(Antes de começar alguns adendos)

Ola meus queridos otakus curiosos, hoje começa uma série que explicará nos mínimos detalhes as lendas que envolvem os animes e mangás. Esta coluna funcionará da seguinte forma: primeiro eu contarei a lenda que se encontra nos livros sagrados japoneses OKOJIKI e o outro NIHONSHOKI, logo depois na postagem seguinte será contado em que animes e mangás as lendas estão introduzidas.

Vamos começar do começo!

Contando como foi criado o mundo e principalmente as ilhas do Japão, temos que levar em conta que quando os livros sagrados foram escritos eram outros tempos, onde muitas coisas são totalmente diferentes para a nossa realidade, digo isso, pois as mulheres há muitos e muitos anos tinham que ser submissas ao homem em questão de respeito às leis e tradições da época que colocava como obrigação.

E sabemos que nos tempos de hoje estamos todos juntos mudando essas questões sociais, onde estamos tentando viver em um mundo igualitário para todos, onde todos têm a mesma chance de sucesso ou de ser feliz. Dito tudo isso vamos para o principal assunto desta linda e maravilhosa coluna, então Let’s go.

 

Como tudo começou

Milhares de anos atrás, antes mesmo de ser criado o Orkut ou o MSN, antes mesmo de haver internet ou televisão, antes mesmo dos dinossauros, não havia nada apenas uma massa viscosa no oceano do caos, desta massa emergiu 3 divindades, a primeira chamada Kuni-toko-tacha (traduzindo, eternamente deitado no céu) e também um macho e uma fêmea, e o nome deles você irá conhecer rapidinho, eles se chamavam Izanagi ( homem que convida) e Izanami (mulher que convida), ao contrário que muitos acham, nenhum era um super herói ou um ninja com poderes oculares muito forte, não eles eram simplesmente deuses (Ou seja, eram muito mais forte que qualquer super por aí).

Esta trindade (Acho que em algum outro mito sobre a criação do mundo há uma trindade também, coincidência?) deu origem a outros deuses e deusas, e todos moravam felizes no paraíso celestial chamado Takaamahara, mas as teorias da conspiração indicam que este paraíso que os deuses viviam era a ilha de Kyushu ou até mesmo o Monte Fuji.

Mas as coisas estavam muito paradas no mundo dos deuses supremos, desta forma Izanagi e Izanami foram escolhidos para povoar o reino de Izumo (Terra – Japão). O casal divino criou uma ponte flutuante que em algumas versões da história dizem que é o arco-íris, esta ponte os levava até o enorme oceano. Olhando para vasta imensidão de água eles se perguntaram se existia algo naquela confusão, Izanagi muito curioso (Assim como vários homens) usou sua lança para agitar as águas, assim que tirou sua lança do oceano, uma gota caiu e se solidificou formando a ilha Onokoro (a que seca sozinha).

 

Izanagi e Izanami uma história de amor complicada

Apesar de serem irmãos, ambos decidiram se tornar marido e mulher (Olha o incesto rolando aí). Por mais que fossem deuses, eles aprenderam o que é amar observando duas aves que se tratavam com muito carinho, essas aves são chamadas de Alvéolas ou Lavadeiras, que são associadas ao casal divino até os dias de hoje.

Izanagi e Izanami decidiram morar na ilha recém criada de Onokoro, e ali criaram uma enorme coluna sagrada, e para criar mais terras fizeram um ritual, onde ambos contornavam a coluna, sendo que Izanagi ia para a direita e Izanami indo para a esquerda, desta forma unindo-os como marido e mulher. Quando eles terminaram de contornar a coluna sagrada Izanami (Mulher) falou primeiro “Que prazer encontrar tão formosa e jovem terra” sendo um elogio a seu companheiro, logo depois Izanagi (Homem) disse “Que prazer encontrar tão linda criação” – Esta cerimônia unindo-os pode ser vista como a primeira cerimônia de casamento.

Porém desta união não nasceram boas criaturas. O primeiro filho que nasceu foi um monstro com a aparência de uma anêmona do mar, recusaram ter este monstro como filho e o jogaram no fundo do mar, o segundo filho foi à ilha de Awa, que também o casal de deuses não o queriam como filho. Intrigado com o acontecimento, foram questionar para os deuses o porquê que eles haviam sido castigados, tendo crias tão horríveis.

Os deuses explicaram que eles haviam feito a cerimônia de uma forma incorreta onde quem deveria ter falado primeiro, ou quem deveria ter tomado a iniciativa era Izanagi e não Izanami (Pois no Japão antigo, as mulheres só falavam depois dos homens e só andavam atrás dos companheiros em sinal de completa submissão).

Izanagi e Izanami refizeram o ritual desta vez da maneira correta. E com isso nasceram novos filhos como, por exemplo, as montanhas, as árvores, ervas, quedas de água e o vento, assim completando a criação do Japão.

(Essa imagem é uma das formas que representa o deus Kagutschuchi (Fogo))

 

Morte e Traição dos deuses

O ultimo filho a nascer foi Kagutschuchi (Deus do Fogo) que por ser fogo era tão ardente que acabou por queimar Izanami. A deusa não suportando tremenda dor, decidiu partir para a terra de Yomi (reino dos mortos), antes de partir prometeu a seu companheiro que iria retornar.

Passado muito tempo desde a partida de Izanami, Izanagi desesperado pela demora de sua amada esposa, decidiu ir atrás dela até o reino dos mortos. Chegando lá encontrou-se com sua esposa, porém ela estava mudada, pois o pior aconteceu: ela comeu da fruta de Yomi e não queria mais sair daquele lugar.

Izanagi insistiu, e sua amada disse que iria falar com o Deus do Yomi a contento do marido, mas fez um único pedido, queele não a olhasse de perto. Mas como homem é teimoso ele pegou um dente de seu pente e o acendeu e a figura que viu foi a mais horrível que ele havia visto em toda sua vida, sua deusa, sua linda mulher na qual ele amava muito estava cheia de vermes se contorcendo em seu corpo e várias serpentes em volta. Sentindo-se traída ela mandou as Oito mulheres horrendas o matarem. Izanagi lutou bravamente e fugiu dos monstros, mas os demônios eram muito rápidos e estavam quase o alcançando, muito esperto ele atirou três pêssegos para distrair os demônios e funcionou, assim Izanagi conseguiu fugir e trancar a porta de Yomi com uma enorme pedra.

Magoado e irritado, e considerando que havia sido traído por sua esposa, ele decide por terminar seu casamento e foi se banhar nas águas sagradas (Aí acontece o primeiro divórcio do mundo). Quando Izanagi se banhou deu origem a 3 novos Deuses, chamados Tsukuyomi (Encarnação da Lua), Amaterasu (Encarnação do Sol) e Susanoo (Encarnação do Mar).

Bom meus queridos otakus, se encerra agora o mito da criação, e o que aconteceu com os três novos deuses, vocês saberão em breve, então não percam as matérias de Legends of Kurama.