Yooo viajantes, como estão?

Mais uma semana chegando ao fim e mais uma viagem do Made in Ásia começando. Dessa vez estreando nova série de matérias! O/ Já é bem comum nas colunas daqui os redatores fazerem uma lista de produtos, personagens e diversas coisas, e para a nova roupagem do MiA, decidi adotar esse tipo de matéria também.

Conheçam o T.O.P. MiA, sim, está escrito certo (fãs de k-pop entenderão :p), e não, não é top, top é feio. Esta série funcionará assim, de tempos em tempos, farei uma lista com animes, mangás, músicas e produtos asiáticos ligados a algum tema em alta e postarei aqui, esta série será bem simples e muitas vezes não trará lendas ou algo do tipo.

E para este seguimento começar com medalha de ouro, nada melhor do que falar de animes de esporte, não é mesmo? Seguindo toda a vibe que o redator Saylon Kaguya deixou no site da Rádio J-Hero, no último mês com matérias sobre esportes das Olímpiadas (sim, eu sei que estou atrasada :v), esta matéria também falará de esportes olímpicos, porém, diferente das matérias já publicadas, esta focará em animes e esportes que não possuem tanta popularidade assim.

Antes de darmos a largada, se vocês quiserem conferir as matérias do Saylon basta clicarem nos links abaixo, ok? 😉

ESPECIAL: Jogos Olímpicos na J-Hero – História e Curiosidades (Parte I)

ESPECIAL: Jogos Olímpicos na J-Hero – Boxe ou Pugilismo (Parte II)

ESPECIAL: Jogos Olímpicos na J-Hero – Futebol em Super Campeões (Parte III)

ESPECIAL: Jogos Olímpicos na J-Hero – Natação e anime Free! (Parte IV)

 

Get set, Ready, Go!

Como já explicado na série especial de matérias sobre a Olimpíada, esta competição surgiu na Grécia Antiga como celebração religiosa em devoção a Zeus. Por muito tempo ela foi realizada na terra do Monte Olimpo somente pelos homens que não haviam cometido algum crime, até que 393 a. C. o imperador Teodósio I proibiu a devoção a deuses e assim acabou com a primeira era dos jogos.

Depois de mais de 1500 anos, o francês Pierre de Frédy, levou a ideia de recriar os jogos olímpicos a uma convenção que tinha a presença de delegados de 13 países e a Grécia aceitou sediar a primeira Olimpíada da Era Moderna em 1896. Nesta participaram cerca de 240 atletas de 14 países competindo em 43 torneios de nove modalidades e dando início a nova era dos jogos que agora une o mundo.

Em 2004 a competição que voltava para sua terra natal (Atenas, Grécia) reuniu atletas de 200 países se tornando o maior evento da humanidade. Bem, agora que fizemos uma pequena viagem pela história, vamos aos animes!

 

Começando com um esporte que possui uma boa popularidade e um anime que também tem se destacado entre os novos animes esportivos. O tênis foi uma das primeiras modalidades da Olimpíada tendo a sua estreia em 1896, porém não ficou por muito tempo, em 1928 na competição de Amsterdã o esporte ficou de fora e só retornou nas Olimpíadas de Seul em 1988 e continua até hoje, agora contando com nomes de grande destaque como as irmãs Selena e Venus Willians, Rafael Nadal e Andy Murray.

À primeira vista o tênis parece ser um esporte fácil, mas se engana quem fica somente com essa primeira impressão. Este precisa de muita atenção, habilidade, boa visão, dedicação e muito, mas muito treino e isso tudo você com o anime Baby Steps.

Publicada como mangá em 2007 na Kodansha’s Weekly Shounen e adaptada para anime em 2014 pelo estúdio Pierrot, a história de Hikaru Katsuki leva ao espectador a trajetória de Maruo Eiichiro no mundo do tênis.

Ei-chan (como Maruo é chamado por seus amigos) é o aluno nota A da escola (por isso também o apelido de Ei-chan, “ei” lembra a pronúncia da letra “a” em inglês), ele vive estudando e fazendo anotações, conseguindo, assim, as maiores notas. Maruo é muito metódico e, um dia, percebeu não se exercitava e que isso estava o afetando, então para acabar com seu sedentarismo ele procura um esporte com o qual ele possa conciliar seus estudos e horários.

Muitos passam por sua cabeça, mas ao ganhar um panfleto de sua mãe falando de uma aula gratuita de tênis num clube da cidade ele decide tentar praticar o esporte. Sua primeira aula é um fracasso, mas ele acaba descobrindo que uma das garotas mais populares de sua escola também pratica tênis e decide dar uma chance ao desporto. Não, ele não vai só por causa da garota, mas também por seu fracasso, sendo zombado até por crianças, sério, foi vergonhosa a primeira aula dele, tanto que ele ganha outra de graça, rs.

Como ele é muito dedicado, Ei-chan passa a praticar tênis por muitas horas, chegando até se desleixar um pouco com seus estudos, mas fica aí a dica de anime. Vale muito a pena seguir os passos deles e aprender várias regras e macetes do esporte. Eu acho que se tivesse uma aula de tênis a mesma coisa que aconteceu com ele aconteceria comigo, rs.

 

Sendo parte das modalidades praticadas em atletismo, o salto em altura masculino está na competição desde o retorno dos Jogos Olímpicos e até hoje esteve presente em todas as edições. O salto feminino começou a participar a partir da Olímpiada de Amsterdã em 1928.

Este foi um dos esportes que mais sofreu alteração em suas regras durante todos esses anos na competição. Após algumas mudanças nas formas de se saltar por cima da barra horizontal, passou-se a utilizar a técnica Fosbury que é utilizada até hoje, onde o atleta ultrapassa a barra saltando de costas para a mesma.

Uma característica deste esporte é a superação de desafios, o que é muito bem explorado no anime Suzuka onde a personagem de mesmo nome está sempre tentando superar suas marcas anteriores. O romance de Kouji Seo foi publicado em 2004 pela Kodansha e possui 18 volumes e em 2005 foi adaptado para anime pelo Estúdio Comet possuindo 26 episódios.

Apesar do nome do anime ser Suzuka e a personagem ter sempre um foco, ela não é a personagem principal, deixando esse cargo para Yamato Akitsuki, um garoto que foi para Tóquio para ter melhores estudos e passa a morar com sua tia numa hospedaria e casa de banho pública feminina. Ele conhece Suzuka durante um treino dela e mais tarde descobre que ela acabou de se mudar para o pensionato onde ele vive.

Diferente de Yamato, a garota se mudou para a cidade porque a escola onde ela estuda agora, que também é onde ele estuda, dá a ela condições de seguir a carreira em atletismo e quem sabe até ganhar medalha na Olimpíada. Sim, eles citam jogos olímpicos no anime como meta de Suzuka. E o mais legal é ver o apoio que as pessoas de lá dão a alunos que se destacam em esportes.

Ah, ao ver Suzuka Asahina praticando Yamato Akitsuki acaba se apaixonando por ela, então muitas vezes o foco não é só o esporte, mas também os relacionamentos, sendo uma ótima dica para quem gosta de animes assim.

 

Participando nas Olímpiadas desde a edição de Tóquio em 1964, o judô masculino ficou fora da competição somente em 1968 na Cidade do México sendo uma das modalidades praticadas até a atualidade nos jogos olímpicos. Já o judô feminino começou na competição de Barcelona em 1992. A título de curiosidade os quatro países maiores campeões desta modalidade são o Japão (), a França (), a Coréia do Sul () e a China ().

As artes marciais, em geral, são muito praticadas na Ásia, sendo até uma referência desses países. Então estas lutas sempre aparecem de alguma forma em animes e mangás, principalmente em shounens. Mas não é o que se trata em Yawara!.

Obra de Naoko Urasawa, Yawara! foi publicado como mangá em 1986 na revista Big Comic Spirits e teve 29 volumes, foi adaptado como filme live-action produzido pelos estúdios Toho Doga e Mycal Group em 1989, e também para anime em 1989 pelos estúdios Madhouse e Kitty Films com 124 episódios no total, além de algumas adaptações para jogos, para vocês verem o sucesso que esse anime foi no Japão.

Yawara é uma colegial que vive com seu avô, um grande lutador de judô, desde pequena ela tem aulas e treinamentos em torno da luta, pois o sonho de seu avô é torna-la a primeira campeã de judô nas Olimpíadas. Sim, ele faz planos e vive no pé dela, para que ela seja descoberta somente na hora certa.

No entanto há um problema, ela é uma adolescente, e neste momento quer viver a sua própria vida, o que quer dizer ficar longe do esporte, porém a vida lhe prepara uma surpresa e ela não consegue escapar do judô tão fácil assim.

Uma coisa legal em mangás e animes de esporte é destaque de personagens femininas. Nos animes citados anteriormente, embora as meninas não serem as personagens principais elas são fortes e a inspiração dos meninos de chegarem em lugares mais alto (em Suzuka literalmente :v). E agora temos uma personagem feminina como protagonista num esporte sempre lembrado por homens. Então fica a dica para quem gosta de girl power, e muito power neste caso.

 

…Chegada

A nossa viagem de hoje está chegando ao fim…

Espero que tenham gostado desta pequena lista, e deixem aí nos comentários, quais os animes esportivos que vocês mais gostam? E quais listas vocês gostariam de ver por aqui? Ah, comentem também se gostaram deste formato e o que pode ser alterado. <3

 Até a próxima matéria. O/