Fala pessoal, a mitologia está cada vez mais presente nos animes. Seja de uma forma clara ou simplesmente subjetiva. E hoje, nesta quarta parte da matéria especial sobre a Mitologia presente em Digimon, trago mais exemplos dos Digimons que foram conceituados a partir da história dos deuses mitológicos. 

 

ARUKENIMON: O nome deste digimon vem da famosa Aracne. E olha, meus amigos… aprendam que um humano nunca deve desafiar e nem subestimar um deus da mitologia. O exemplo disso aconteceu com Aracne, que era uma mulher que se dizia ser melhor no tear do que Atena, que foi a criadora de tal arte. A mulher foi tão ousada que desafiou a própria Atena para uma competição. No entanto, Atenas mostrou cenas assustadoras para a mulher que acabou se enforcando com suas linhas. E não acabou por aí não! A deusa Atena por piedade ou simplesmente para não deixá-la esquecer jamais do ocorrido, a transformou em uma aranha medonha, para que assim ela nunca parasse de tecer, tecer e tecer suas teias. Este personagem está presente em inúmeros filmes e animes. Em Digimon, Arukenimon é exatamente como a Aracne, uma enorme criatura parte humano corrompido pelas trevas e parte aranha que pode ainda transformar-se em humano quando bem entende.

 

BANTYOLEMON: Apesar da figura deste Digimon não estar relacionada diretamente a nenhum personagem específico da mitologia, suas ações remetem à Atlas, titã filho de Jápeto e Clímene (nome bonito né?). Após o seu fracasso em comandar os exércitos dos titãs contra os deuses olimpianos, Atlas, coitado, foi punido por Zeus de uma forma inusitada e criativa digamos assim. Literalmente ele foi condenado a carregar o céu nas costas. E sabe por que isso? Para que nunca mais encontrasse a Terra, e com ela tivesse filhos! (uauuu…) Ele ainda se faz presente no conto de Herácles, no qual ele quase escapa de sua tarefa, mas é enganado pelo herói e acaba voltando ao seu lugar, e no conto de Perseu onde, por ter desmerecido o herói, é transformado em pedra pela cabeça da Medusa, objeto o qual era carregado pelo herói.

Em Digimon Data Squad, após os dois mundos colidirem, Bantyolemon usa o seu DNA (que no Japão recebeu o nome de "digisoul" ou "alma digital") para não deixar os dois mundos colidirem. Logo após sua ação, ele acaba sendo petrificado, igual ao Titã. Mais tarde, assim como no conto, Bantyolemon é liberado de seu fardo, quando Craniamon aparece para segurar o digimundo no lugar do antigo.

 

BASTEMON: A origem deste Digimon vem da Mitologia Egípcia com base nitidamente na deusa Bastet. Para os egípcios, Bastet era uma deusa com cabeça de gato, assim como todos os outros deuses, onde cada um possuía corpo de homem, mas cabeça de algum animal. Bastet era uma deusa da fertilidade e protetora dos gatos e do amor materno. No Egito Antigo, era considerada a mãe do faraó e os gatos eram reencarnações da deusa, motivo pelo qual eram bem tratados. No desenho, Bastemon é um digimon gato, em alusão à deusa.

 

CUPIMON: Este digimon é derivado do deus romano Cupido, equivalente ao deus Eros. É o deus do Amor, na mitologia grega com muitas controversas em relação a sua origem. É idealizado como filho de Vênus e Marte na romana. Sempre foi uma criança, até o momento em que Marte pergunta a Têmis o porquê disso. A deusa então responde que Eros continuaria assim enquanto estivesse na falta de um companheiro. Daí surge Ateros, representando a repulsa, o deus do amor não correspondido. Na mitologia greco-romana, o Eros, filho de Ares e Afrodite, possui um caso de amor com Psique, o mais famoso de seus contos.

 

JUSTIMON: Como o próprio nome demonstra este Digimon preza pela justiça. Sua relação com a mitologia vem da alusão à Têmis, deusa da justiça. Na mitologia, ela era comumente representada como uma mulher com os olhos vendados, mostrando que a justiça não vem sempre para aquele que a merece. Vem daí a origem da expressão "a justiça é cega". A representação do Digimon, como um modo de fazar alusão a mitologia, é um humanoide com um capacete que tampa os seus olhos.

E por hoje ficamos por aqui pessoal. Semana que vem eu volto com a penúltima parte desta série especial falando sobre a Mitologia presente em Digimon. Espero que estejam gostando até aqui. Compatilhem com seus amigos, mandem sugestões que são muito bem vindas e até nosso próximo encontro. Tchau!