Durante o Melhores do Ano Rádio J-Hero 2017 ele foi citado quatro vezes em três categorias (Melhor OST de Animê, Melhor Insert Song de Animê, Melhor Tema de Abertura de Animê) pelo seu trabalho em Re:Creators e Shingeki no Kyojin II. Infelizmente ele não levou nenhum troféu (mérito dos outros concorrentes), mas deixou bem claro que está entre os mais populares compositores de animesongs da atualidade. Seu nome: Hiroyuki Sawano.

Nascido em 1980 na cidade de Tóquio, Hiroyuki Sawano estuda piano desde tenra idade. É o que ele afirma em entrevistas à mídia japonesa em entrevistas e deixa bem explícito em seu site oficial. Aos 17 anos estudou arranjo, composição e orquestração com Nobuchika Tsuboi, um ilustre professor de piano da metropóle nipônica. Relatos dão conta que sua paixão por composição de trilhas sonoras nasceu quando ele adiquiriu o game Dragon Quest (Square Enix). A música de Koichi Sugiyama tocou o garoto de pouco mais de 7 anos e o inspirou a dar seus primeiros passos no teclado da irmã mais velha. 

Hiroyuki Sawano estudou desde então e deu seu primeiro passo para o sucesso somente aos 26 anos – em 2006 – quando foi contratado pela recém criada Legendoor (empresa especializada na criação de conteúdo sonoro para mídias audovisuais) e ficou responsável pela trilha do dorama Iryuu ~ Team Medical Dragon. A OST produzida por ele foi um fenômeno naquele ano e ajudou a alavancar a sua carreira.

Ainda em 2006 ele recebeu a responsabilidade produzir as trilhas sonoras para os primeiros animês que levariam seu nome: Soul Link, Project Blue Earth SOS e Yokae Mae yori Ruriiro na: Crescent Love, esse último lhe dando a oportunidade de produzir seu primeiro tema de abertura: Prelude ~ We are not alone (com interpretação de Fumi Ootou).

 

A primeira vista a canção suave e melodiosa ao ritmo do piano parece dar a entender que a formação clássica de Hiroyuki Sawano o prendeu a um único estilo musical. Só que a situação é bem o inverso disso. O domínio do piano – e por consequente do teclado – possibilitou-o a ampliar sua atuação unindo a música clássica ao jazz, rock e à música eletrônica com elementos do dance e do trance. Isso é nítido na sequência de sua carreira.

No ano seguinte, 2007, ele produziu as OST de mais dois animês: Kishin taizen Gigantic Formula e Zombie-Loan. Já durante 2008 ele não trabalhou em animês e focou sua carreira em OST para séries de TV e na produção de seu primeiro álbum.

Foi em 2009 que ele lançou "musica", um álbum original composto de 13 canções envolvendo a música clássica, o jazz e o trance. Entre as canções instrumentais algumas com participações vocais de Aimee Blackschelger (com quem manterá uma parceria ao longo dos anos), Cyua, Aika Sekiyama e Yui Yamamoto.

Entre 2006 e 2017, Hiroyuki Sawano realizou muitos trabalhos. Ao todo foram 27 em animês, 26 em séries e programas de TV, 6 em filmes longa-metragem e 2 em vídeogames (incluindo o jogo Xeboblade Chronicles X de 2015). Além do álbum "musica" Hiroyuki Sawano já lançou 4 álbuns sendo dois pertencentes ao projeto SawanoHiroyuki[nZk], que compila tema de séries e animês com vocais convidados, um álbum de compilação de seus maiores sucessos com três CDs e um álbum em conjunto com a cantora Aimer (sua parceria mais promissora).

Só com Aimer foram um álbum e sete singles lançados juntos. O single S-ave, lançado no álbum "o1" é um dos mais conhecidos.

 

Mas a Otaku JukeBox fala é de animesongs né? Então vamos falar sobre! Para encerrar esse dossiê confira abaixo a lista de animês que contaram com a produção musical de Hiroyuki Sawano e os principais destaques musicais nesse segmento durante sua carreira por cada ano após seu retorno aos animês em 2009.

 

2009

Sengoku Basara (Composição)

 

2010

Mobile Suit Gundan Unicorn (incluindo sexto e sétimo tema de encerramento)

Sengoku Basara II (Composição)

 

Confira RE: I AM (Hiroyuki Sawano feat. Aimer) que foi o sexto tema de encerramento de Mobile Suit Gundan Unicorn e primeiro trabalho conjunto entre os dois. Abaixo o clipe oficial da canção.

 

 

2011

Ao no Exorcist (Composição)

Sengoku Basara: The Last Party (Composição)

Guilty Crown (Composição)

 

Para Ao no Exorcist, Mika Kobayashi canta o tema Me & Creed, uma insert song para marcar os momentos de ação de Okumura rin e seus amigos. A dupla também fez parceria de sucesso na insert song Bios para Guilty Crown. Ouça as canções em sequência:

 

 

2012

Ao no Exorcist: The Movie (Composição)

 

2013

Shingeki no Kyojin (Composição)

Kill la Kill (Composição)

 

2014

Aldnoah.Zero (incluindo os dois temas de encerramento)

Nanatsu no Taizai (Composição)

Shingeki no Kyojin Zenpen ~Guren no Yumiya~ (incluindo o tema de encerramento)

 

Em Aldnoah.Zero os tema de encerramento – já fazendo parte do projeto SawanoHiroyuki[nZK] – contou com a interpretação de mizuki. A canção A/Z, primeira ending song, ganhou até MV. Mesmo assim a sensação de 2014 foi mesmo o tema insert song da personagem Meliodas de Nanatsu no Tazai. Perfect Time é uma mistura sensacional de symphonic rock, trance e eltropop com uma pegada bem folclórica e com uma letra tudo a ver com a relação entre Meliodas e Elizabeth Liones. A faixa é interpretada pela dupla Mika Kobayashi e o rapper mpi. Ouça as canções em sequência:

 

 

2015

Aldnoah.Zero – Part 2 (incluindo o tema de abertura)

Owari no Seraph (co-produzido com Takafumi Wada, Asami Tachibana e Megumi Siraishi)

Shingeki no Kyojin Kouhen ~Jyuu no Tsubasa~ (incluindo o tema de encerramento)

Owari no Seraph: Nagoya Kessen-hen (co-produzido com Takafumi Wada, Asami Tachibana e Megumi Siraishi)

 

2016

Kotesujou no Kabaneri (incluindo tema de encerramento)

Mobile Suit Gundam Unicorn RE: 0096 (incluindo temas de abertura e encerramento)

Nanatsu no Taizai: Seisen no Shirushi (co-produzido com Takafumi Wada)

 

2017

Ao no Exorcist: Kyoto Fujouou-hen (Composição)

Re:Creators (incluindo os dois temas de abertura)

Shingeki no Kyojin II (Composição)

 

Lógico que eu gostaria de colocar todos os temas nesta matéria, mas o legal é você pesquisar também! Para encerrar os destaques os fenômenos da OST de Re:Creators e Shingeki no Kyojin. São elas: Layers e Barricades, ambas finalistas do Melhores do Ano Rádio J-Hero 2017 na categoria Melhor Insert Song de Animê.

A primeira é interpretada por Aimee Blackschelger – retomando uma parceria antiga entre os dois – e a segunda é uma superprodução envolvendo os rappers Yoshi, mpi e a cantora Gemie.

 

2018

Nanatsu no Taizai: Fukkatsu no Imashime (co-produzido com Takafumi Wada)

 

Hiroyuki Sawano é um sucesso inegável e está num nível diferente. Não a toa nossa equipe o elencou ao lado de grandes nomes das OST de animês como Yuki Kajiura e Tatsuya Kato. Esperamos agora que em 2018 mais canções sensacionais deste gênio da música possam fazer partes das nossas sessões de animês.

Até a próxima e… Sayonara!

 

—–

Você perdeu nosso dossiê anterior? Então acessa aqui!