Olá pessoal, final de semana chegou ao som de uma ótima Maratona J-Hero e é o primeiro fim de semana sem o Anime Friends. Já estão com saudades? Eu estou!

É por isso que trago para vocês um resumo geral do que aconteceu de bom nesta super-edição deste, que é o maior e melhor evento de cultura oriental na América Latina, o Anime Friends. Impossível não se apaixonar!

Primeiramente devo dizer que foi a primeira vez que estive no evento e a segunda vez que fui a qualquer evento otaku, mas é claro que comparar é inútil, porque as dimensões são totalmente diferentes. Agradeço a Yamato que aceitou a nossa inscrição como Imprensa e nos deu essa oportunidade de conhecer o evento e muitos ouvintes lindos e maravilhosos.

Se você não sabe, a edição deste ano aconteceu nos dias 10,11,12,17,18 e 19 de Julho no Campo de Marte em São Paulo e contou com estandes de produtos, palestrantes especiais, muitas novidades por parte das editoras, além de atrações internacionais.

Como marinheira de primeira viagem, vinda diretamente de terras gaúchas, foi tudo ótimo, extremamente cansativo, e foi impossível não notar a diferença entre o último dia com os demais.

Para quem foi apenas no dia 19 de Julho e estava procurando uma oportunidade de comprar alguns produtos ou desfrutar de outras atrações, com certeza foi no dia errado, porque era impossível trafegar livremente sem enfrentar filas, eram filas pra entrar, fila pra comprar, fila pra comer. Infelizmente este não é um problema facilmente solucionável, só demonstra o sucesso do AF e a Yamato ainda vai precisar de muito jogo de cintura para conseguir resolvê-lo.

Os outros dias já não tiveram esta multidão de sardinhas enlatadas e para quem procurou aproveitar e comprar foi o melhor, estive nos últimos dois dias e para mim o dia 18 foi o melhor, pois consegui visitar todos os estandes, salas e aproveitar muito mais o show do Home Made Kazoku do que o show do FLOW no dia 19, mas sou suspeita em falar das bandas, porque sou apaixonada pela primeira atração.

Em parte essa grande aglomeração se deve muito mais pela tradição que se criou de ir ao último dia de evento é melhor, porque a melhor atração estará lá. A Yamato já está mostrando que isso não é verdade, tal a qualidade das atrações que não foram nem um pouco inferiores  ao que foi apresentado no último dia.

Outro ponto negativo que também deve ser citado é a capacidade brasileira de conseguir jogar lixo e quebrar regras como se fosse algo simples.

Muita gente fumando dentro do evento, além disso foi disponibilizada uma boa quantidade de responsáveis pela limpeza no evento, porém isso não justifica que os otakus, os quais dizem admirar tanto a cultura japonesa, não consigam se inspirar nos japoneses e levar algumas regras básicas de etiqueta para a sua própria vida.

Notei muito lixo acumulado próximo às áreas de grande concentração, se cada um levasse uma sacolinha e colocasse o seu lixo não doeria em ninguém e facilitaria para outra pessoa que quisesse usar o espaço após você.

Então maior consciência galera, a mão não cai ao ser educado, ela até pode receber um cumprimento!

A equipe da J-hero que esteve no evento se uniu para dar o seu parecer geral do evento.

A nota do evento foi Quatro, no qual 66,7% o consideraram bom, e 33,3% deram a nota máxima (nota 5) para o evento, considerando que foi ótimo.

Entre os pontos positivos citados esteve a organização do K-Pop Chalenge Cover que foi super divertida e bem preparada, os shows do Cross Gene, FLOW e Home Made Kazoku, porém a hotzone devia ter sido aberta mais cedo. A Staff da Yamato também foi ótima, mas acho que faltou um pouco de comunicação entre eles, pois havia divergência entre as informações.

A sala do Magic no qual os estandistas arrumavam espaço para os visitantes jogarem, ensinavam os novatos no jogo e ainda lhes davam um deck de presente, além de terem muitas promoções para compras de cartas, campeonatos e outras atrações por lá.

O Anime Friends melhorou muito de uns anos pra cá com a implantação dos banheiros de contêiner, os stands mudam todo ano de lugar, mas até agora acho que ainda não acertaram no espaço para o tráfego de público no último dia.

Tivemos um membro perdidão da J-Hero que perdeu um objeto duas vezes, porém conseguiu encontrar e foi muito bem atendido no Achados e Perdidos, os responsáveis do setor estão de parabéns pela atenção demonstrada.

Já na parte negativa estão os pontos já citados anteriormente, filas e muita aglomeração no dia 19, pessoas fumando dentro do evento, o preço dos produtos e ingressos que ficou um pouco salgado e a praça de alimentação que estava lotada e com poucas opções, e no geral muito caras (17 reais um pratinho de yakissoba) ou muito ruins (massa por 8 reais, mas sem recheio, com molho frio e etc.), as que se destacaram como saborosas e com preço justo foram o pastel, os cones de coxinhas e as pizzas.

Para o tamanho do evento e tempo que passamos dentro do local, o número de tomadas destinadas para o carregamento de celulares foi muito pouco, e é algo a ser revisto para o próximo ano.

O que esperamos para a próxima edição do Anime Friends?

Esperamos que chamem novos grupos para estarem fazendo show e mais atrações orientais como dubladores e atores, sejam com shows de novas bandas ou então artistas que ainda não foram mostrados para o público ocidental e é claro que tragam também atrações nacionais que também devem ser valorizadas.

Uma melhora na infraestrutura e nos preços praticados pela praça de alimentação também são bem vindos.  Esperamos também que vendam menos ingressos para o último dia, ou busquem outra solução para a quantidade de pessoas neste dia, pois um evento aglomerado não traz nenhuma qualidade e só prejudica a visão de como o Anime Friends é visto.

Voltando as atrações do AF, as editoras trouxeram também muita coisa para deixar os fãs de mangás ávidos por mais e esperançosos com as novas apostas. Para a felicidade dos fãs de shoujo foi anunciado Lovely Complex e Orange (JBC). Arakawa Under the Bridge (Panini) foi a aposta para os mangás de comédia e para os shounen’s fãs temos Akame ga Kill também pela Panini.

Confira tudo que foi anunciado abaixo:

Light Novel de Fate/zero – NewPOP

Gagoze – NewPOP (Seinen)

Category: Freaks – NewPOP (Seinen)

Kamisama Onegai – NewPOP (Yaoi)

Café Kichijoji – NewPOP (Shoujo)

Pandora Hearts – Panini (Shounen)

Lovely Complex – Panini (Shoujo)

Akame ga Kill – Panini (Shounen)

RustBlaster – Panini (Shounen)

Orange – JBC (Shoujo/Seinen)

Ultraman – JBC (Tokusatsu/Shounen)

Os mangás não foram às únicas emoções de quem foi para o evento, para completar o quadro de emoções, os cosplayers capricharam e derreteram muitos corações com roupas caprichosas e interpretações ótimas  de seus personagens favoritos.

Confira algumas fotos do evento, desses lindos cosplays e até o Ressaca Friends galera!

Se você for cosplayer e estiver em alguma dessas fotos, nos informe para darmos os devidos créditos ao seu trabalho.