Fala pessoal, esta semana vou abordar um tema muito interessante e que todos amam. Afinal quem não se interessa por uma boa polêmica não é verdade? E quanto mais tretas envolvendo melhor. Assim é o Brasil pessoal! E claro que os animês não ficariam fora de uma boa treta não é verdade? Os animês se popularizaram por aqui no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando a TV aberta foi literalmente invadida por uma enxurrada de produções épicas maravilhosas como Yu Yu Hakusho, Sailor Moon, Sakura Card Captors, Yuniasha, Shurato dentre muitos outros e de lá pra cá os otakus de um modo geral não economizam quando o assunto é se parecer com aquele personagem preferido, sendo ele polêmico ou não. Mas isso é matéria pra uma outra semana. Hoje vou me ater apenas ao tema proposto: polêmicas. Por isso vamos relembrar aqui alguns desses animês que causaram o maior Furdunço (lembrando o Fluffy do Treta News) por aqui.

 

1 – Sailor Moon S

Estou falando das fofinhas Haruka Tenoh e Michiuru Kaiou, Urano e Netuno respectivamente. Elas apareceram a partir da temporada S. Na época (1994) no Japão as personagens causaram o maior banzé (nossa que termo antigo gente) pois elas eram lésbicas e moravam juntas. No entanto apesar de tanta polêmica, lá no Japão eles levaram numa boa pois o casal caiu nas graças do público conquistando muitos fãs. Com isso o povo japonês acabou por "aceitar" e aos poucos a coisa meio que se normalizaram. Isso no Japão porque o mesmo não aconteceu nos Estados Unidos. Na adaptação para o Inglês (acredito que esta tenha sido a que foi exibida aqui, eu acho) a TV local resolveu editar os episódios e o romance não aconteceu, dando a impressão de que as duas eram primas e apaenas moravam juntas. Isso aconteceu porque segundo a censura da época, não seria visto com bons olhos para o público infantil.

 

2 – Neon Genesis Evangelion

A polêmica que envolve este animê comparada com as outras é a mais branda por dizer assim. Este anime mistura simbolismo religioso em meio a uma luta sangrenta entre mechas gigantes o que por si só já deixa algumas pessoas com os cabelos em pé (minha mãe por exemplo). Mas calma pessoal que esta ainda não é a maior polêmica da coisa toda. O mais polêmico ficou por conta dos fãs deste animê e o autor Hideaki Anno. Acreditem, ele chegou a receber ameaças de morte por conta do desfecho da trama. Se você fizer uma pesquisa online sobre o assunto vai ver que o ultimo episódio tem seu significado debatido desde a sua exibição original que foi em 1995. Os fãs mais fervorosos da série chegaram a surtar mesmo com o episódio final que segundo eles muito psicodélico e pouco elaborado. Por este motivo que cito este anime.

 

3 – Sakura Card Captors

Este foi um dos melhores animês da minha infância. Tanto faz se você é menino ou menina, certamente você se encantou ou é encantado até hoje pelos personagens simpáticos, melosos e ótimos de serem assistidos. Porém em um episódio, Tomoyo diz para Sakura que ela é a pessoa que ela mais ama em todo o mundo. Essa fala pessoal foi o suficiente para deixar alguns japoneses mais conservadores com a pulga atrás da orelha. Este amor de Tamoyo por Sakura seria mesmo uma coisa entre amigas ou haveria um sentimento mais forte por detrás. E assim, algumas pessoas começaram a dizer que a Tamoio era lésbica. E como se isso não bastasse um outro fato chocou ainda mais os fãs… uma referência a um possível caso de pedofilia. Rika, de apenas 10 anos começa um relacionamento amoroso com o seu professor de 30 anos. Pronto. O animê foi acusado de promover a pedofilia no Japão.

 

4 – Ranma 1/2

Vocês se lembram deste animê? Lá no final dos anos 80 e início dos 90 este animê deu as caras no Japão. Ranma que ainda pretendo trazer minha opinião sobre ele nesta coluna em separado, apresenta uma trama bem diferente, digamos assim, onde Ranma e seu pai partem para um treinamento especial na China. Chegando lá eles acidentalmente acabam caindo em uma fonte especial e recebem uma maldição. E que maldição pessoal… Ranma se transforma em uma garota e o seu pai em um Panda. E mais… ao entrarem em contato com água fria eles mudam a personalidade. Isso na época gerou uma tremenda confusão. Os japoneses aceitaram numa boa, encarando como uma comédia, mas outros países nem tanto. O México por exemplo chegou a censurar muitos episódios pois segundo eles o anime incentivava os meninos a se vestirem como meninas.


5 – Yu-Gi-Oh!

Deixei este por último porque a maior polêmica envolvendo Yu-gi-Oh! veio do Brasil. Pra variar… o fato ocorreu por volta de 2003 quando o animê estava fazendo o maior sucesso na TV aberta por aqui. Então em um belo dia em que os pássaros cantavam e pulavam de galho em galho, um tal apresentador, Gilberto Barros, conhecido como Leão resolveu soltar o seu rugido dedicando um programa inteiro (na época ele comandava o Boa Noite Brasil) falando sobre o animê. Ele disse que o animê "era coisa do demônio". A polêmica gerada por ele foi tão grande que as igrejas começaram a intervir e os mais religiosos exigiram a censura da animação. Com isso a segunda temporada na TV aberta foi cancelada e as cartas do jogo (brinquedo) sofreram modificações severas. Isso é pra gente ver o quanto os formadores de opiniões podem atrapalhar ou ajudar quando querem. Fica a dica para os YouTuber brasileiros que queiram ou não são formadores de opinião. "Ahh Brasil…Qualquer dia a gente acorda vai olhar ele sumiu…você vai ver faliu!!!"

 

E é isso pessoal, estes foram alguns dos animês que causaram na época em que foram exibidos. Claro que existem outros como Dragon Ball ou Pokémon, que chegou a causar convulsões devido a tecnologia usada na iluminação do episódio 38. Lembram? Mas isso fica pra uma outra parte quem sabe dos animês mais polêmicos. Até mais aqui no Tsukasa Space!