Fala pessoal, tudo bem com vocês? Hoje, vou falar um pouco sobre cinco animês que foram literalmente proibidos em seu país de origem. E porque eu digo em seu país de origem? Simples galera: vivemos no Brasil e por aqui dificilmente as coisas são proibidas. Claro que alguma censura, principalmente com cenas mais violentas, sempre ocorre, mas proibição é uma coisa que não combina com a gente não é mesmo? Lembram-se de A Lenda do Demônio exibido pela Band nos anos 80? Pois é… 

Hoje vou apresentar pra vocês uma pequena lista com cinco animês que foram proibidos em outros países e no final da matéria conto uma história que aconteceu comigo. Então vamos a lista.

 

01 – POKÉMON

O animê foi proibido de ser exibido na Arábia Saudita. Meus amiguinhos por lá Pokemon não tem vez. A proibição aconteceu porque simplesmente encontraram em um dos episódios uma replica da "Estrela de Davi" e por isso o governo do país acusou a franquia de ter algum envolvimento judeu. Mas calma que não foi somente por isso não: além disso alegaram que Pokémon fazia propaganda de outras religiões e isso poderia de alguma forma influenciar os pequeninos com sinais da cruz de forma oculta nos episódios além do fato do animê apresentar personagens e história baseados na cultura mitológica japonesa. E a proibição da franquia foi mais longe na época, chegando até mesmo nos cards de Pokémon, pois, segundo eles, tinham "mensagens subliminares" como triângulos espalhados pelo desenho.

Depois de um tempo a Arábia Saudita revogou a lei e tentou levar Pokémon para a TV, mas a fama gerada foi tão grande que por lá a série não foi mais aceita como deveria. Então se você for para a Arábia Saudita, saiba que por lá o Ash e sua turma não são bem vistos.

 

02 – HETALIS AXIS POWER

Pessoal, outro país que entrou nesta onda de proibir os otakus de serem felizes, foi a Coreia do Sul. Achou que a proibição seria na Coreia do Norte? Pois é, eu também. No entanto foi a Coreia do Sul que resolveu deixar o a galera otaku bem triste com a proibição de Hetalis Axis Power (2009-2010). Eles não só proibiram o mangá, mandando retirar todos das livrarias como ainda baniram o animê da televisão transformando sua exibição em crime nacional. E vocês conseguem imaginar o porque isso aconteceu? Eu digo: eles acharam muito ofensivo o modo como os coreanos são retratados neste animê. O animê retrata principalmente os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial e como o Japão não pediu desculpas pelos crimes de guerra, os coreanos não gostaram nada. E mesmo com a retirada dos personagens coreanos do animê, não teve jeito. Hetalia Axis Power foi proibido por lá. A treta foi tão grande que a Kids Station, que possuía os direitos de exibição da obra, foi obrigada a retirar do ar depois de ameaças de morte aos envolvidos.

 

03 – KUNNIKUMAN

E pessoal, já que comecei a falar das tretas envolvendo países, não posso deixar de mencionar a França que simplesmente baniu Kunnikuman (1983-1986) de suas vidas. Por lá esse animê não é querido. Tudo por conta de um personagem que se chama Brocken JR, que – acreditem! – representa um NAZISTA DO BEM" (como se isso realmente existisse). E claro que isso iria gerar uma treta daquelas principalmente por conta da guerra. Também de onde vem uma ideia dessas? Colocar um personagem nitidamente nazista como sendo uma pessoa boa. Isso claro, passou a ideologia de que o "nazismo não era assim tão ruim como muitos dizem".

 

04 – PUNIPUNI POEMY

Este foi proibido lá na Nova Zelândia, que também tem uma política bem radical no tocante a conteúdo envolvendo crianças. E na boa… Acho isso uma coisa muito importante sim. Nem tudo é benéfico para nossas crianças. Por lá, esse animê foi proibido devido ao seu conteúdo que realmente não tem nada para crianças, pois apresenta muitas cenas de masoquismo e sexo envolvendo menores. Por esta razão por lá esse animê ganhou proibição.

 

05 – DEATH NOTE

E por último vou falar sobre a proibição de Death Note na China. Aliás a China é campeã em frustrar os otakus. E a proibição do animê na minha opinião foi um tanto absurda. Vocês conseguem imaginar o motivo da proibição deste animê por lá? Eu conto: os professores ficaram com medo de seus alunos criarem seus próprios Death Note.

E não foi só por lá não: na cidade de Albuquerque no Novo México (EUA) houve uma tentativa semelhante, porém não foi aceita.

Isso me fez lembrar um fato em que me vi envolvido em uma cidade do interior do Rio de Janeiro a alguns anos devido ao SUPERMAN (historinha interessante essa). Na época eu organizava eventos para crianças em uma comunidade carente e na ocasião resolvi fazer uma brincadeira com as crianças e o vencedor receberia um Kit Lego dos Vingadores. Pasmem que quase não consegui fazer o sorteio porque algumas senhoras da comunidade religiosa da cidade alegaram que o SUPERMAN (que nem faz parte do mesmo universo) foi criado dentro de uma seita satânic. Ainda disseram que ele e o BATMAN personificavam demônios presentes em rituais.

É meus amigos… Tem louco pra tudo neste mundo! Mas não se preocupem que no final consegui doar os kits que ao invés de sortear resolvi dar um pra cada criança que brincou comigo no evento. Ao todo foram 15 kits.

E por aqui encerro meu texto de hoje. Comentem ai se vocês lembram de mais algum animê que ficou de fora desta lista. E em breve vou trazer uma outra, só que com os absurdos aqui do Brasil em algumas cidades. Abraços e até mais. Tudo de melhor sempre pra todos.