Ainda me recuperando de um resfriado daqueles que me colocou literalmente de cama por duas semanas, assisti a um anime que é considerado como muitos sendo um queridinho daqueles que curtem um bom romance cercado de muita fantasia. A princípio achei que seria um daqueles romances chatos (pois afinal não é meu estilo de anime preferido) mas me surpreendi e muito com este título e entendi muito bem o porque dele ser chamado por muitos de queridinho… Realmente é muito difícil não gostar dele.

E por esta razão eu resolvi convidar você para viajar junto comigo e conhecer um pouco mais deste belíssimo anime. Apresento a vocês com muito carinho: Sussuros do Coração.

 

FICHA TÉCNICA:

Nome: Mimi wo Sumaseba / Sussurros do Coração / Whisper of the Heart

Duração: 1h50min. Aprox.

Direção: Yoshifumi Kondo / Roteiro: Hayao Miyazaki

Ano de Lançamento: 1995 – Japão

Classificação: Livre para todos os públicos

Sinopse: O filme conta a história de Shizuku, uma adolescente comum, que está tentando descobrir quem e o que  irá se tornar no futuro. Durante o verão, ela decide ler 20 livros, mas curiosamente, toda edição que pega já foram lidas por um tal de Seiji Amasawa. Então a menina começa a tentar descobrir quem é o tal garoto. A história conta o seu dia a dia, seus desafios e fantasias de seu futuro, e a descoberta de um grande amor.

 

Pessoal, mesmo sendo de 1995, olha me surpreendi e muito com o filme. A começar com sua trilha sonora que realmente achei impecável. Com uma letra mais do que perfeita, calma e tranquila como deve ser nos gêneros assim…e o colorido do filme não deixa nada a desejar. Colorido e ao mesmo tempo não cansativo aos olhos. E disso eu entendo bem pois minhas vistas não suportam cores muito berrantes.

A dublagem é perfeita em cada personagem o que contribui ainda mais para que imergimos ainda mais no universo do filme. E a canção principal que já falei aqui realmente não sai da nossa cabeça. Acredita que acabei aprendendo a cantá-la? De tanto que gostei. Hahaha. Claro que minha voz nem se compara com a original né… mas dá pro gasto. Afinal, meu gatinho nem saiu correndo como de costume quando canto.

 

Enfim pessoal, este filme realmente merece aplausos. Eu que no começo não dei nada por ele, mordi minha língua e simplesmente me encantei. Com um enredo muito bem construído que pode acontecer em qualquer lugar não é mesmo? Ou vai me dizer que você nunca se apaixonou na adolescência por alguém que nem mesmo sabemos como é? Simplesmente por ver uma vez a pessoa ou mesmo ler alguma coisa que ela tenha feito ou ainda por se sentir bem ao lado dela… Comigo aconteceu e olha que isso geralmente acontece com as meninas não é mesmo? E quando acontece com a gente (os meninos) geralmente procuramos esconder o máximo que podemos. E acreditem: sofremos muito com isso!

 

 

Eu me identifiquei muito com a história de como as coisas aconteceram com Shizuku porque na minha adolescência eu vivi algo muito semelhante. Eu me lembro que era fanático (e ainda sou) por livros de romances e principalmente pelos da Série Vaga-Lume (eu era bem adolecente na época) e me lembro que quase todos os livros que pegava para ler vinham assinados por uma pessoa. Com o tempo comecei a pegar unicamente aqueles que a pessoa assinava. Assim como a personagem do filme, comecei a procurar pela pessoa dona da assinatura. Eu encontrei só que anos mais tarde. E sim vivemos uma história sim… E lembro com saudades daquele tempo. E arrisco a dizer que se não fosse por algo muito triste que aconteceu estaríamos juntos até hoje. Mas enfim pessoal, este é mais um motivo pra eu ter gostando tando deste anime.

Para mim a parte mais importante do filme está justamente na abordagem dos acontecimentos seguindo uma estética muito realista ao abordar os conflitos que vivemos em nossas vidas. Como a escolha do que queremos seguir como profissão, enfim. Um filme que recomendo e que não pode faltar em sua animeoteca.

E destaco aqui a trilha sonora com “Country Road” na voz inesquecível de Olivia Newton-John.

 

E eu vou ficando por aqui. Espero que tenha gostado desta minha sugestão. Se não assistiu procure hoje mesmo. Tenho certeza que você assim como eu irá se surpreender. Até a próxima pessoal!