Olá olá, seres amorosos, que devem estar agarradinhos com os seus amados, afinal é dia dos namorados! Ou talvez não, como é o meu caso, mas não fiquem tristes, o importante é amar, nem que seja a si mesmo (rs) ou a um anime.

E a obra de hoje é realmente apaixonante, portanto: conheçam a doçura de Honey & Clover, porque não é só de chocolate que se vive o dia dos namorados.

Introdução

HachiKuro é um mangá josei da mangaká Chiko Umino, foi lançado pela Shueisha e aqui no Brasil pela Panini (queria tanto este mangá), ao total são 10 volumes, cerca de 64 capítulos.

A franquia também possui duas temporadas de adaptação para anime, ao total são 38 episódios, 2 ovas, um filme live-action e alguns doramas. Resumindo, a autora realmente conseguiu a fórmula para o sucesso.

A história se passa durante os anos de faculdade de cinco jovens, todos eles estudam junto em uma faculdade somente de Artes, cada um com a sua especialidade, e vivem o cotidiano entre conflitos de amizade, romance, e decisões como o futuro, profissão e trabalho. Além do básico de todo estudante que mora sozinho: não ter dinheiro nem pra tomar banho!

Estamos acostumados com uma abordagem mais descontraída neste tipo de tema, mas não se engane, apesar dos momentos de comédia latentes no anime, todos os assuntos retratados são bem aprofundados.

Desenrolando…

Inicialmente somos apresentados a Takemoto Yuuta, Mayama Takumi e Morita Shinobu, três garotos que vivem no mesmo prédio decaído e velho, pertinho da faculdade, mas sem nenhuma estrutura.

A vida começa a mudar a mudar, quando o professor deles, Hanamoto Shuuji, apresenta a filha de seu primo, Hanamoto Hagumi, que começará na faculdade no próximo semestre. Hagu-chan é uma garota loira, pequena e angelical, parecendo uma criança, extremamente tímida e rapidamente já chama a atenção dos rapazes.

E o maior ponto, Hagu-chan possui uma alta sensibilidade, sendo considerada uma gênia da arte, o que faz seus professores e adultos em geral, terem muito esperança de que ela se torne uma pintora consagrada.

Hagu-chan sente-se muito intimidada quando os conheço, quase não falando nos primeiros episódios, mas rapidamente faz amizade com outra garota, Yamada Ayumi, também da faculdade. É estes 5 jovens que acompanhamos durante anos, participando de suas desventuras.

Para entender um pouco mais este complexo pentágono amoroso, falarei um pouco da personalidade de cada personagem:

Takemoto: é um rapaz comum sem muita ambição ou desejo, mora sozinho na república e se sente cativado pelo jeito inspirador de Hagu-chan, tentando aproximar da garota e entendê-la. Logo Takemoto se apaixona por Hagu-chan;

Shinobu: ele está dois anos à frente de Hagu-chan, é considero um gênio por seu talento em várias artes, ele é realmente incrível, o que se dispõe a fazer, faz muito bem, todavia é irresponsável e nunca se forma porque está sempre reprovando por baixa frequência. Ele some vários dias, normalmente fazendo trabalho misteriosos, voltando sempre cheio de dinheiro. Apesar disso, está sempre mendigando e ninguém sabe o que faz com o que recebe.

Shinobu é o meu personagem favorito e mesmo que não sendo tão claro quanto Takemoto, percebemos que ele se apaixona por Hagu-chan também. Ele está provocando Hagu e usando a beleza da garota para conseguir alguma grana, deixando o anime muito hilário.

Hagu-chan: Mas e Hagumi, se ambos gostam dela, de quem ela gosta? Hagu-chan não é uma garota como normalmente vemos, ela não está interessada em amor, a verdade é que ela não entende muito bem o que é amor, é como uma criança descobrindo tudo pela primeira vez.

Ela pinta tudo, e me refiro a vida também, de uma maneira diferente do comum, é realmente uma talentosa garota que acompanha tudo isolada dos outros. E somente no decorrer do anime que começa a nutrir sentimentos por um dos rapazes, porém é amor?

A partir disso já temos 3 pontas, e as outras duas?

Mayama: o estudante é um ano mais velho que Takemoto, muito centrado, sério e responsável, ele é o elo de ligação do grupo, ele mantém tudo dentro de si e costuma não exteriorizar o que sente. Apesar disso ele é conhecido por não dar muita atenção as garotas, o que causa antipatia de Yamada Ayumi.

Mayama, na verdade, é sinceramente apaixonado por outra mulher mais velha, e mesmo sendo não correspondido, não se importa em continuar ajudando-a e sendo o seu auxiliar em projetos (eles trabalham juntos).

Yamada: a garota, especialista em esculturas de cerâmica, sempre acaba entrando em discussão com Mayama, no início se entende que apenas não se dão bem, o que seria o normal, certo?

Todavia, como nada é simples nesta vida, os sentimentos de Yamada são esclarecidos e vemos que é outro amor não-correspondido, mas com a certeza de que não terá final feliz. Vemos a dama de ferro se esfarelar para dar lugar a uma garota com o coração machucado e cheio de sofrimento. Pois desistir de quem se ama não é fácil.

(Não está sendo fácil)

Opinião Final

Honey & Clover possui toda uma lista de motivos extensa de porque trata-se de um anime excelente, em minha opinião, destaco os seguintes pontos: História envolvente com personagens bem aprofundados, amadurecimento e todo um contexto real que faz com que o leitor sinta-se próximo a história.

Você consegue se imaginar no lugar de qualquer um personagem, aquilo é possível, o telespectador poderia ser qualquer um deles, menos o Shinobu, porque como o Shinobu não há ninguém.

A trilha sonora é estupenda, eu não sou ligada em Original Sound Track, confesso, porém apaixonei-me de imediato pelas músicas que tocam durante o anime, neste momento estou ouvindo-as, porque elas realmente transmitem os sentimentos do anime, você as ouve e vê as cenas em sua mente. E quando isso acontece, é porque a decisão foi muito bem feita, e eles casam perfeitamente.

Outro ponto é o clímax, talvez este seja o maior spoiler que eu poderia dar, porém a surpresa está no modo como a história termina e foi o que realmente me fez amá-lo.

Em uma pegada semelhante a Usagi Drop, ele finaliza de uma maneira que jamais imaginaria, com cada um seguindo caminhos inesperados, mostrando que não só na vida real, mas também no anime, a vida segue de um jeito nunca esperamos.

Caso você esteja procurando um anime josei ou slice-of-life, este é o seu próximo anime da lista, Honey & Clover tem a essência necessária para conquistar o coração dos otakus de plantão.

Espero que aproveitem a dica, olhem o anime, e é claro, venham aqui comentar e curtir, porque a sua participação é tipo Chocolate no dia dos Namorados, todo mundo quer!

Abaixo você confere um poeminha que eu fiz para os personagens Hagumi e Shinobu:

Honey & Clover (por Musa-sama)

O que se passa em sua mente?

Será que um dia a entenderei?

Ingênua e bela força,

Quero lhe amar.

 

Meu doce mel, onde está?

Pareço morrer a lhe esperar,

Preciso de você,

O seu sorriso faz tudo iluminar.

 

Como você enxerga este céu?

É do mesmo modo que eu?

Quero estar ao seu lado…

Sozinha… Você não mais está!

 

Flores da sorte,

Uma fada segurando um trevo,

Trouxe-me felicidade ao meu âmago.

Quanto tempo ficará?

 

Quero lhe alcançar,

A felicidade em cada motivo lhe dar.

Vou lhe procurar,

E se achar, com uma bela flor vou lhe enfeitar.

 

Fada que embalou meu coração,

Nada pode me afastar do seu olhar.

Brilho que me faz perder a noção.

Por você este sentimento para sempre vai perdurar.

Feliz Dia dos Namorados!