Todos já devem ter visto um pouquinho sobre o Ano Novo japonês em algum anime ou live action. Agora vão descobrir algumas curiosidades sobre essa data tão importante.


Para receber o Ano Novo a casa deve estar bem limpinha. E logo que começa dezembro todos os moradores são recrutados para fazer uma mega faxina, para retirar as impurezas acumuladas e para renovar as energias. Depois da limpeza é hora de decorar a casa para receber os bons espíritos e afastar os maus.


Na entrada é colocado um par de Kadomatsu, um arranjo de ramos de pinheiro e bambu que traz boa sorte. E com papel é confeccionado o Heisoku, um amuleto especialmente feito pelos homens da casa, pois a deusa Amaterasu, a quem é dedicado é muito ciumenta. Para finalizar a decoração é colocado nos cantos da sala principal um arranjo de flores.
 


Uma das principais atividades é visitar os templos para pedir a proteção divina. na noite do dia 31 de dezembro, os templos budistas ficam lotados para a cerimonia de 108 badaladas para afastar os 108 desejos mundanos, e a última badalada acontece exatamente no momento da virada.


Várias brincadeiras se tornaram tradições de Ano Novo entre as crianças japonesas como: empinar Pipa, jogar Pião, jogar Peteca com uma espécie de raquete, jogar Cartas como o Hyakunin Isshu,  um tipo de jogo da memória que envolve 100 poemas do século XIII. Temos também o Fukuwarai (um primo distante da cabra cega) em que uma pessoa vendada tem de terminar o desenho de um rosto.


Os Japoneses costumam acordar cedo no primeiro dia do ano, bem diferente de nós. Para poder ver o primeiro nascer do sol e orar por alegria e prosperidade, é chamado de Hatsuhinode. E os templos Xistoístas são invadidos por multidões que vão pedir saúde, felicidade e ver a sorte.


Uma tradição que achei muito interessante é a seguinte: o Ano Novo é considerado uma época de agradecimentos. E as pessoas tem o costume de dar presente a conhecidos, professores, parentes e outros. A maioria dos presentes são sacolas com Bebidas (de refrigerante a licores caros) ou Alimentos (algas, conservas e outros). Será que eu consigo fazer esse costume ser aceito lá em casa? Imagina ganhar presente no Natal e no Ano Novo.


Espero que tenham gostado e desejo a todos os leitores e ouvintes um próspero Ano Novo, repleto de bons momentos, felicidades e muita Rádio J-Hero!