Vamos para nossa quinta e penúltima parte do especial Jogos Olímpicos na J-Hero! Encerrando nosso giro sobre esportes falando sobre dois dos maiores fenômenos dos esportes coletivos e de quadra: o basquete e o vôlei.

Antes vamos relambrar do que já falamos:

1. História e Curiosidades (Parte I)

2. Boxe ou Pugilismo (Parte II)

3. Futebol em Super Campões (Parte III)

4. Natação e anime Free!

 

Os esportes de quadra são as modalidades esportivas mais praticadas desde a infância no mundo inteiro. No Brasil só perdem para o futebol pela postura de cultura nacional a partir das peladas de várzea. Mas na escola, o primeiro contato com a quadra ocorre e conhecemos o futsal (que não é modalidade olímpica), o handebol (não muito praticado), o basquete e o vôlei que tem seu nome escrito na história por grandes conquistas, grandes times e grandes jogadores.

O Basquete é jogado por duas equipes de 5 atletas que disputam por uma bola laranja em fundamentos como passes, dribles e arremessos visando atravessar um aro metálico elevado ao solo a fim de marcar pontos que podem ser de 3 (fora do garrafão), 2 (dentro do garrafão) e 1 (tiro livre direto) jogados em 4 momentos de 20 minutos onde a equipe com mais pontos vence. Desde 1936 em Berlim (ALE) é uma prática olímpica. Seu maior vencedor é o Estados Unidos com 13 ouros (e o 14º já encaminhado na Rio 2016). O Brasil já conseguiu o bronze três vezes.

No feminino, o Brasil tem uma memorável prata em 1996 (Atlanta/EUA) com o time que consagrou Hortência Marcari, a Rainha do Basquete.

Já o Vôlei é um esporte disputado entre duas equipes de seis jogadores em funções distintas (armador, levantador, defensor, líbero etc.) Jogado em uma disputa de sets onde o vencedor de 3 deles leva a partida, as equipes se revezam em ataque e defesa em busca de colocar a bola no chão de quadra do adversário até alcançar 25 pontos.

Jogado oficialmente à primeira vez em 1964 nos Jogos Olímpicos de Tóquio (JAP) o esporte é o que tem os vencedores mais equilibrados da história. Depois do futebol, o vôlei é considerado o esporte mais popular do mundo. No quadro geral (masculino e feminino) de medalhas Brasil e Japão figuram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, como os maiores campeões. Em primeiro segue a extinta União Soviética (URSS).

Das quadras para os Animes…

Basquete e Vôlei são tradicionalmente esportes amados pelos japoneses devido ao bom empenho de suas seleções nacionais tanto no masculino como o feminino em torneios mundiais e nas Olimpíadas. Tanto que no segmento dos anime sport cada um tem seu espaço garantido e com grande sucesso.

a) VÔLEI:

O Volêi tem dois animes onde é tema principal. O primeiro deles é Attack No. 1, que pode ser considerado (junto de Ashita no Joe) como um dos primeiros mangás/animes do gênero já feitos no Japão. Iniciado em 1968 como um mangá de autoria de Chikako Urano, Attack No. 1 conta a história de Kozue Ayuhara, uma menina que ao mudar de escola passa a integrar o time de vôlei local e conviver com os dilemas da vida de esportista: cobranças, vitórias, derrotas, amores e amizade.

A autora do mangá, Chikako Urano, é um dos grandes nomes do shoujo mangá japonês  e fez a proposta da série numa tentativa de quebrar o preconceito existente nas "histórias para meninas" e também para homenagear a seleção feminina de vôlei japonês, que em 1964 havia se sagrado campeão olímpica.

Adaptada para televisão em 104 episódios entre 1968-1971 a série não só foi um passo para a popularização do shoujo mangá (junto do clássico A Rosa de Versalhes) como difundiu o esporte na juventude japonesa e mundial. Attack No. 1 foi exibido em países como França, Alemanha e Itália pelo seu grande sucesso. A série ainda conta com 4 filmes produzidos pela Toho Animation.

O outro anime sport com temática voltada ao vôlei é o recente Haikyuu!! de Haruichi Furudate. Originado do mangá homônimo estreante em 2012, o anime – que veio ao ar em 2014 – conta duas temporadas e uma terceira prevista para outubro. O sucesso de Haikyuu reascende a paixão japonesa pelo esporte a partir das aventuras de Shoyo Hinata e os atletas do Karasuno Highschool. Com elementos de shonnen e comédia a série é a pedida certa em termos de adrenalina.

 

b) BASQUETE:

Também dividio entre um clássico e um recente o basquete é outro grande esporte aos olhos japoneses. Atualmente a prática é lembrada pelo sucesso do mangá Kuroko no Basket de Tadoshi Fujimaki entre 2008-2014.  Com um enredo fascinante vemos amigos de um time lendário de basquete escolar se reencontrarem em quadra só que dessa vez como adversários. Sob o olhar de Kuroko Tetsuya somos apresentados ao universo do basquete que envolve disputas e muita marra.

O anime veio ainda em 2012 devido ao sucesso do mangá e conta com 3 temporadas, 3 filmes e um novo longa-metragem para 2017.

Mas muito antes de Kuroko no Basket fazer sucesso o basquete já era tema de anime. O sucesso do esporte na animação vem com o clássico Slam Dunk, que literalmente significa "Enterrada". Baseado no mangá de Takehito Inoue o anime é a adaptação da série publicada na Shonnen Jump etre 1990-1996. Com 120 milhões de cópias vendidas contabilizadas em 2012, a série entrou para o seleto grupo dos mangás mais vendidos da história.

Com enredo similar – um time da escola, desafios, conflitos, muitas fintas – Slam Dunk se popularizou por colocar os jogadores como os deliquentes juvenis, que à época eram um tema muito recorrente no universo pop japonês.

Com 4 filmes e um anime de 101 episódios, Slam Dunk foi o refúgio de muitos leitores no mundo inteiro que se impressionavam com astros como Michael Jordan (EUA) e Oscar Schimidt (BRA), que nos anos 80 e 90 foram os grandes nomes do esporte.

 

Essas são nossas referências de anime sports Na última parte deste especial falaremos sobre o fim dos Jogos Rio 2016 e sobre o novo palco da maior festa do esporte! Aguardem!