Olá caro leitor/ouvinte da Rádio J-Hero! Como você já deve estar a par está chegando mais um aniversário do nosso site. Nove anos! Árduos nove anos atuando no cenário da Cultura Otaku no Brasil através da rede de computadores. Sempre respeitando o lema de fazer uma programação e trazer um conteúdo “do seu jeito, do seu gosto” a equipe da Redação J-Hero organizou uma série especial para celebrar esta data que é tão importante para todos nós.

De domingo (05) até o segunda-feira (13) – data de nosso aniversário – todos os dias estaremos trazendo matérias especiais com personalidades importantes para a história do Grupo J-Hero, além de algumas outras novidades. No total serão nove dias de muito conteúdo legal produzido com carinho e dedicação para você.

Em nome de toda a equipe eu, Saylon Kaguya, desejo que você nos acompanhe e receba esse presente de muita gratidão. Afinal de contas se a J-Hero está no ar até hoje uma parcela importante para isso são os nossos ouvintes e leitores.

Com nove anos a Rádio J-Hero já alcançou grandes conquistas e segue firme para buscar mais. Não é à toa que estamos entre os melhores portais de conteúdo otaku e demais derivados da Cultura Pop Asiática na internet brasileira, liderando no cenário de webrádios. Toda a nossa equipe: DJs, redatores, e administradores faz um grande esforço para estar sempre lhe oferecendo um site rico em experiências e bastante receptivo. Sentimos que essa é nossa obrigação, já que somos bem avaliados por esse fandom maravilhoso composto por você otaku, kpopper, gamer, dorameiro e demais substratos que esse mundo louco nos oferece.

Sem mais delongas apresento a primeira de muitas entrevistas que estarão em nosso site ao longo da semana. Arigatou!

 

Saylon Kaguya

Chefe  de Redação e Redes Sociais

 

DJ Nakano, um hero que é divolts!

Se você curte horas a finco de todo o nosso conteúdo no streaming da rádio já deve saber de cor muitas de nossas vinhetas e spots. Os intervalos comercias, por exemplo, já tem até inserções clássicas como a de parceiros queridos como Otaku StoreCamiseta de Animes e Neko Seville que todo mundo sabe decorada cada trilha, efeito sonoro e frase apresentada.

Mas isso tudo não seria possível sem a atuação de um verdadeiro “mago das edições”. Entre filosofias e nakanices, Jean Pfaltzgraff Nakano – nosso querido DJ Nakano – é o responsável pelo Setor de Áudio, um dos locais de atividade dentro da equipe que tem como funcionalidade a elaboração e manutenção do nosso player, listas musicais e, é claro, a produção de nosso material sonoro publicitário.

Natural do Rio de Janeiro/RJ, Nakano está na Rádio J-Hero desde 2012 e começou com DJ/locutor. Logo se interessou em trabalhar com outras habilidades para a equipe. Com seu lema de vida “DIVOLTS” Nakano conquistou um bom séquito de fãs justamente por ser alguém espontâneo e divertido. Programas como Divolt News e Rock in Hero são parte da história da rádio que o Nakano nos ajudou a contar.

Você quer saber mais sobre o DJ Nakano? Pois se liga nas próximas linhas. Ele conversou comigo e contou um pouco de sua vida e como se sente em relação à Rádio J-Hero.

 

Saylon Kaguya – Por quê DJ Nakano é o seu nickname?

Nakano: Desde quando comecei a curtir a J-Hero ainda como ouvinte eu já usava o Nakano no chat. Ah, e Nakano é meu sobrenome mesmo. Eu sou neto de japoneses. Meu pai é brasileiro – descente de japoneses que vieram morar no Brasil –. O Pfaltzgraff é de origem alemã. Meu bisavô era alemão, mas meus avós e mãe são brasileiros.

Saylon Kaguya  – Esse Pfaltzgraff é muito difícil de pronunciar (risos).

Nakano: Pois é cara! Mas eu consigo tranquilo (risos), mas todo mundo só me conhece como Nakano mesmo então é melhor assim (risos).

S. K. – Então esse gosto pela Cultura Pop Japonesa vem do lado paterno da família?

Nakano: Apesar de eu ter um contato direto com minha avó paterna, e ela ser diretamente japonesa, eu não tinha no início um interesse nisso. Eu só comecei a me interessar por essas questões de otaku quando estava no 9° ano [8º série]. Foi com o anime Bleach que tive um contato real (assistindo legendado) e isso me levou para esse universo otaku. Ainda procurei estudar japonês, mas isso não foi para frente. Passei a frequentar eventos como Anime Family e Rio Anime Club.

S.K. – Então que dizer antes disso você e sua família não tinham nenhum tipo de conversa ou tradição a respeito da cultura japonesa?

Nakano: Quando criança eu tinha contato com minha avó paterna e na casa dela tinha alguns objetos orientais e algo da culinária japonesa e o que eu mais gostava era o arroz típico japonês mesmo. Mas era só.

S. K. – Que engraçado isso né?

Nakano: Sim, mas são coisas da vida.

S. K. – Bom, você acabou falando para nós como entrou nesse mundo da Cultura Otaku. Mas como o Nakano conheceu a Rádio J-Hero?

Nakano: Eu conheci a Rádio J-Hero num blog (acho que Filosofia de Animes) e lá tinha um player da rádio e eu ouvia por lá e depois de ouvir a rádio por pelo menos duas semanas resolvi me inscrever para DJ. Depois de um dois dias recebi resposta que minha inscrição foi aprovada e foi uma entrevista muito nervosa, mas super animada(…) Na época quem me entrevistou foi a Milla [ex-membro], o Kotaro e mais alguém que não lembro  agora (eu acho!). Uma curiosidade é que eu quase fui recusado e gaguejava bastante. Para o Kotaro eu não passaria, mas eles me deram uma chance por causa da minha voz. E ele é que acabou sendo meu tutor. Minhas primeiras experiências como locutor foram bem interessantes e eu não tinha nenhuma ideia de como fazer. As minhas locuções foram bem interessantes.

S.K. – Mas antes da Rádio J-Hero você chegou a fazer outra coisa envolvendo o mundo otaku?

Nakano: Sim, por um tempo eu era um dos membros do canal Jumentossauro Vlog, no Youtube, e era muito legal. De lá que vem esse meu jeito divolts.

S. K. – Mas quando foi mesmo que você entrou na Rádio J-Hero? Porque no site quem vai conferir vê que você é membro desde 2013 e nos bastidores você me disse que é de 2012. Bateu aquela dúvida agora (risos).

Nakano: Eu entrei na Rádio em 2012 e nunca mais saí (risos), mas quando houve a migração do site antigo para o novo, tudo foi atualizado e é por isso que no site consta que eu entrei só em 2013. Entrei 28 de julho de 2012 (se não me engano).

 

(As múltiplas faceta do DJ Nakano para quem ser divolts é ser diferente!)

 

S.K. – Nakano todo mundo te conhece graças ao programa Divolt News e já mais recente também pelo Rock in Hero, que eu particularmente adoro! Só que nem todo mundo sabe que você é que é a mente por trás de nossas playlists e comerciais. Como foi que você foi parar no Setor de Áudio da Rádio J-Hero?

Nakano: Bom, após um longo período como locutor eu tive vontade de aprender a editar áudio. Ouvia as vinhetas durantes os ICs [intervalos comerciais] e ficava curioso sobre como aquilo era feito. Depois de alguns meses que eu havia entrado eu conversei com Kotaro e o Lexus e eles me pediram primeiro para eu auxiliar pelo streaming da rádio onde eu organizava as músicas, retirava, colocava e montava as playlist. Posteriormente o Lexus me auxiliou e foi meu tutor na edição de áudio, mas antes eu já assistia aulas no Youtube para me adiantar. Aprendi a usar os programas Sony Vegas e o Sound Forge, que são os que nós trabalhamos. E aí depois de um tempo – consequentemente – eu me tornei administrador do Setor de Áudio. Eu havia recrutado outros locutores para me ajudar e aí o Lexus me disse: “Cara agora que você tem uma equipe eu posso te colocar como administrador do Setor de Áudio”. Eu topei e estamos aí até hoje.

S. K. – Mas então: o Nakano é feliz na Rádio J-Hero?

Nakano: Com certeza meu amigo! Agora os detalhes, a parte profunda da coisa. Acho que quem tá na J-Hero é feliz de certo modo. Todo lugar tem seus altos e baixos, seus momentos feliz e outrora não. Atualmente não estou locutando, mas continuo administrador.

S. K. – Legal! Nakano para terminarmos deixa um recado para os nossos fãs.

Nakano: Primeiramente agradeço aí ao público otaku que está conosco desde muito tempo e nos dá força pra trabalhar na J-Hero. Agradeço também aos envolvidos na rádio, meus fãs que estão dispersos (risos) todos nas minhas memórias, no meu programa (risos). Aos novos ouvintes eu espero que eles aproveitem a programação, notícias e matérias da rádio que tem bons conteúdos que vão adicionar algo na vida deles e que como muitos sabem eles são os responsáveis por estamos ativos até hoje.

 

 

E é isso pessoal! Um bate-papo super divertido com um DJ superdivolts. O Nakano é um hero que representa bem essa coisa de ser otaku e que é um orgulho para toda a equipe.

Como ele mesmo disse, ele não está locutando agora, mas no fim da entrevista ele me segredou que está se organizando para voltar com tudo em 2018 cheio de novidades para o programa Rock in Hero. Até lá você mata saudade do DJ Nakano em nossos intervalos comerciais com as melhores vinhetas e spots, além de ótimas playlists em nossos J-Hero ~NoNStoP Music.

Até a próxima e… Sayonara!