Os desenhistas brasileiros tem até o dia 17 de junho para se inscrever no 10º International MANGA Award. A competição é uma das mais renomadas no gênero mangá em todo o mundo. Centenas de quadrinhistas-mangakás de diversas partes do globo se aventuram em participar do concurso, que serve como porta de entrada para a indústria japonesa de mangás.

Quem está no Brasil e tem interesse em participar basta enviar para uma das representações diplomáticas japonesas (embaixada e/ou consulados) em território nacional seu mangá que deve ter no mínimo 24 páginas. O projeto deve estar impresso.

A avaliação fica por conta de editores e desenhistas das principais empresas envolvidas na produção de mangás em território japonês. O primeiro colocado será premiado com o troféu Gold Award. Já os segundo e terceiros colocados recebem o troféu Silver Award. Outras obras recebem como menção honrosa o troféu Bronze Award.

Os premiados ganharão também uma viagem de 10 dias ao Japão com tudo pago para realizar um network excelente com Editoras de Mangás e alguns dos mais renomados mangakás da atualidade. O resultado será divulgado entre o fim de 2016 e o ínicio de 2017 e a cerimônia de premiação está prevista para Fevereiro de 2017.

O CONCURSO

O International MANGA Award foi criado em maio de 2007 por iniciativa do então Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Taro Aso, com a finalidade de reconhecer artistas mangakás espalhado ao redor do globo, bem como a promoção do intercâmbio cultural através de uma das práticas sociais mais famosas do país oriental: o mangá. O prêmio é realizado desde então sem interrupções com ganhadores da China, Hong Kong, Tailândia, Bélgica, Estados Unidos, Mongólia e Israel.

Em suas participações, desde o primeiro concurso,o Brasil foi duas vezes premiados na categoria Bronze Award. Em 2007, no 1° Internacional MANGA Award, com o mangá Holly Avenger (Marcelo Cassano e Erica Awano), que ficou marcado na história da produção editoral de quadrinhos brasileiros nos últimos anos. E em 2010, no 4° International MANGA Award, com o mangá  Pequena Loja dos Horrores (Rafaella Ryon).

 

REGULAMENTO

O regulameno completo do 10° International MANGA Award pode ser visualizado aqui.

FICHA DE INSCRIÇÃO

A ficha de inscrição no concurso pode ser preenchida em português ou em japonês. Baixe ela aqui.

ENDEREÇOS

Como falei, os brasileiros que desejam se inscrever no concurso podem enviar suas obras para as representações diplomáticas japonesas no Brasil, mas também podem enviar diretamente à Comissão Executiva do 10° International MANGA Award. Nos dois casos a caixa postal deve estar presente no pacote (lembrando que na Embaixada e Consulados o pacote deve ser enviado com solicitação de envio ao concurso).

Caixa Postal da Comissão Executiva

P.O. Box MBE 715

The Tenth International MANGA Award Executive Committee,

Yanagiya Taiyo Building 1F, Nihonbashi Muromachi 4 – 3 – 16, Chuo-ku,

Tokyo 103-0022, JAPAN

 

Confira a lista completa dos endereços da Representações Diplomáticas Brasil-Japão aqui.

Mais sobre o concurso, história e vencedores basta acessar o site oficial do International MANGA Award aqui.