Público do evento. Foto: Fany-Chan.

 

Por Redatora Fany-Chan

Ocorreu durante os dias 27 e 28 de janeiro em Patos de Minas (Minas Gerais) a 6ª edição do NerdProject, evento que é realizado desde 2012 e busca unir fãs de RPG, nerds/geekers, otakus, gamers e agora kpoppers também. Com a presença de pessoas das cidades mineiras Patrocínio, Presidente Olegário e Varjão de Minas (além de Patos de Minas, é claro) e palestrantes de Belo Horizonte, Uberaba e Florianópolis, o evento contou com mais de vinte horas de atividades e animou o fim de semana de quem foi.

Este ano o evento teve um assunto principal e que foi abordado nas principais palestras, “Como transformar seu hobby em profissão” e contou com a presença de feras da área de desenvolvimento como o Juliano Cristian, Community Leader da Amazon Web Services e Twich Games, grandes empresas que apóiam desenvolvedores de games e inovações tecnológicas em todo o mundo, e do Filipe Faria representando a Associação Mineira de Jogos e a Startup Gamelyst, tornando o NerdProject uma grande porta de entrada para desenvolvedores de jogos e startups no mercado.

Durante sua palestra, Juliano Cristian confessou que conversou com alguns desenvolvedores durante o evento e vai ajuda-los na produção de seus produtos e ainda apresentou aos presentes a plataforma gratuita de criação de jogos da Amazon, a Lumberyard. Logo depois de sua palestra ele ainda continuou no palco e participou junto com o Felipe Alvarenga, um dos idealizadores e organizadores do evento, o Filipe Faria e a Paula Teixeira, mestre em Administração Estratégica e pesquisadora em Gamificação Empresarial, da mesa redonda sobre hobbies e profissões que provocou debates importantes entre os presentes.

 

Mesa redonda sobre como transformar seu hobby em profissão. Foto: Fany-Chan.

 

No primeiro dia de evento ainda tivemos diversas mesas de RPG com temáticas variadas, jogos de tabuleiro, muito Just Dance e jogos eletrônicos com direito até a um Super Nintendo. Além disso, ocorreram palestras sobre narrativas, intercâmbios e gameficação, sem falar do Painel K-Pop que fez todos os presentes pagarem micos e do Swordplay que fez muita gente suar a camisa. Á noite, como última atração do dia ocorreu o LARP (Live Action Role Play) de Vampiro: O Réquiem que dessa vez trouxe a temática de cassino que ajudou pessoas que nunca participaram do Live Action entrarem na brincadeira e vivenciarem a experiência de estarem no mundo fantasioso de Vampiro: O Réquiem.

Já no segundo dia, o evento contou com muitas outras mesas de RPG, mais jogos eletrônicos e dessa vez campeonatos! Sim, ocorreram campeonatos de Yu-Gi-Oh! e de Magic que já são figurinhas carimbadas da casa e pela primeira vez, o evento contou com a final do Campeonato de Xadrez organizado pela Liga de Xadrez do Alto Paranaíba. Além disso, durante todo o evento ocorreu a terceira edição da ExpoNerd, onde artistas nerds tiveram a possibilidade de divulgarem seu trabalho e apresentarem artes que muitas vezes não possuem espaço em "exposições convencionais".

Para animar a tarde do pessoal foram realizadas mais palestras, um bate papo entre seriadores que indicaram diversas séries e ainda comentaram as séries vencedoras da premiação feita no grupo do evento, mais Swordplay e um bate papo entre as pessoas que queriam aprender um pouco mais sobre arco e flecha. E para finalizar o evento de forma inesquecível, foi realizada a Gincana Medieval do NerdProject que levou diversas atividades com essa temática.

 

Pessoal se preparando para a Gincana Medieval. Foto: Fany-Chan.

 

O Felipe Alvarenga, se mostrou bem orgulhoso e afirmou que as expectativas dos organizadores foram superadas, “todos os anos quando nós olhamos para o pessoal dentro do evento se divertindo e observando a programação para não perder nenhum detalhe, nós sentimos que nossas expectativas e nosso planejamento deram certo. Esta edição mais uma vez saímos muito felizes com o resultado do evento e temos recebido muitos comentários do pessoal elogiando esta edição. Sem dúvidas isso nos enche de orgulho!”, relatou.

E ele ainda informou que a próxima edição já está sendo trabalhada e será ainda mais épica, “Nós estamos com muitos planos para a próxima edição. Depois do fim deste nosso último evento recebemos muitos pedidos e sugestões do que acrescentarmos na próxima Maratona, então precisamos colocar os pés no chão e avaliar o que realmente acrescentará para todos os participantes. Sempre tomamos muito cuidado para trazer itens que vão divertir e também ensinar alguma coisa a todos, acredito que o NerdProject agora está com parceiros incríveis, o que está nos permitindo sonhar grande, mas precisamos fazer nossas escolhas de forma consciente para mais uma vez prepararmos um evento incrível para todos.”, concluiu.

 

Entrega das doações de alimentos feitas na portaria do evento ao Lar de Idosos Erípedes Barsanulfo, de Patos de Minas. Foto: Arquivo Pessoal/ NerdProject.

 

Para o agrônomo e viciado em Dragon Ball, Bruno Batista, a experiência vivida na sua primeira ida ao evento foi bem divertida. Ele contou que pensava ser um evento de porte maior, mas a organização e as atividades realizadas foram bem aceitas por ele. O que também foi compartilhado pelo escritor Marcos Paulo, que dividiu no grupo do evento a sua opinião, “foi minha primeira vez (não acredito que não conheci antes, rs), e definitivamente voltarei mais vezes. Meu foco foi jogar pela primeira vez RPG de mesa e já estou apaixonado pelo jogo. Curti todas as coisas que participei e conheci uma galera bacana também. Eu tive uma expectativa que foi correspondida: ganhei muita inspiração para continuar escrevendo meu livro de fantasia, e tive até ideias novas enquanto curtia o evento. Estou até pensando num dia criar um sistema de RPG baseado no universo do meu livro”, avaliou.

 

 

Considerações Finais

Agora chegou a hora de eu dar os meus pitacos sobre o evento, um pouco questionáveis já que dessa vez participei da organização, mas tentarei ser ao máximo imparcial. :p O evento em geral foi bem divertido, conheci pessoas incríveis e encontramos mais kpoppers… O/ Os ambientes estavam limpinhos, os alimentos e bebidas oferecidos pela lanchonete estavam com preços acessíveis apesar de não possuir muitas opções. :/

Dessa vez os locais estavam bem separados e, por exemplo, o espaço de jogos não atrapalhou quem estava querendo participar das palestras e o espaço para o Swordplay/ tiro com arco e flechas também foi bem escolhido, apesar de que a chuva resolveu vir com tudo no sábado e atrapalhou um pouco as brincadeiras.

No mais, agradeço ao Felipe Alvarenga que permitiu mais uma vez a participação da Rádio J-Hero na cobertura e parabenizo todos da organização que fizeram deste um evento épico! E que venham mais NerdProjects!

Agora fiquem com algumas fotinhas que tirei por lá: