"Jack fora um homem bem-sucedido, tinha uma família maravilhosa que era vista como exemplo de família perfeita, porém isso foi interrompido por um período ruim, Jack perdeu seu emprego e não conseguia arrumar outro pois o país passava por tempos difíceis, deixando Jack desesperado, sua mulher o largou e levou seus filhos com ela. Jack ficou sozinho. Certa noite ele estava assistindo TV quando uma voz em sua cabeça disse – Vamos Jack estou te esperando, nada te prende a este mundo, venha comigo, você sabe o que fazer – Ele já havia escutado essa voz algumas vezes, desta vez ele não hesitou, pegou a corda do balanço de seu filho que um dia servira para proporcionar momentos de diversão. Agora ele usava esta mesma corda para dar fim a uma vida de tristeza e agonia, se matando em seu próprio quarto enforcado."

 

Bom amigos, já vimos sobre Ninjas e descobrimos sobre o obscuro mundo dos piratas, agora está na hora de vasculhar de onde vem a inspiração para as criaturas sobrenaturais que mais aparecem nos animes (Ou uma das que mais aparecem).  Uma coisa é você temer um monstro na qual você vê e conhece sua forma, sabe onde ele está, onde vai atacar e os locais que tem que evitar para ficar longe dessas criaturas. Porém um Shinigami é diferente, sua forma é irreconhecível, são mais de 200 anos de histórias de shinigamis e nunca foi dita exatamente como é a sua forma, uns acreditam que tem forma humana, outros acham que sua forma é a de uma caveira com uma capa preta segurando uma foice. Bom independente de sua forma o que importa é o que ela faz, Shinigamis não tem cadernos muito menos espadas. Eles não precisam disso, pois sua especialidade é possuir as pessoas ou incita-las a cometer suicídio, o mais comum enforcamento. Mas vamos descobrir mais sobre eles.

Shinigami quer dizer Deus da morte ou espírito da morte. É um termo muito comum usado no Japão para descrever entidades sobrenaturais presente em sua mitologia. Essas entidades “convidam” os seres humanos ou induzem a cometer suicídio. No ocidente são confundidas com a entidade Morte que põe fim a vida de uma pessoa, extinguindo sua existência da terra e levando suas almas para outro mundo.

 

Shinigami na Religião

No budismo (Religião comum do oriente) há uma entidade chamada de Mrtyu-mara que é a personificação da tentação e muitas vezes associadas ao demônio Mara, uma entidade que provoca o desejo de cometer suicídio. Reza a lenda que quem for possuído por esta entidade e estiver desamparado seria incitado a cometer suicídio. Já nosso “querido” Shinigami surge como uma explicação para o ato intencional de matar a si mesmo ou é caracterizado como o demônio que determina o tempo da morte de cada indivíduo (Assim como Ryuk em Death Note).

Uma curiosidade: no xintoísmo Izanami (Na qual já escrevemos uma matéria sobre) concedeu a morte para os homens, sendo considerada como um shinigami.

 

Shinigami clássico

Bom que os Shinigamis possuem as pessoas isso já ficou bem claro, e eles foram citados na literatura no período Edo, em Eho Hyaku Monogatari de Tenpo, surgiu uma história intitulada “Shinigami” porém nesta história ele aparece como o espirito mal intencionado de uma pessoa já morta que possuía outras pessoas e as conduziam a lugares afastados e ali cometeriam suicídio, isso acontecerá várias vezes desta forma muitas pessoas morrendo no mesmo lugar.

Não vou ficar explicando detalhadamente sobre essa entidade em todos os períodos, pois ela sempre aparece com o intuito de possuir uma pessoa e leva-la a cometer suicido. Isto ficou muito distante dos Shinigamis que estamos acostumados a ver nos animes como Death Note, Soul Eater, Bleach entre vários outros que tentam dar uma versão para esse demônio, mas uma coisa é certa, se eles existirem mesmo não podemos brincar de maneira nenhuma com ela, pois ao longo da história descobrimos que muitas pessoas morreram por causa delas.

E aí você acredita nessas lendas? Ou acha que é mais uma história para assustar criancinhas?

A lenda foi contada basta agora você decidir se acredita ou não. Bom ficamos por aqui com mais uma matéria, espero que vocês tenham gostado e até a próxima.