Bem vindos ao Open your Mind dessa semana! Sim você não entrou no lugar errado, nessa matéria não estaremos falando de romances fofinhos, animes aterrorizantes ou cheios de adrenalina. A obra dessa semana tem as suas particularidades que o fazem ser maravilhoso e infelizmente desconhecido. Estaremos adentrando no Mundo dos Esportes, onde o Beisebol é o nosso foco, sejam bem vindos a Moshidora, o anime dessa semana!


O nome completo do anime é Moshi Kōkō Yakyū no Joshi Manager ga Drucker no "Management" o Yondara (E se uma gestora colegial de um clube de beisebol lê-se “Gestão” de Drucker?), o título da obra já deixa bem claro o que nos espera, o que se esperar de um anime que se baseia em uma obra do pai da administração moderna?


Tendo 10 episódios, Moshidora é baseado no light novel homônimo escrito por Natsumi Iwasaki e ilustrado por Yukiusagi e Banboo que teve seu lançamento no final de 2009 pela Diamondosha. A light novel vendeu mais de 2 milhões de exemplares apenas em 2010 e esteve por semanas consecutivas na lista de Best Sellers do Japão.


O anime que acompanha o grande sucesso do livro foi produzido pelo estúdio Production IG e dirigido por Hamama Takayuki teve seu lançamento em 2011.
 


Introdução
 

A história de Moshidora se baseia na amizade de Yuuki Miyata e Minami Kawashima, amigas de infância que sempre estiveram juntas, porém Yuuki tem a saúde frágil e acaba por ser internada, tentando animar a amiga Minami decide subsituir ela como gestora no clube de Beisebol do colégio. Só tem um problema, ela não sabe nada sobre gerir um clube de colégio!
 

O que Minami faz? Em busca de uma solução para ajudar o caótico time ela vai até uma livraria e busca livros sobre Gestão, mas por engano compra um livro de gestão empresarial de Peter Drucker chamado “Gestão”. E agora?
 

De um jeito inovador e criativo, Minami decide usar os ensinamentos do livro utilizando-o e alterando-o para ser útil ao time de Beisebol. Mas o time não é muito bom e para realizar o sonho de Yuuki de levar o time ao Koshien, Minami terá muito trabalho pela frente!
 

Desenrolando…
 

E o que torna o anime de Moshidora bom? Sem dúvida o modo como se desenrola, a ideia de usar um livro para ajudar um time não parece fazer o estilo de um bom anime, mas é por isso que ele se destaca.

No decorrer dos episódios, Minami descobre que o problema do time não é a falta de talento, mas os problemas pessoais dos personagens que fazem com que não haja união entre o grupo. A partir dessa constatação ao mesmo tempo que nos é mostrado um pouco mais dos personagens, temos a chance de ver a protagonista fazer milagres usando os passos da gestão.

A visão diferenciada faz com que ela possa ajudar os personagens secundários e ao time, a nossa Minami se torna uma empreendedora do mundo dos esportes sendo requisitada até pelos outros times do colégio pela reviravolta que ela traz a todos.

O enredo demonstra uma complexidade maior do que você pode perceber inicialmente. Kawashima vai em frente para ajudar a amiga que sempre quis ver o seu time do coração chegar ao Koshien. Para os leigos (como eu) o Koshien é um famoso estádio de beisebol do Japão aonde ocorre o campeonato nacional com os quatro melhores times colegiais de beisebol.
 

Todavia temos no passado de Minami uma decepção com o esporte, fazendo com que ela odeie beisebol, e ela é obrigada a enfrentar o esporte quando aceita a missão de fazer a sua amiga feliz.

 

          


Opinião Final
 

Moshidora não é o típico anime de esportes, ele combina o gênero com o drama trazendo uma nuance de emoções que fará você se apaixonar pela obra. Você irá rir, chorar e aprender, pois alem de divertido, as lições de marketing e gestão são fáceis de assimilar quando colocadas na prática por Kawashima Minami.
 

Por mais que a obra tenha apenas 10 episódios, ela não é corrida, segue uma linha de tempo correta e você não percebe o tempo passar ao assistir. A animação e a trilha sonora não deixam a desejar, emocionando nos momentos certos, sem deixar aquela sensação de que tem algo errado com a música de fundo. E os traços leves e belos, comuns aos light novel também fazem parte dos pontos positivos da obra.
 

Se você quiser ver Moshidora não precisa ser um expert em animes de esporte ou conhecer sobre o beisebol, apesar da obra se centrar no esporte, trata-se apenas do plano de fundo e a história principal é a ligação entre os personagens e realização de um sonho.
 

Agora lhes pergunto “E se uma gestora colegial de um clube de beisebol lê-se "Gestão" de Drucker?” O que aconteceria? Veja e descubra!
 

Veja a abertura do anime Yume Note (Azuza) no vídeo a seguir e um bônus especial, o trailer do live-action: