Por Cristian Douglas (Okarin)

Uma das coisas certas em Dragon Ball é que todos sayajins possuem rabo, essa é uma característica que os diferenciam dos humanos. Esse fenótipo é muito evidente em Goku e Gohan (quando criança), Raditz, Vegeta, Nappa e Bardock, mas esse traço fica menos evidente em Goten e Trunks, já que Trunks quando foi apresentado na saga Cell e o Goten na saga Boo não possuíam a cauda.

Vendo que Goten e Trunks não possuem cauda, vários fãs criaram hipóteses que tentam explicar o porquê desses dois híbridos de sayajin não terem essa extensão corporal, já que Gohan possui mesmo sendo híbrido. Uma dessas suposições e a mais aceita, é que eles nasceram sim com cauda, mas foi cortado depois de seus nascimentos para que eles não se transformarem em Oozaru em lua cheia e não causassem problemas no futuro. Mas segundo Akira Toriama em uma entrevista à Shonen Jump em 2003, Goten e Trunks não possuem rabo porque essa é uma característica de tipo recessivo.

Na genética, quando se fala sobre característica recessiva refere-se aos genes que não são manifestados por causa de um alelo do tipo dominante Um exemplo clássico que é aprendido na escola são as cores dos olhos, quando um indivíduo possuir olho que possui a cor da tonalidade castanha, logo esse mesmo indivíduo é considerado como portador de genes do tipo dominante, que pode ser tanto heterozigoto (Aa) quanto homozigoto (AA), uma vez que a cor azul e a verde são características consideradas do tipo recessivo já que precisa que os alelos sejam semelhantes, ou seja, o indivíduo deve ser homozigotico para que ele possua essa característica.

Usando a regra da probabilidade para explicar melhor esse problema da falta de cauda em Goten e Trunks. Se a cauda é um alelo recessivo será representado pela letra “t” para ser mais bem representada, e a falta da cauda for um alelo dominante será representada com a letra “T”.

Para que o Goten possa ter a cauda seria necessário que Goku e Chi Chi possuam genes que dê “t”. Sabe-se que a Chi Chi é uma humana e não possui cauda logo ela deve possuir o gene “T” que desativa o crescimento de rabo, mas sabe-se que também Gohan seu primeiro filho possuía essa extensão corporal, logo pode-se afirmar que ela possui também o gene que ativa o crescimento da cauda. Logo a Chi Chi é um humano que possui tanto os genes de tipo dominante quanto recessivo (Tt). O mesmo se equivale para o Vegeta e a Bulma, mas com a pequena diferença de que a Bulma é uma humana que só possui os genes dominantes (TT) que desativa o crescimento de rabo. Portanto:

Cruzamento de alelos entre Goku e Chi Chi

 

Cruzamento de alelos entre Vegeta e Bulma

As chances de um bebê sayajin de nascer com cauda em um cruzamento de humano e sayajin são de ¼ (um quarto) ou 25% (vinte e cinco por cento). No caso do cruzamento de Chi Chi com o Goku as chances são de 2/4 (dois quartos) ou 50% de nascer um “humanjin” com cauda (tt), e de 2/4 ou 50% de chances de um híbrido sayajin nascer sem cauda. Já no caso de Vegeta e Bulma as chances de nascer um híbrido sayajin com cauda são zero, visto que na série de Dragon Ball os dois filhos da Bulma com Vegeta nasceram sem cauda, e também que é preciso os dois possuir os genes que permite o aparecimento de cauda.

Então depois desses cruzamentos e informações fica claro que os genes humanos são dominantes sobres os genes sayajins o que torna o aparecimento da cauda mais difícil, mas isso não torna impossível o nascimento de um híbrido sayajin com a cauda, as probabilidades são pequenas, mas isso não torna impossível de acontecer.

Em minha opinião como fã e estudante de ciências naturais, o Sr. Toriama esqueceu-se de desenhar a cauda de Trunks e Goten na série, e inventou essa explicação de que esse é um traço recessivo. Dois pontos que corrobora com a minha opinião é que Akira Toriama esqueceu que no planeta vegeta todos os sayajins possuía a cauda o que torna essa característica dominante no planeta. E o segundo ponto é que os números de cromossomos seriam incompatíveis entre as duas espécies, já que a sua evolução convergiu de maneiras diferentes, sim o nascimento de um “humanjin” seria quase impossível no mundo real ou e se por acaso isso fosse possível e nascesse, seus descendentes seria todos esteireis.

Quer fazer como o Cristian e enviar algum texto que você escreveu para a Rádio J-Hero? Mande pra nós e publicaremos para você com os devidos créditos! Envie para: adm-redacao@radiojhero.com.br.

Participe e faça a Redação J-Hero ainda mais do seu jeito, do seu gosto!