Já disse uma vez que sou fã declarado de Wagakki Band. Tanto que até já falei deles aqui em outras oportunidades ao apresentam a banda, seu conceito e algumas das músicas que particularmente mais gosto. Você pode rever isso aqui. Contudo o tempo passa e dois anos depois de Yasou-Emaki (o segundo álbum de estúdio da banda) tenho o prazer de comentar sobre Shikisai, o novo trabalho assinado pelos gênios do folk rock japonês, ou do wagakki style – como eu gosto de chamar – lançado no dia 22 de março deste ano.

A musa Yuko Suzuhana e sua trupe voltam mais uma vez a nos presentear com um trabalho magnífico. Um parabéns inicial para a gravadora Avex Trax que reuniu com muita qualidade os trabalhos produzidos pela banda entre 2015-2017 para este álbum. Um total de seis materiais diferentes envolvendo Shikisai já foram comercializados no Japão. O álbum é literalmente um sucesso!

Uma das versões comercializadas contém um CD duplo com o álbum completo + instrumental de todas as canções de Yasou-Emaki, que foi o vencedor do 57° Kagayaku! Nihon Record Awards na época de seu lançamento. Além disso aind a incluem versões comercializadas em DVD e Blu-ray com os MVs de cinco músicas mais o making off de duas delas. Por último saiu também uma versão live com a apresentação do grupo no Nikkou Toushougu 400th Anniversary Oneman Live que aconteceu no dias 25 e 25 de junho de 2016.

Ao todo Shikisai contém 16 faixas + 1 bônus track contabilizando 17 canções. Dessas, 04 canções são singles lançados entre 2016 que estiveram como temas de TV shows e outras mídias japonesas. Na verdade o CD é completo com o que de melhor o grupo apresentou e aqui cabe destacar os melhores momentos dele já que se trata somente de um review.

Para isso segue abaixo algumas canções destaques por sua trajetória e outras por escolhas minhas que ilustram um pouco do que é Shikisai e devem despertar em você o interesse para ouvir tudo!

(Uma das capas comercializadas do 3° álbum)

 

Kishi Kaisei e Mi. Ra. I.

A canção de abertura do novo álbum é bem a representação do que quero dizer ao eleger Wagakki Band como o novo expoente musical do Japão. Assim como um dia bandas como Puffy Ami Yumi (1995) e Asian Kung Fu Generation (1996) – para citar alguns – se tornaram verdadeiros ícones japoneses foram do arquipélago, o mesmo já acontece com a Wagakki Band, que tem fã-clubes em vários países do ocidente e é reconhecido pela própria mídia nacional como um bom representante de sua cultura pop no segmento da música.

Tudo isso é dito porque a canção Kishi Kaisei (起死回生) foi o tema escolhido ano passado pela TV Tokyo para ser sua trilha oficial durante a cobertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Brasil. Falando sobre não desistir e vencer barreiras a canção – que começa brandando "Fight! Katsu! Go! ~ Lute! Vamos! Vai!" foi a forma ideial que a empresa de TV encontrou para motivar a delegação japonesa e transmitir essa mesma ideia para a população que já começou daí a experimentar a tensão de novamente sediar uma Olímpiada marcada para 2020. A mais apropriada para representar o Japão a canção tem toda uma sonoridade que só o Wagakki Band consegue fazer ao misturar o estilo musical tradiucional com o que se é produzido hoje em termo de pop-rock.

A quarta faixa do álbum se chama Mi. Ra. I. (ミ・ラ・イ) e também foi usada pela TV Tokyo durante os Jogos Olímpicos como thema de encerramento de transmissões. Falando de futuro e o que ele nos reserva (por isso mirai, entendeu!). Num clima tão suave a canção tem o jeito Wagakki Band de romance pop.

Curta o MV oficial de Kishi Kaisei e uma versão live de Mi.Ra.I.:

 
 
 
Strong Fate e  Valkyrie – Ikusa Otome
 
As duas canções seguintes são temas de mídia lançadas no Japão entre o final de 2015 e 2016. Strong Fate – a terceira faixa do álbum – é a canção tema do filme de terror japonês The Inerasable – Image Song, que por sua vez é baseada num romance triller de Fuyumi Ono. O filme foi lançado primeiramente em circuitos competivos em outubro de 2015 e comercialmente em janeiro de 2016. Realmente com clima de terror, a canção passa uma sensação de mistério e difere do resto do CD em sua expressividade.
 
Valkyrie – Ikusa Otome (Valkyrie- 戦 乙 女) – a décima faixa do álbum – foi o primeiro tema de abertura do animê Sousei no Onmyoji (Twins Star Exorcist) que estreou na primavera de 2016. Essa é a segunda animesong da banda, que já cantou Sen – Ikusa no animê Sengoku Musou em 2015. Por ser uma animesong a canção é rápida e tem um verso chiclete. A bateria e o wadaiko dialogam perfeitamente marcando o tempo ritmado para o rock.
 
Ambas ganharam um MV e são representações da qualidade do trabalho da Wagakki Band ao se adaptar para mídias audiovisuais, no entanto o MV de Valkyrie – Sen Ikusa só encontra na versão TV Size, por isso apresento uma versão live da canção. Confira como ficou:
 
 

 

Okynotayuu 

O último single lançado antes do álbum Shikisai já em 2017, Okynotayuu (オキノタユウ) é a nona faixa do CD e traz o lado poético das canções Shingin de Yuko Suzuhana onde palavras de amor são versadas como em contos literários. Essa música é das mais belas que você vai ouvir na vida e tem uma leveza marcada pelo koto tocado por Kyoshi Ibukuro – que me atrevo a dizer ser o melhor instrumentista da banda -. A flauta japonesa dita a regra em quase todo o CD e em Okynotayuu não é diferente. O instrumento corteja a voz doce e profunda da bela Yuko e faz com que os demais o acompanhem de forma sublime.

Curta o MV de Okynotayuu:

 

Children Record

A faixa bônus do CD, Children Record (チルドレンレコード) fala sobre a infância. É uma canção no melhor estilo do Wagakki Band com o toko e a guitarra acompanhando uma Yuko Suzuhana com vocal rápido e comprometido com a velocidade da música. Mesmo sendo diferente do que estamos acostumados a ouvir nos mostra como serão os próximos trabalhos da banda.

Curta uma live version de Children Record:

 

CLEAN

Para terminar esse review vou falar da música mais legal (para mim) em todo o CD. A faixa de número 15, CLEAN, é o que eu mais gosto no estilo musical da Wagakki Band. Simplicidade, letras emocionantes, vocal e instrumentos conversando e acima de tudo falando de amor.

Posso afirmar que junto de Yoshiwara Lament  e Tengaku (do álbum VOCALO Zanmai) e Chiikyuu Saigo no Kokuhaku wo (do álbum Yasou-Emaki) essa é a canção da banda que mais amei ouvir e tentar cantar junto por vários motivos: 1) ela é tão simples que com um pouquinho de conhecimento de japonês – pode ser esse que a gente aprende vendo animê – você entende que a música começa com um pedido lindo de desculpas e um agradecimento.

 

— Romanji dos versos iniciais —

Gomen ne, yasashiku dekinakute
Gomen ne, jouzu ni ienakute
Gomen ne, Shinpai wo kakete
Gomen ne, dakara iwasete yo
 
Arigatou, tsuite pipa kurete
Arigatou, yasashisa wo kurete
Arigatou, soba ni ite kurete
Arigatou, hontou ni ni hontou arigatou
 
 
— Tradução dos versos iniciais —
 
"Desculpe, por não ser gentil
Desculpe, por não dizer o bem
Desculpe, por te preocupar
Desculpe, então deixe-me dizer-lhe
 
Obrigado por me seguir
Obrigado, me dê gentileza
Obrigado, fique ao meu lado
Obrigado, eu realmente aprecio isso."
 
 
Chego a chorar de emoção ouvindo a canção pela sua profundidade. É leve, mas tem uma mensagem forte de perdão e gratidão que devemos repetir a plenos pulmões.
 
Ouça CLEAN:
 

 
 
Isso é só um pouquinho do CD. Basta procurar por aí que você encontra outras canções maravilhosas como: Yuki yo Maichire Sochira ni Mukete, Ukiyo heavy lifeSora no Kiwami, Tori no Youni, Mochizuki, Watashi・Shijoushugi, MOON SHINE e Hotarubi(conhecida por ser o quarto encerramento de Sousei  no Onmyoji). Espero que tenha gostado.
 
Até a próxima e… Sayonara!