Yo Minna! A Otaku JukeBox está de volta trazendo hoje um álbum bem legal para vocês!

Quem nunca ouviu falar em UVERworld? E seu eu disser: Bleach 2ª temporada "D-tecnolife"? Pois é gente boa, é isso mesmo! Hoje nós vamos falar desses carinhas que tem um estilo excêntrico, no que se trata de j-music, e que são cheios de atrativos em seus trabalhos.

Para comerçarmos vamos para uma rápida ficha técnica da banda.

NOME: UVERworld (mas quando começou já foi chamada de Sound Goku Road, porpularmente conhecida no Japão por Sangoku Road);

INTEGRANTES: A banda, atualmente, conta com cinco membros e um mascote, mas já chegou a contar com mais dois durante os primeiros anos de carreira. O saxofonista Seika e Hito (vocal e rap) foram os dois membros a abandonar a formação.

Hoje esta conta com: TAKUYA (vocal e programador), Katsuya (guitarra de base, teclados, vocais de rap), Akira (guitarra solo, programador, backing vocal), Nobuto (baixo), Shintarou (bateria e percussão) e UVERchan (mascote da banda);

DISCOGRAFIA: 7 álbuns e 22 EPs já lançados.

Como pudemos ver os membros de UVERworld acumulam funções com as quais algumas pessoas não estão familiarizadas no universo do rock. Rap e programação musical são elementos presentes no hip-hop e na música eletrônica.

Isso porque os garotos dessa banda adoram usar desses "mistérios" para produzir suas músicas. Prova de que isso dá certo é a grande discografia acumulada em quase oito anos de carreira. E o extenso curriculo de participações em trilhas de animes, jogos, dramas japoneses, programas de TV e comerciais.

Mas como o nosso objetivo é outro… Pois bem a Otaku JukeBox trás hoje um dos trabalhos dessa galerinha que representa um pouco o trabalho deles. Lançado em 2011, o álbum LIFE 6 SENSE é o sexto álbum do grupo.

Gravado pela gr8! Records (afiliada da Sony Music Records) é o resultado de um amadurecimento profissional de UVERWorld, que já era sinônimo de sucesso, boa música e bastante destaque entre os grupos de j-rock/pop na "terra do sol nascente".

Infelizmente não podemos reproduzir o álbum todo aqui (não esqueçam dos direitos autorais!), no entanto trago para vocês cinco faixas que selecionei dentre as doze que compõe o CD. Tenho certeza de que irão gostar.

A primeira é  "CORE PRIDE" (Coração Orgulhoso) música que já havia sido lançada no single CORE PRIDE (EP de número 19 da banda). Essa é a faixa de abertura do álbum e a minha preferida. Quem foi rápido e já associou deve se lembrar que "CORE PRIDE" foi a primeira trilha de abertura do anime Ao no Exorcist.

Essa música é a pura expressão de que o j-rock é capaz. A letra rimada devida ao rap, ganha com os pequenos solos do sax e a agitação proveniente da harmonia da banda.

Ouça "CORE PRIDE" e veja se não estou certo:



Por conveniência a segunda que escolhi também é a segunda do álbum. "Itsuka kanarasu Shinu Koto o Wasureruna" [いつか必ず死ぬことを忘れるな] (que traduzido seria: Não se esqueça de morrer um dia) é uma música super agitada com um ritmo, que se pode dizer, comum a muitas outras bandas de j-rock e ou j-pop. A letra passa uma mensagem bacana e cheia de reflexões.

Curta "Itsuka kanarasu Shinu Koto o Wasureruna":


 

A nossa terceira música é a quarta faixa do álbum. Essa é bem legal. Se há nas músicas dessa banda algo que possamos chamar de "estilo UVER" isso está presente em "Ace of Ace" (algo como Ás de Ases).

O que pretendo chamder de "estilo UVER" é essa união rock-rap que produz letras divertidas e arranjos bem trabalhados. A faixa "Ace of Ace" pode ser considerada um chiclete, pois quem ouve mesmo que seja uma vez, fica com o refrão na cabeça repetindo toda hora "Ace of Ace, Ace of Ace…"

Diga aí se não é verdade. Ouça "Ace of Ace":



 A próxima é "Kuoria" [ クオリア] (Qualia). Kuoria é aquilo que podemos chamar de amostra das qualidades de um grupo de j-rock. Você pode estar pensando: "UVERworld é como qualquer outro grupo que já ouvi". Não se precipite. Todo grupo musical,por mais que sejam do mesmo gênero, tem suas particularidades.E UVERworld não é diferente.

Para um álbum cheio de j-rock agitado/espontâneo, o grupo achou espaço para uma música como Kuoria, que é o exemplo de que esse caras tem escola e bagagem nas costas e sabem muito bem ir desde um frenesi do público, a uma aconchegante melodia romântica.

O nome dessa música é interessante, pois se refere a um termo filósofico que define as qualidades subjetivas de experiências mentais conscientes. Algo que tem haver com nossa percepção de definição de sentimentos e reações. De posse disso UVERworld trás uma letra romântica naquele formato declaração.

Para os apaixonados, UVERworld e Otaku Jukebox oferecem Kuoria:



A última que trago é "Muutsu no Kaze" [6つの風 ] (Seis do Vento). A música é a nona faixa do CD, e já tem aquela cara de fim de festa. É uma música boa, mas não é a melhor.

Escolhi ela pelo simples fato de poder apresentar o uso da música eletrônica na formação da melodia. A música trabalha muito com as vozes alteradas e mixagens. A letra é muito vaga, mas ainda assim tem um sentido.

Ouça "Muttsu no Kaze" e se você gostar é só comentar depois:



Bom pessoal a Otaku JukeBox vai chegando ao final. Espero que tenham aprovado a escolha de hoje. Se você já é fã de UVERworld, meus parabéns! Se não, fica a dica de uma banda com pegada e uma carreira promissora para animar sua playlist ou um evento que organize! Até a próxima e…

SAYONARA!