Menina Kushina de volta aqui e dessa vez resolvi falar de um dorama coreano (assunto que eu não abordo na coluna tem um bom tempo). E sabe o que é pior sobre essa zebra? Nunca falo sobre doramas ou animes incompletos porque eu detesto ficar na ansiedade pelo capítulo seguinte mas dessa vez não deu para evitar.

Miss Hamurabi é o nome do dorama obra de arte que me fez quebrar os meus protocolos e assistir algo em andamento. O motivo para ter feito isso? Os vídeos teasers que uma certa empresa de streaming de doramas (“aga nóis) liberou no Facebook mostraram bem a temática do dorama e não deu para resistir.

O elenco principal de Miss Hamurabi conta com a fofíssima Go Ara, já conhecida por seus papéis em inúmeros doramas como Repply 1994, You’re All Surrounded, Hwarang e Black. O talento da moça é tamanho que ela não se contenta em apenas atuar em filmes e séries, como também fez diversas aparições em MV’s de K-pop e gravou músicas para o Original Sound Track do filme Papa no qual ela atuou em 2012 e a música “Start” do dorama Repply 1994 também é dela.

Como não poderíamos fugir do clichê de casal temos o protagonista masculino que é interpretado por ninguém menos do que Kim Myung Soo, o L do Infinite. Além de seu evidente talento musical o rapaz vem atuando em doramas, web dramas e séries especiais desde 2011. Posso destacar do trabalho de atuação do L a participação que ele fez em Master’s Sun, onde ele interpretou o protagonista quando jovem e também sua atuação em Shut Up Flower Boy Band.

Fechando o trio de protagonistas de Miss Hamurabi temos o incrivelmente talentoso e conhecido Sung Dong Il que é famoso por ser um rosto com o qual sempre damos de cara nos doramas. A maior parte das vezes ele é aquele ajusshi que faz parte do núcleo mais cômico dos doramas, então dificilmente você não se lembre dele caso costume assistir doramas coreanos.

Os três que citei individualmente são os personagens mais importantes para o desenrolar da trama de Miss Hamurabi. A personagem de Go Ara (Park Cha Oh Reum) é uma jovem juíza muito idealista que não suporta se deparar com injustiças e sempre procura lutar contra elas. Em contrapartida o personagem do L (Im Ba Reum) é um juiz ainda jovem, mas relativamente amargurado com a vida e as pessoas e que acredita que a lei tem que ser aplicada ao pé da letra e que procura nunca envolver seu coração nas decisões. Já o personagem do nosso tio Sung Dong Il (Han Se Sang) é o juiz mais velho do juizado onde trabalham e ele busca conduzir e ensinar os mais jovens para que trilhem um bom caminho profissional.

O ponto que tornou Miss Hamurabi um dorama de destaque até mesmo para quem não é adepto do mundo dos doramas foi a forma como a personagem Park Cha Oh Reum reage a situações de machismo e sexismo que ela presencia ou das quais é vítima. É mais do que necessário mostrar o quanto a sociedade ainda precisa evoluir para que homens e mulheres tenham real tratamento igualitário na sociedade, e abordar isso em um país como a Coreia do Sul é algo para ser aplaudido de pé.

Teaser de lançamento

 

Park Cha Oh Reum costuma ser extremamente sarcástica e irônica em sua forma de literalmente se vingar das situações absurdas que presencia. Cada cena que ela age é um tapa na cara do sexismo e é até possível que ela dê um tapa na sua cara caso sua mente seja tão fechada como a de um ajusshi coreano.

Cena onde Park Cha Oh Reum salva uma jovem de um assediador de forma inusitada

 

O dorama se desenvolve em volta do cotidiano de trabalho dos três juízes que citamos aqui e mostra a forma como eles terão que lidar com as situações enquanto buscam pela justiça literalmente. Em meio a muito humor ácido (se você é machista de alguma forma talvez você reflita sobre seus pensamentos e atitudes), aquelas pitadas de romance ocasionais e um certo drama existencial inerente ao trabalho de juiz a trama do dorama se desenrola.

Miss Hamurabi ainda está em lançamento na Coreia, mas realmente recomendo que vocês procurem e assistam o dorama, porque ele traz para o cenário assuntos que devem ser debatidos além de ser um belo entretenimento.

Kushina se despede por hora. Nos encontraremos em breve!