Matéria de retorno da Kushina? Sim! E hoje o que tenho aqui é uma indicação muito especial.

Spirit’s Homecoming é um filme muito bonito lançado em Fevereiro de 2016. Para ter uma ideia da importância da existência desse filme: ele só conseguiu ser finalizado devido às inúmeras doações e após a finalização da obra diversas pessoas compraram ingressos e fizeram petições para que o filme fosse exibido em mais cinemas.

O filme se passa durante a ocupação japonesa na Coreia no ano de 1943 e destaca a história da jovem de 14 anos Jung Min e de Young Hee de 16 anos, apesar de mostrar diversas outras meninas com idades parecidas. As duas meninas são levadas a força de suas casas por soldados japoneses e transportadas em trens de carga para servirem como escravas sexuais que mais tarde passaram a ser conhecidas como “mulheres de conforto”.

Por mais absurdo que o plot do filme possa parecer: os eventos são reais. Não há dados numéricos concretos porque o Governo Japonês eliminou vários documentos importantes do período dos eventos, mas estima-se que até 200 mil mulheres tenham sido vítimas dos abusos das casas de conforto. Caso seja de seu interesse conhecer mais sobre as mulheres de conforto basta clicar aqui para ser direcionado ao site que a KBS fez sobre o tema em comemoração aos 70 anos da independência coreana.

O filme é uma forma de lembrar e também homenagear as vítimas dessa terrível parte da história.

A história no filme meio que se desenrola em dois arcos: o arco de guerra que mostra as meninas na casa de prostituição sofrendo todo tipo de violência, mas lutando dia após dia para não perderem a esperança; e um segundo arco que mostra o presente e gira em torno de uma menina xamã.

 

Trailer do Filme

 

Spirit’s Homecoming te dá vários socos no estômago o tempo inteiro. Você verdadeiramente consegue sentir a dor e o sofrimento de todas aquelas meninas que foram tiradas de suas famílias e perderam a chance de terem uma vida normal.

De todas as “mulheres de conforto”, apenas uma pequena parte conseguiu ser libertada por tropas americanas e chinesas no final da Segunda Guerra Mundial. Muitas das meninas morreram por doenças, maus tratos e outras tantas cometeram suicídio antes ou após a sua liberação das casas.

O diretor do filme, Cho Jung Rae, inspirou-se no desenho que uma mulher coreana fez durante uma sessão de terapia que retrata uma situação vivida por ela durante a época em que foi abusada como uma “mulher de conforto”. Cho Jung tentou homenagear a memória das moças que não puderam retornar para suas casas.

A cena final do filme é absurdamente linda e eu acho que até uma pedra vira nascente de água em resposta a exibição dessa cena em uma sala.

Se você gosta de filmes sobre situações reais é uma indicação fortíssima. Mesmo que não seja o seu estilo de entretenimento eu recomendo o filme até mesmo como documentário porque a humanidade adora repetir os seus erros e talvez conhecimento de história consiga impedir que barbaridades ocorram novamente.

Você pode assistir o filme legendado em português ou em inglês tanto online quanto fazendo o download apenas dando uma pesquisada no Google. E eu realmente recomendo que você faça isso!

Enfim, logo mais espero voltar aqui para falar de um dorama ou algo um pouco mais alegrinho. Mas estamos em um ano decisivo em nosso país e eu quis trazer uma reflexão em forma de filme só para lembrar todo mundo de que exército nenhum é santo.