Bom dia, boa tarde, boa noite! Esta matéria está uns… 7 dias atrasada, mas finalmente chegou. Não foi por preguiça não, foi pra vocês entrarem no ritmo da rebeldia que é o anime e mangá Gokusen. (Mentira, foi preguiça mesmo.)

Enfim… A matéria de hoje surgiu quando estava procurando um anime pra escrever, mas não podia ser qualquer um, afinal o Open your Mind não aceita qualquer um.

1º – Tem que ser antigo;

2º – Tem que ser desconhecido;

3º – Eu tenho que gostar (o mais difícil);

Gokusen preenche todos os requisitos, um Josei lançado pela Shueisha em 2000, ganhou um anime pela MadHouse em 2004 com 13 episódios, além de vários live-actions, para a felicidade dos fãs. Dá pra se dizer que é bem conhecido na terra do sol nascente, então por que não espalhá-lo por aqui também?

Introdução

Yamaguchi Kumiko é uma jovem de 23 anos recém saída da faculdade, o sonho dela é ser professora, algo que toda a sua família apoia, o único problema é: Kumiko é neta herdeira da Yakuza, seus pais morreram jovens e ela foi criada pelo avô que é o chefe do grupo Ooedo, vivendo na casa principal da família.

Obviamente, se a escola que ela for trabalhar, descobrir os antecedentes familiares de Kumiko, acabaria sendo demitida, então, quando ela é contratada pela Shirokin High School esconde a sua identidade e se faz passar por uma professora novata, boba e distraída, o que ela também é.

Uma ótima vida como professora em uma escola considerada a pior das piores, onde os alunos são todos delinquentes que só sabem brigar e abusar dos professores. É possível a Kumiko controlar esses pequenos monstros sem revelar a sua identidade ou espancá-los?

Desenrolando…

Kumiko torna-se Tanin (professor responsável) da turma do colegial 2-4, e o primeiro a desconfiar da nossa neta yakuza é Sawada Shin, um estudante de cabelos vermelhos que possui a maior influência da turma.

Ele passa a perseguir Kumiko para descobrir quem ela realmente é, plantando armadilhas para fazer ela lutar com ele. O motivo? Ele quer “ver”, porque ela parece interessante.

Kumiko em vários momentos se empolga e esquece a sua posição como professora, usando gírias da yakuza, correndo de policiais quando os vê, incentivando as brigas entre os alunos, e falando como um “homem” deve agir. Tendo uma ideia engraçada e séria sobre o que é ser realmente forte.

Para ela, o homem ideal é o seu idolatrado Shinohara Tomoya, um jovem advogado responsável por tirar o grupo Kurada das encrencas (para o pesadelo do pobre Shin).

Yankumi, como é chamada pelos alunos, sempre demonstra o quanto se importa com eles, não suportando quando são chamados de lixo ou quando são taxados de ladrão.  Ela é “aquele” professor que não coloca a mão na cabeça do aluno, mas também não o agride moralmente por não ser mais esperto que os outros, para ela, existem coisas mais importantes do que o estudo.

Conforme Shin fica mais desconfiado de quem Yankumi pode ser, mais ele e seus amigos vão se envolvendo em confusões promovidas pela Yakuza e outros grupos rivais, envolvendo drogas, roubos, etc. Com Yankumi sempre salvando a pele deles ou eles a dela.

Diferenças entre Anime e Mangá – Spoiler Zone

Normalmente eu não leio mangás de animes que já vi, pois odeio efetuar esta comparação, porém o final de Gokusen me deixou com água na boca e eu precisava ver a continuação, principalmente porque disseram que iniciava um romance entre Shin e Yankumi.

Porém o que realmente me chamou a atenção foi a DISCREPANTE diferença entre o anime e o mangá,devido a provável censura de tratar o cotidiano de delinquentes, eles fizeram algumas mudanças bem claras, além de uma mistura no roteiro e nas partes da história.

Roteiro vai-e-vem: Algumas partes que acontecem no início do mangá, foram colocados no final, foi um pega aqui, coloca lá.

Ex: Temos um festival cultural, que foi colocado após várias outras histórias, mas que no mangá acontece logo no início.

Resumindo: o anime foi um recorte muito louco do mangá, como se tivessem pego vários capítulos e feito uma arte cubista. Considere como duas obras totalmente separadas e não tente encontrar semelhanças, pois só verá as diferenças.

O cachorro Fuji: é o cachorro da Yankumi, no mangá ele só aparece raramente e não fala, o que é uma pena. No anime ele é um personagem “introdutório”, trazendo humor para a história, sempre ao lado de Yankumi, tentando salvar a sua Ojou-sama.

Foi um dos meus personagens favoritos do anime e realmente fez toda a diferença. O anime é muito mais fantasioso e em clima de comédia, devido ao Fuji, e como ele não aparece no mangá como personagem ativo, as partes que ele está inserido são totalmente diferentes na obra original, o que não é lá muito importante, porque ele é ótimo igual! Viva ao Fuji!

Nekomata e os broches: Uma coisa meio obvia que a censura fez foi trocar o caso da venda de droga do grupo yakuza Nekomata por um caso de chantagem e extorsão. Para não mostrar algo “prejudicial”, eles mudaram o enredo no qual o grupo vende segurança, onde quem não comprar um broche em forma de gato da felicidade apanhará na rua, mas no original é droga mesmo.

O cigarro do mal: O cigarro é o principal inimigo da censura, seja tirar o cigarro do Gokudera de Katekyo Hitman Reborn! Ou fazer o Sanji de One Piece chupar pirulito, as produções de anime sempre dão um jeito de tirar o vilão de cena. e no caso de Gokusen não é diferente, todos os estudantes fumam e vão até o telhado para fumar, a professora Fujiyama também fuma, e no anime você não verá isso.

O surto de Yankumi: Uma coisa que eu não gostei na adaptação do anime foi a saída de Yankumi da escola, nesta cena ela dá um surto e age com arrogância com os alunos, batendo em todos eles pra que eles não a sigam e não tentem impedir ela de ir embora.

Ela faz isso para proteger a escola, porém isso descaracterizou totalmente a personagem, Kumiko nunca bateria em seus alunos, ela não é esse tipo de garota, ela nunca usaria força contra alguém mais fraco por motivos fúteis, quando se entra em uma batalha é com intenção de matar, por que ela faria isso com os seus próprios alunos os quais ama como se fossem filhos? Acho que o diretor faltou na aula de interpretação de personagem quando criou essa idiotice.

Opinião Final

Gokusen é uma ótima história, seguindo os moldes de Great Teacher Onizuka, no qual o professor “rebelde” ajuda os alunos a serem melhores e os defende daquele tipo de professor que pensa de maneira elitizada e os trata de forma humilhante.

O anime foi uma grata surpresa em minhas andanças pelo Anitube a procura de algo decente e fiquei feliz de ver que ainda há ótimos animes antigos do tipo que aprecio.

Yankumi é uma personagem desligada, mas que cresce de maneira interessante, ela é um pouco “overpower”, mas vários personagens são, então não tem do que reclamar. Durante o desenvolvimento da história, é bonito ver como os personagens se apegam a ela e como de um jeito maluco ela sempre tenta dar o seu melhor para ajudar a todos.

Shin acaba “cativado” por essa aura de Kumiko, apaixonando-se pela mesma, porém não é um mangá de romance, então ele até tenta fazer ela reparar nela, porém ela só o vê como um aluno.

Espero que no futuro ela abra os olhos, e se abrir fico pensando como pode haver um desenvolvimento entre eles, visto que Shin é filho de policial e ela neta da Yakuza, o que torna a relação bem difícil. Quer mais detalhes? Só vendo e lendo pra saber!

A Open your Mind fica por aqui, espero que tenham gostado, comentem, deixem a sua opinião, sério, pois ela é muito importante para nós e nos incentiva a escrever muito mais.

Abaixo a abertura do anime: