Para quem acreditava que só falaria de shounens, ficção cientificas e tramas muito complexas se engana, o Open your Mind dessa semana vai lhes mostrar que temos que estar abertos a todos os gêneros de animes para podermos conferir obras ricas e cheias de conteúdo.

No Open your Mind dessa semana você vai entrar em um mundo de problemas familiares, vida cotidiana e uma bela garotinha chamada Rin. Estaremos falando do anime Usagi Drop, não perca!
 


 

Introdução
 

Você imaginaria um homem adulto solteiro cuidando de uma pequena garotinha? Mas Usagi Drop nos mostra como isso é possível e como as relações humanas podem mudar as pessoas.
 

Daikichi é um homem de 30 anos solteiro, sem namorada, vivendo a sua vida normal em um trabalho modesto, sem buscar mais, acomodado com o seu estilo de vida.
 

Quando o seu avô morre, ele descobre durante o velório que ele possuía uma filha bastarda que seria a sua tia. A garota de apenas 6 anos se chama Rin, órfão de mãe e agora pai, ela se encontra sozinha e ninguém da família do falecido quer adotá-la por considerá-la uma desonra para o nome da família.
 

Sentindo-se tocado pela situação da criança, Daikichi decide que cuidará dela e não a deixará ir para um orfanato. E é neste contexto que se passa Usagi Drop, contando o cotidiano de um homem solteiro, agora responsável por outra vida.
 

Desenrolando
 

A história de Usagi Drop foi criada por Yumi Unita, surgindo como um mangá foi publicado mensalmente pela revista Feel Young (2005-2011), possuindo também um live-action lançado em 2011. O nosso foco estará na adaptação em anime pela Production I.G que começou a ser exibida no Japão em 08 de julho de 2011 com um total de 11 episódios.

O principal ponto da serie se encontra nas relações humanas, Usagi Drop se trata se descobertas e aprendizado, Rin é uma criança, não conhece nada do mundo, se veste com roupas masculinas e pouco sabe sobre como a sua condição a faz ser odiada pelos outros parentes e mesmo Daikichi já sendo um adulto formado ele aprende com Rin, descobre coisas novas sobre ela e também sobre ele próprio e esse é o toque principal que tanto fascina na série.
 

O gênero do anime é Slice-of-Life que costuma não chamar atenção dos telespectadores por não ter um foco direto como outros animes, deixando a entender que o anime é uma etapa de vida, mas nem por isso deixa de ser interessante.
 

A mudança radical na vida dos dois protagonistas pode parecer bobo, mas torna-se um objetivo interessante e necessário, você passa a desejar que tudo dê certo para eles, porém fala sobre a vida e uma vida não é fácil, as complicações existem, não são vilões, não existe certo ou errado, mas as conseqüências das escolhas fazem com que Daikichi sofra e ao mesmo tempo sorria e Rin torna-se alguém importante que ele tenta proteger a todo custo e de repente, Rin volta a ter uma família e Daikichi não se encontra mais solitário. Aos poucos Rin vai abrindo o mundo para Daikichi e sem perceber ele passa a fazer de Rin o seu mundo.
 

        
 

Opinião Final
 

Usagi Drop como já devem ter notado se trata de um drama, mas ele não é exagerado, nem vai fazer o telespectador chorar exageradamente. Por mais difíceis que sejam as situações o autor não apela para a tristeza, mas traz elementos de alegria, demonstrando que a vida é cheia de tristezas e alegrias e porque não dizer, de forma equivalente. Os elementos de comédia estão por todos os episódios, seja quando Rin perde um dente ou quando eles precisam fazer compras juntos.
 

A qualidade técnica é grande, o estúdio caprichou e demonstrou talento durante toda a animação, o estilo meio neutro já é comum a outras obras realizadas pela Production I.G. , porém nesse em especial o trabalho ficou acima da média. A abertura e o encerramento são um exemplo disso, a inovação e o estilo da abertura de “giz” traz um ar infantil, contrastando com a seriedade do enredo. A trilha sonora excelente nos coloca na situação, sendo muito bem usada durante o decorrer da história.
 

Então o que tem de negativo em Usagi Drop? Sinceramente nada que eu tenha notado, o anime não se torna cansativo e não se desvia do seu objetivo durante o seu decorrer, mantendo a qualidade e a proposta apresentada. Se você procura um anime que lhe faça sorrir e lhe cative por completo, você está procurando por Usagi Drop!
 

Confira a Opening do anime – Sweet Drops de Puffy AmiYumi: