"KyoAni é só fanservice"  – diz o otaku que acredita já ser expert no que a indústria de animes produz e promove.

Bom, felizmente isso não é bem assim! Felizmente! Pois senão essa indústria além de extremamente esteriotipada já teria falido. Na TV pode até ser que a Kyoto Animation dedique algumas (eu disse algumas!) de suas produções para onde o fan service às vezes rola solto (e às vezes quer dizer sempre!).

No entanto, o Estúdio de Animação – um dos mais antigos com atividades desde 1981 com títulos como Clannad, K-On e Kyokai no Kanata entre suas produções – sabe produzir dramas, slice of life e romances como ninguém. Basta ter um mangá bom o suficiente, e com esses elementos, disponível para adaptação.

E aí está: a KyoAni divulgou o primeiro teaser do filme longa-metragem Koe no Katashi (A Silent Voice) baseado no mangá homônimo de autoria de Yoshitoki Ooima. O drama, originalmente publicado pela editora Kodansha em 7 volumes tankobon, conta a história de Shoko Nishimiya, uma estudante do primário que é deficiente auditiva. Após ser transferida para uma nova escola ela começa  ser vítima de bullyling, muito por causa do valentão Shouya Ishida, que tanto faz que ela não tem outra alternativa a não ser mudar de escola.

Anos depois, Ishida tem a oportunidade de reparar seus erros. Mais velho e mais maduro ele vai tentar convencer Shoko de que na verdade é uma boa pessoa e para isso vai ter que lhe dar com a surdez da garota – uma barreira a ser rompida. Nesse interim um novo sentimento floresce. O que acontecerá?

O filme segue em ritmo de trabalho com roteiro de Reiko Yoshida (K-On e Yowamushi Pedal), character design de Futoshi Nishiya (Free! e Hyouka) e a direção de Naoko Yamada (K-On e Tamako Market).

O destaque para a produção é a abordagem da inclusão social nas escolas ao apresentar uma protagonista surda. O filme  tem tudo para que seja um sucesso.

Confira o primeiro teaser trailer do longa-metragem Koe no Katashi: