eu sou a fênix que renasce das cinzas… blá, blá, blá". Já Dragon Blood refere-se aos martírios de Shiryu de Dragão como o caso da ressurreição das armaduras estão lembrados? Pois é vamos curtir elas.

Ouça agora You are Fenix:



E também Dragon Blood:



Muito bem pessoal, essa foi nossa segunda matéria especial sobre as músicas do universo de CDZ. Só por motivo de curiosidade, fica aqui as informações: Make Up também interpretou o CD Saint Seiya Hits I (1986).

Dez anos depois de seu primeiro disco ligado a série eles lançaram o álbum Saint Seiya 1996 Song Collection – Hit Melody com faixas novas e as clássicas "Blue Forever" e "Pegasus Fantasy". Ambos do grupo dos Hits Collection.

Completando os cinco cds temos Saint Seiya hits III – Boys Be (1988) pela banda Broadway, e o álbum Meiou Hades-hen Special Album (2008) com trilhas dedicadas à fase contra Hades com vários intérpretes.

Se gostou das músicas fique atento, porque a J-Hero pode estar tocando-as de novo. Para a próxima semana, encerrando a série de matérias especiais sobre as músicas de CDZ um rank especial com as aberturas e encerramentos do anime. 

Valeu galera até a próxima e… Sayonara!