Fala pessoal. Tudo bem com vocês? Hoje vamos lembrar de um animê onde vemos um garotinho com o seu macaquinho que sai em busca de sua mãe, que saiu da Itália e foi até a Argentina. Falando assim parece mais um animê do tipo clichê não é mesmo? Mas não é assim com Marco dos Apeninos aos Andes (nome em Portugal) ou simplesmente Marco dos Apeninos até os Andes como é conhecido aqui no Brasil.

Haha o Tazunete Sanzenri é um animê que possui 52 episódios que foram produzidos em 1976 que fez um enorme sucesso aqui no Brasil e demais países, entre eles destaco Portugal, que como aqui no Brasil, teve uma repercussão enorme. O animê é baseado em uma pequena parte do romance Heart (Cuore em italiano e "Coração" em português) de Edmondo De Amicis, um conto sobre a história do pequeno Marco em sua jornada em busca de sua mãe que sai da Itália até a Argentina. A série foi exibida no World  Masterpiece Theater, programa popular de animação que tem como costume apresentar uma vez por ano uma animação inspirada nos clássicos da literatura. Foi a Nippon Animation a responsável por adaptar Cuore em série animê para a TV. Isso se deu em 1981.

A série foi dublada em várias línguas  e se tornou um sucesso instantâneo em alguns países, inclusive em Israel onde se chamava Halev (coração em hebraico) arremetendo ao nome do romance no qual a série foi inspirada.

Em Portugal a série estreou em maio de 1977 pelo canal RTP. E por aqui (Brasil) o seriado passou pela primeira vez no dia 15 de abril do ano de 1979 pela extinta TV Tupi, dentro claro do programa Sílvio Santos em um dos quadros do Domingo no Parque onde ficou por muito tempo.

Esta estratégia do Silvio foi replicada em diversas outras produções, como Heidi e Duck Tales (esta última passava aos domingos as oito da noite durante o Show de Calouros) e ainda os Desenhos Bíblicos lembram? Também estreou no programa dominical do homem do baú.

A dublagem foi algo que realmente marcou nossas vidas por aqui. Principalmente a voz do Marco, dublado por Leda Figueiró. Era comum as personagens das crianças principalmente dos meninos serem dublados por mulheres. Lembram da Fantastica Fábrica de Chocolate clássica? O menino era dublado por uma mulher: Nair Amorim.

A animação conta ainda com o Sr. Peppino dublado pelo saudoso Eleu Salvador. A última reprise do animê foi em 1981. A série também passou no SBT e na TV Record.

 

Um Pouco sobre o enredo sem spoilar muito…

Sobre o enredo, Marco é um rapaz que vivia com sua família na Itália, na cidade de Gênova, durante o período chamado Depressão no ano de 1881. O pai de Marco, Pedro Rossi, um médico que se dedica a cuidar de pacientes pobres, o que leva a família a ter uma tremenda dificuldade financeira. E por isso, sua mãe, Ana Rossi, vai para a Argentina tentar a vida como empregada doméstica para assim poder dar uma vida melhor para o seu filho.

Com Marco está o seu inseparável amigo, o macaquinho Dominó. Juntos eles embarcam em um navio rumo ao Brasil. E por aqui, o pequeno Marco embarca em outro navio de imigrantes com destino a Buenos Aires, onde ele conhece um animador de marionetes, Peppino, e assim ele parte com Marco para tentar encontrar sua mãe. Agora em meio a muitos perigos, a trama se desenrola de maneira espetacular e se você quer saber se ele realmente encontra a sua mãe e essa história termina bem, só assistindo a série pra saber!

E para aqueles que não querem assistir os 52 episódios da série original, existe um longa metragem que resume a série inteira que foi lançada nos anos 1980. E ainda o pessoal da Nippon Animation produziu uma re-adaptação de Marco dos Apeninos Até os Andes em um belíssimo filme de pouco mais de 90 minutos em 1999, com música e tema cantada pela cantora pop do momento Sheena Easton.

Olha se você não assistiu este é um animê que recomendo pelos valores que são apresentados. Um animê realmente para toda família.

E por hoje fico por aqui. Até nosso próximo encontro no TsukasaSpace, aqui na JHero. Um forte abraço!