A J-Hero já fez uma matéria sobre como é comemorado o Natal e o Ano Novo no Japão, destacando as suas curiosidades, então já que um novo ano se inicia, que tal falarmos um pouco mais sobre o Ano Novo Japonês?
 


Como todos já sabem, o Ano Novo Japonês é muito diferente do nosso e bem mais repleto de tradições. No calendário nipônico é uma das datas consideradas mais sagradas para os japoneses, começando pelo dia 01 de janeiro, a comemoração dura três dias e o comércio só volta a abrir a partir do quarto dia. Chamado de Oshougatsu, o ano novo no Japão é preparado com rituais feitos antes, durante e até depois, cheio de brincadeiras, jogos, decorações, etc.


Tudo começa com aquela faxina completa em casa, chamada de Oosōji, é considerada uma tradição milenar, pois não só limpa o ambiente, como também purifica-o para o receber o novo ano que se inicia, geralmente é iniciada alguns dias antes do término do ano por etapas.


Com um sentido espiritual, os japoneses não só fazem essa limpeza em casa, mas também no trabalho onde os funcionários são convocados para limparem seu ambiente de trabalho renovando-o para o novo ciclo que irá se iniciar (os templos, obviamente, também não fogem à essa faxina e os monges também se juntam para deixarem tudo em ordem e bem limpo).
 


Depois há também uma cerimônia chamada Joya no Kane, onde os japoneses vão aos templos assistir as 108 badaladas dos sinos e a última é tocada exatamente à zero hora do ano novo.


Esse ritual significa, no budismo, os 108 pecados que existem no ser humano (o ritual não é aderido apenas pelos budistas) e afasta-os a cada toque. Tudo isso para podermos saudar o novo ano que se inicia purificados em alma.
 


Agora vamos para a parte mais deliciosa do Oshougatsu mostrando os pratos típicos que os japoneses preparam para saborear. Conhecida por Osechi-ryori, a refeição do ano novo japonês é um banquete feito antecipadamente para durar os três dias de comemoração, já que é proibido trabalhar durante esse período, com diversos pratos que simbolizam sorte ou saúde como: Ozooni.


Uma sopa feita à base de mochi e outros ingredientes, ela é tida como o prato principal que simboliza a sorte e a graça que os deuses nos trazem e se consome no primeiro dia do ano novo (dizem que esse prato guarda o espírito do arroz);
 


Toshikoshi Soba, um macarrão feito com trigo sarraceno que lembra os cabelos brancos e as barbas dos deuses eternos, esse prato simboliza a longevidade e consumido no último dia do ano.


Otosô, esse é um saquê doce servido pela manhã, simboliza vida longa e saúde. Todos esses pratos são dispostos em uma caixa de madeira chamada Juubako.
 


Dois outros costumes japoneses de ano novo são: Hatsumode e Hatsuhinode. No primeiro temos a primeira visita ao templo feita após à meia-noite do primeiro dia do mês de janeiro onde os japoneses fazem suas orações pedindo felicidade e saúde no novo ano que se inicia. Geralmente esses pedidos são feitos da seguinte forma: compra-se novos amuletos, chamados de Omamori, e substituem no lugar dos antigos que são queimados.


O segundo trata-se de um ritual onde as pessoas se reúnem para ver o primeiro nascer do sol, todos acordam bem cedo no primeiro dia do ano e vão para locais onde a vista é perfeita para não perder o acontecimento, celebrarem o novo ano e fazerem orações pedindo prosperidade e alegria.


Tudo porque a religião Xintoísta considera o sol, o deus mais importante de todo o universo, como foi a partir desta crença que surgiu a tradição, os templos xintoístas amanhecem repleto por uma multidão que vão atrás de mais pedidos.
 


Trazendo para finalizar, uma decoração típica do Oshougatsu chamada Kadomatsu que consistem em ser um arranjo feito por bambus e folhas de matsu e é colocado em frente das casas em pares com o intuito de atrair do deus da colheita e trazer boa sorte e são considerados “lares temporários” dos deuses.


Alem de também simbolizar longevidade e alegria. São postos desde o dia depois do natal até o dia 07 de janeiro, sendo queimados após o dia 15 para apaziguar e libertar os deuses.
 


Agora percebemos que a cultura japonesa tem tradições tão interessantes quanto pensavamos e até o ano novo é repleto de costumes diferentes onde cada um possui um significado religioso e único.


Vale lembrar também que apenas especificamos poucos entre várias tradições que os japoneses possuem. A J-Hero deseja um Oshougatsu minna-san, pois as festividades ainda não acabaram ou em língua: Feliz Ano Novo galera!