Se o ano de 2016 está sendo um ano conturbado em vário setores da nossa vida social uma coisa devemos ter certeza: Makoto Shinkai nos deu um motivo para ficar feliz. Seu filme Kimi No Na Wa (Your Name) é uma das coisas mais belas que você vai ver na vida.

Este redator que vos fala está se recuperando da porrada cinematrográfica que a película é para poder analisá-la aqui na Rádio J-Hero. Antes uma notícia já esperada: Kimi No Na Wa está pré-indicado ao Oscar 2017 na categoria Filme de Animação.

Após 77 dias de exibição (pouco mais de 12 semanas em cartaz) a película que distribuída pela Funimation está cogitada a concorrer ao prêmio mais cobicado da 7ª Arte Mundial. Já foram pré-indicado também Moana (Disney), Zootopia (Disney), Kungu-Fu Panda 3 (DreamWorks), Kubo e as Cordas Mágicas (Laika Entertaiment), Procurando Dory (Disney) e The Red Turtle (Studio Ghibli / Why Not Productions) um concorrente também japonês em parceria com um estúdio francês.

Destes apenas cinco serão indicados a concorrer a estatueta e a disputa para 2017 já se apresenta como a melhor de todas em anos.

No Japão, o filme de Makoto Shinkai já está prestes a ultrapassar as bilheterias de Princesa Mononoke e O Castelo Animado, ambos do mestre Hayao Miyazaki, que estão em segundo e terceiro lugar respectivamente. O primeiro lugar entre os filmes de animação no cinema japonês ainda pertence a A Viagem de Chihiro, também de Hayao Miyazaki. Até o mês de dezembro ele pode alcançar a segunda colação com facilidade.

Confira como está o quadro no momento:

1. A Viagem de Chihiro (30,1 bilhões de yens)

2. O Castelo Animado (19,6 bilhões de yens)

3. Princesa Mononoke (19,3 bilhões de yens)

4. Kimi No Na Wa/Your Name (17,9 bilhões de yens)

 

Caso consiga passar para a disputa real, Makoto Shinkai e seu filme se tornam os primeiros criador e produção que não são do Studio Ghibli a serem indicados ao Oscar.

 

 

Vale lembrar que o Japão já teve cinco indicações ao Oscar na categoria melhor Filme de Animação. O mais recente foi Memórias de Marnie (Oscar 2016) de Hiromasa Yonebayashi; antes disso tivemos: O Conto da Princesa Kaguya (Oscar 2015) de Isao Takahata e mais três filmes de Hayao Miyazaki – Vidas ao Vento (Oscar 2014), O Castelo Animado (Oscar 2006) e A Viagem de Chihiro (Oscar 2003) grande e único vencedor japonês na categoria.

As críticas que já davam conta de um Makoto Shinkai substituto de Hayao Miyazaki embora sejam exageradas vems e concretizando. Desde 1999 atuando com roteirização e direção de filmes, o japonês só conseguiu o ápice de seu trabalho em 2016 com este filme que já é considerado sua obra-prima.

A indicação ao Oscar será um sucesso e uma possível vitória… A disputa inclui dois filmes japoneses. Se os dois passarem (coisa muito diíficl de acontecer) será algo inédito e alimenta mais ainda a intensidade da produção japonesa de cinema de animação em pensar fora da caixa e visar o Ocidente.

Eu estou torcendo. E vocês?