O Brasil foi bem representado na última edição do SILENT MANGA Audition 2016. A competição é uma das mais famosas no estilo mangá no mundo. A "Extra Edition – Fukushima Sakuramori", como ficou conhecida a etapa que encerrou no início de março e teve o resultado divulgado agora em meados de abril.

A proposta da competição gira em torno de mangá "não-falados", os famosos quadrinhos mudos onde só a imagem é o necessário para a narrativa.

Vários desenhistas brasileiros se classificaram entre os melhores em diversas categorias. Mas o grande destaque foi na categoria GRAND PIX – Runner UP, onde Max Andrade ficou em quarto lugar com o mangá Lend and Hand.

(A arte premiada do brasileiro Max Andrade no SILENT MANGA Audition Extra 2016)

 

Os demais brasileiros premiados no evento foram: João Eddie com o mangá Thank You e Juloyola com o mangá The Promise of Happines na categoria HONOURABLE MENTION junto com mais 15 desenhistas.

Outro brasileiro citado foi Ichirou com o mnagá The Forest Guardian no selecionado MASTER CLASS.

A competição foi financiada por uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é apoiar as crianças afetadas pelo Terremoto e Tsunami em Fukushima no ano de 2011. O tema para os trabalhos foi Sakura (a flor de cerejeira). Os premiados, além de receber um cheque no valor de 500 mil yenes, vão participar de uma cerimônia junto com os parceiros-patrocinadores da causa onde suas obras serão expostas.

A lista completa dos mangás classificados pode ser conferida aqui.