Demorei, mas finalmente estou aqui para fazer a resenha/análise do K-Drama Gu Family Book. Algumas pessoas podem se perguntar o motivo da demora toda e eu confesso: não sabia bem como falar do Drama sem dar spoiler demais e acabar atrapalhando a diversão de quem for assistir.

Depois de ler a matéria do nosso querido redator Clearsky sobre "Bleach" cheguei à conclusão de que posso até dar alguns spoilers sem destruir a vontade das pessoas de assistirem. Valeu pela ajuda inconsciente, Clearsky!

Então já aviso: haverá uma dose razoável de spoilers nessa matéria. Nada que prejudique a história (obviamente não vou contar o final u_u), mas só um pouquinho para dar mais vontade de assistir!

Então vamos começar do começo (ah vá…).

Gu Family Book é um drama de época (Sageuk) do gênero: "Fantasia, Drama, Épico e Romance". Sim, tudo isso junto e misturado.

Gu Family Book também é conhecido pelos nomes Ancient Medical Book, The Writings of Nine Houses, Book of The House of Gu e Kang Chi, The Beginning.

Eu conheci esse Drama (foi o primeiro que assisti) completamente sem querer. Simplesmente apareceu um vídeo na minha página de recomendações no YouTube pelo nome de KangChi, The Beginning e que tinha uma música simplesmente linda. Vou colocar o vídeo abaixo, mas já aviso que tem spoiler nele (coisas que acontecem nos 3 primeiros episódios apenas).


Admito que até o vídeo acima já me fez chorar… fracote. Mas, enfim, foi ele que me mostrou o mundo de Gu Family Book. Depois de algumas pesquisas na internet consegui chegar ao nome oficial e encontrei a série para download toda legendada em português.

Gu Family Book foi ao ar de 08 de abril até 25 de junho de 2013, com um total de 24 episódios, exibido pela MBC. Os protagonistas da série são Lee Seung Gi como Choi Kang Chi e Bae Suzy, do Miss A, como Dam Yeo Wool.

A série é dividida em 2 grandes fases e vou falar sobre cada uma delas.

Logo no começo os dois protagonistas não aparecem na série. É o momento no qual se desenvolvem as bases da história. Se você viu o vídeo do YouTube que eu coloquei acima, então você até já sabe do que se tratará essa primeira fase.

A história começa com uma jovem moça, Yoon Seo Hwa (Lee Yeon Hee), sendo entregue em uma "casa gisaeng" (espécie de casa de prostituição ou coisa assim) junto com o seu irmão mais novo e sua ama de companhia. Por se recusar a entrar na casa a jovem é deixada de roupas íntimas amarrada na árvore da vergonha.

Na floresta muito próxima dali um ser místico, Gu Wol Ryung (Choi Jin Hyuk), guardião das montanhas observa tudo que acontece com ela. Ele se compadece da situação daquela pobre garota, mas se controla para não ajudá-la, já que é proibido para os seres místicos envolverem-se nos problemas dos humanos.

Depois de 3 dias amarrada na "árvore da vergonha" sem água ou comida, Seo Hwa acaba por desmaiar ali. Nesse momento ela é levada para dentro da casa sem que Wol Ryung possa fazer nada.

Algumas reviravoltas acontecem depois que Seo Hwa é levada para dentro da "Casa Gisaeng" (morram de curiosidade até assistirem. muahahaha!).

O que realmente importa é que, em determinado momento, Seo Hwa foge da casa e vai procurar refúgio dentro da floresta, da qual Wol Ryung é o místico guardião.

O belo Gumiho salva a donzela do perigo em uma cena de tirar o fôlego.

Depois de salvar a moça, Wol Ryung, leva-a para o alto da montanha, para um local onde os pés humanos, sem auxílio, não podem chegar, e faz de tudo para agradá-la e fazê-la sorrir.

A partir do momento do salvamento de Seo Hwa, a música que embala os momentos românticos do casal passa a ser My Eden da Yisabel. Para dar uma ideia do clima que a música desperta confiram ela abaixo:


Muitas cenas realmente fofas acontecem nesse meio tempo, entre os dois. Seo Hwa acaba se apaixonado por Wol Ryung e os dois se casam na montanha e vivem felizes lá.

Entretanto, Wol Ryung não foi capaz de revelar para Seo Hwa a sua verdadeira natureza de ser místico. Ele decide abrir mão da sua imortalidade para se tornar humano e viver feliz ao lado da primeira mulher que fez seu coração disparar, em mais de 1000 anos de vida.

Quem viu o vídeo da música já sabe que as coisas não vão acontecer bem assim… Enfim, exatamente o que acontece vocês terão que assistir para descobrir. 

O que importa é que Seo Hwa se descobre grávida de Wol Ryung e acaba tendo o lindo bebê na montanha onde viveu com seu amado.

Esse bebê, filho de Seo Hwa e Wol Ryung, é Choi Kang Chi, interpretado pelo meu divo Lee Seung Gi. O bebê é encontrado no rio por uma família de bom coração e criado por eles. No momento que o bebê é encontrado e recebe o seu nome a primeira fase da série se encerra e rola aquele pulo maroto de 18 anos.

Como fica extremamente óbvio por quem são seus pais, Kang Chi é metade humano e metade ser místico. Seus poderes são suprimidos por uma pulseira mágica, colocada nele ainda bebê por um grande amigo de seu pai, So Jung (Kim Hee-Won).

Após o pulinho de muitos anos na história, aí sim vemos a linda Bae Suzy (que deve ter treinado muito mesmo, porque estava ótima nas cenas de luta) e o meu divo Lee Seung Gi, dando vida à Yeo Wool e Kang Chi, respectivamente.

Kang Chi é um jovem de muito bom coração, que sempre busca ajudar as outras pessoas do seu vilarejo e tem um amor verdadeiro pela família que o adotou. Ele é um poquinho brigão e sempre repete a mesma frase quando provocado: "Você quer morrer?". É bem engraçado.

Yeo Wool é a filha de um chefe de artes marciais, e, por isso, sabe lutar muito bem usando espadas, arco e flecha e até com luta corporal. É uma moça doce que sonha com o amor verdadeiro, mas tem medo de não encontrar um homem que a aceite como ela é. Busca sempre ajudar os outros e é muito corajosa.

O maior objetivo das personagens nessa segunda fase é conseguir colocar um fim nas más ações daquele mesmo vilão, responsável por destruir a vida e a família de Yoon Seo Hwa anos antes e que continuou a praticar crimes nesse meio tempo.

Jo Kwang Woong é simplesmente o vilão mais nojento, desprezível, detestável e tudo o mais que se possa imaginar. Ele nunca está satisfeito com o que tem. É extremamente ganancioso e não tem nenhuma noção do que significa ser moral. É o vilão principal da história do primeiro ao último capítulo.

Há alguns personagens fora desse núcleo principal que realmente precisam ganhar algum destaque por aqui.

Park Moo Sol é um homem de muito bom coração. Ele quem encontrou o bebê Kang Chi no rio e o criou como se fosse seu filho e tem profundo amor pelo rapaz. É conhecido na vila por suas boas ações, sua compaixão e por ajudar aos que precisam. É o dono da Pousada Centenária, local mais importante da segunda fase da série.

Servo Choi o servo principal da Pousada Centenária. Ele quem deu seu sobrenome ao pequeno bebê encontrado no rio. Tem verdadeiro amor de pai por Kang Chi, que é plenamente correspondido. Passa a ter cada vez mais importância no decorrer da trama.

Park Tae Seo é o filho legítimo de Park Moo Sol. É um personagem um pouquinho contraditório. Hora ele é bom, hora é ruim. Hora você ama, hora você odeia… meio que impossível de definir. Mas, na minha opinião, ele é essencialmente bom, mas nem sempre é muito inteligente em suas escolhas.

Park Chung Jo é a filha de Park Moo Sol. Logo no começo da segunda fase dá para notar que ela tem sentimentos por Kang Chi e ele por ela, mas a moça rejeita esse sentimento e está noiva de outro homem. É uma personagem que realmente tem uma grande mudança ao longo da história.

Gon é meio que um guarda-costas da Yeo Wool. Está sempre junto com ela e a protege. Dá para notar que ele sente alguma coisa por ela, mas a moça parece não perceber o interesse dele e o deixa na mais absoluta friendzone. Ele vive brigando com Kang Chi por causa do ciúme que sente de Yeo Wool.

Madame Chun é a gisaeng chefe da casa para onde Yoon Seo Hwa foi mandada. Haverão muitos desdobramentos e a Sra. Chun nunca desaparece da história, e depois descobrimos alguns dos mistérios que a cercam.

So Jung é um velho sábio que foi um grande amigo de Wol Ryung. Participa ativamente de todas as fases da série. Para ser sincera ainda ficou em mim um pouco de curiosidade sobre a verdadeira natureza dele.

Há muitos outros personagens na história, mas só quis destacar por aqui os principais (talvez tenham sido os que eu gostei mais, nem sei. u_u).

A história é muito profunda e, até certo ponto, imprevisível. Você nunca sabe o que esperar do episódio seguinte. Só o que posso dizer é que um episódio é melhor do que o outro.

É até muito claro, por todos os cartazes e tudo o mais, que Kang Chi e Yeo Wool terão um relacionamento. Os dois participam de muitas cenas realmente lindas, mas eu não consigo decidir se gosto mais do casal Wol Ryung e Seo Hwa ou Kang Chi e Yeo Wool.

Eu verdadeiramente me decepcionei com o que acontece com o Wol Ryung e a Seo Hwa no começo do K-Drama. Mas depois eu entendi tudo o que aconteceu e por isso não sei de qual gostei mais. E a música deles dois é mais bonita que a do casal principal na minha opinião.

Vocês gostaram mais de qual? Deixem a opinião de vocês abaixo nos comentários.

Minha opinião sobre o final do Drama: Tortura demais um final daquele gente… Porque ele deixa um gosto de quero mais. O final praticamente te deixa com a certeza de que vai haver uma continuação, mas isso é quase impossível se tratando de K-Dramas. D:

Uma coisa que não dá para evitar de falar nesse drama é a trilha sonora. De todos os K-Dramas que vi, Gu Family Book é de longe o melhor em termos de OST (Original Sound Track). Deixei aí somente duas das músicas. Mas sério, é impossível dizer qual delas é a melhor porque todas são lindas.

Enfim, gente. Eu falei demais porque simplesmente amei esse drama e é muito difícil falar por alto de algo que você verdadeiramente se apaixonou. Espero ter despertado em vocês a vontade de assistir o drama.

Deixem as impressões de vocês abaixo! 

Datteba nee!