Olá heroes! E está aqui o resultado final da votação dos Melhores do Ano Redação J-Hero 2017!

Você votou e definiu qual o seu animê, mangá ou astro do asian pop favorito e agora é o momento de descobrir se ele foi o grande campeão no voto popular entre nossos ouvintes e leitores da Rádio J-Hero.

Não custa ter que lembrar que para este ano nossa equipe definiu métodos muito mais assertivos para escolher os três indicados em 27 categorias (além de 4 categorias extras que foram para opinião do público) em seis grandes áreas temáticas pertinente à Cultura Otaku.

A votação começou no dia 17 de novembro e encerrou no dia 17 de dezembro por meio do nosso formulário principal – que esteve disponível em nosso site e também nas matérias e postagens no Facebook – além do Twitter (inovação deste ano) onde nossos seguidores também puderam votar em seus preferidos.

Graças a isso a disputa – que foi intensa em muitas categorias – teve desempate justamente por causa desses votos extras contabilizados. Já nos casos onde nem isso impediu que um empate se concretizasse, nossa equipe definiu bem antecipada o uso do número de votos do formulário como critério de desempate. Bom, acabamos precisando recorrer a esse recurso em determinados momentos.

No mais, só se pode dizer que essa foi uma das premiações mais dinâmicas e disputadas que já promovemos desde quando o Melhores do Ano J-Hero passou a ser organizado pela nossa Redação.

Além de nossos redatores, alguns Djs – como Rx, Dini-chan e Kenpachi -, além  de convidados especiais como o blogueiro Igor Lunei e a jornalista Rayssa Alves que nos ajudaram a chegar na lista de indicados que você contou à disposição na hora do voto. De já agradecemos muito essa equipe maravilhosa. Agradecemos também aos DJs Suzu, Diva, Assuka, Kotaro, Nakano, Raineko e Verynice, que contribuíram com as vinhetas para nosso programa especial que foi ao ar neste sábado (23). Outro agradecimento também à Dini-chan e ao Rx (mais uma vez) por terem sido os anfitriões do nosso programa. Por fim, um agradecimento a todos os Administradores da Rádio J-Hero que nos proporcionaram mais esse espaço e finalmente a você ouvinte/leitor que em 2017 esteve junto conosco em todos os momentos!

Obrigado pessoal! Mas chega de agradecimentos – por enquanto – e vamos ao que interessa!

A seguir, a lista de vencedores dos Melhores do Ano Rádio J-Hero 2017 e alguns comentários:

 

 

ANIMÊS & CINEMA

01 . Melhor Animê de Inverno – Kobayashi-san Chi no Maid Dragon (35,2% dos votos)

02. Melhor Animê de Primavera – Boku no Hero Academia ‘Season II’ (50,6% dos votos)

03. Melhor Animê de Verão – GAMERS! (48,6%)

04. Melhor Animê de Outono – Shokugeki no Souma: San no Sara (36,2% dos votos)

05. Melhor Animê do Ano – Boku no Hero Academia ‘Season II’ (53,1% votos)

06. Melhor Filme de Animê – Sword Art Online, the Movie: Ordinal Scale (58,1% dos votos)

07. Melhor Seiyuu/Dublador – Nobuhiko Okamoto (43,2% dos votos)

08. Melhor Filme Live-Action – FullMetal Alchemist (41,4% dos votos)

 

 

Na primeira grande área – ANIMÊS & CINEMA – tivemos um grande vencedor com uma boa dose de votos. Boku no Hero Academia (Season II) acabou levando três prêmios nesta área ao ser eleito o Melhor Animê de Primavera e o Melhor Animê do Ano com mais de 50% dos votos nas duas categorias. O animê deixou para trás grandes concorrentes como Shingeki no Kyojin (Season II), que contou com 34,2% dos votos na primeira categoria e 27,8% na categoria principal desta área. E – RE:CREATORS – terceiro colocado nas categorias que não se saiu tão ruim e acabou somando 15,2% na primeira categoria e 19,1% na categoria principal conquistando alguns votos do animê do Wit Studio.

A terceira premiação de Boku no Hero Academia nesta área na verdade vem de forma indireta com a categoria Melhor Seiyyu/Dublador. Nobuhiko Okamoto venceu sua categoria ao ser indicado pela interpretação do personagem Bakugou, além de Okumura Rin (Ao no Exorcist) e Kurokiba Ryou (Shokugeki no Souma: San no Sara). Nesta categoria Yoshitsugo Matsuoka (Kirito, Souma e Riku Dola) ficou em segundo com 40,2% (disputa apertada) e Hisako Kanemoto (Erina, Marine e Tendou Karen) ficou em terceiro com 16,6% dos votos.

Por falar em Tendou Karem… O animê GAMERS! (onde ela é uma das protagonistas) venceu, como esperado, a categoria Melhor Animê de Verão com folga. O segundo colocado foi Koi to Uso com 36,1% e a terceira colocação ficou com The Reflection com 15,3% dos votos.

Na categoria de Melhor Animê de Inverno a disputa foi uma das mais apertadas e Kobayashi-san Chi no Maid Dragon acabou levando os louros. Em segundo lugar ficou Kono Subarashi Sekai ni Shukufuku o (Season II) com 34% e o terceiro lugar foi para Tales of Zerestia the X (Season II) com 30,8%. Já na categoria de Melhor Animê de Outono a vitória veio para Shokugeki no Souma: San no Sara. Em segundo lugar ficou Inuyashiki (33,4%) e em terceiro Mahoutsukai no Yome (30,4%). Uma disputa também bastante apertada.

Encerram a área ANIMÊS & CINEMA os filmes para a telona. Em Melhor Filme Live-Action baseado em Animê, o vencedor foi FullMetal Alchemist. O segundo lugar ficou para a Blade: A Lâmina do Imortal (31,4%) e o terceiro para The Ghost in The Shell: A Vigilante do Amanhã (27,2%). Já em Mellhor Filme em Animê, a vitória de Sword Art Online: Ordinal Scale era bem aguardada, mas a superioridade de votos surpreendeu. No Game No Life Zero ficou em segundo com 35,1% e Mahouka, the Movie: Hoshi o Yubo Shoujo registrou 6,8% dos votos.

 

 

MÚSICAS

09. Melhor Artista J-Pop – Namie Amuro (62,5%)

10. Melhor Artista K-Pop – Dreamcatcher (57,6%)

11. Melhor CD J-Pop – Ambitions/ONE OK ROCK (58,4%)

12. Melhor CD K-Pop – You Never Walk Alone / BTS (53,9%)

13. Melhor MV J-Pop – One More Time/TWICE (44%)

14. Melhor MV K-Pop – Chase me/ Dreamcatcher (43,1%)

15. Melhor OST de Animê – Sword Art Online: Ordinal Scale by Yuki Kajiura (57,1%)

16. Melhor Abertura de Animê – Shinzou wo Sasageyo by Linked Horizon (56,6%)

17. Melhor Encerramento de Animê – Sayonara Moon Town by Scenarioart (46,7%)

18. Melhor Canção de Inserção em Animê – Hero A by Yuki Hayashi (51,7%)

19. Melhor Tokusatsu Song – Be the One / Kamen Rider Build (60%)

20. Melhor Dorama Song – One a day like this / Age of Youth 2 (43,1%)

 

 

Nesta área o grande vencedor foram as meninas do Dreamcatcher. Levando duas categorias do segmento K-Pop elas mostraram para que vieram em 2017. Com o MV “Chase me” elas bateram – na categoria Melhor MV de K-Pop – o MV Red Flavor do Red Velvet (43,1%) graças ao desempenho no formulário após um empate técnico. A terceira colocação nessa categoria ficou com Plz Don’t Be Sad do Highlight que somou 13,8% dos votos. Como Melhor Artista de K-Pop o Dreamcatcher venceu com folga deixando KARD (25,4%) e DAY6 (17%) bem para trás.

Na categoria Melhor CD de K-Pop quem levou foram os garotos do BTS com You Never Walk Alone. O segundo lugar ficou com The Red Summer do Red Velvet com 41% – que amargurou outra derrota – e o terceiro lugar ficou com EVERYWHERE do GroovyRoom com 5,1% dos votos.

Do outro lado do mar do Japão, a diva do J-Pop, Namie Amuro, venceu com pompa e luxo a categoria de Melhor Artista de J-Pop muito devido aos seus 25 anos de carreira celebrados em 2017. O segundo lugar ficou com a Wagakki Band (30,5%) e o terceiro lugar com a dupla FEMM (7%).

Brincando de idols japonesas as meninas do TWICE saíram da Península da Coreia para vencer a categoria de Melhor MV de J-Pop com "One More Time". Saturday Night Question (32,2%) da cantora Megumi Nakajima e Do it Again (23,8%) das meninas do FEMM, em parceria com a norte-americana Liz, ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Já em Melhor CD de J-Pop/J-Rock os meninos do One Ok Rock mostraram que tem uma fanbase forte por aqui ao vencerem com folga sendo encabeçados pelo álbum Ambitions. 80/90s J-POP Revival, do FEMM, ficou com 23% dos votos e o segundo lugar. Já a Wagakki Band fechou a disputa com 18,6% sendo encabeçada pelo álbum Shikisai.

Focando agora nas canções para TV e Cinema… Be The One, tema de Kamen Rider Build venceu na categoria Melhor Tokusatsu Song deixando para trás DIE SET DOWN (36,3%) de Kamen Rider Amazons 2 e Geed no Akashi (3,7%) de Ultraman Geed.

Na categoria Melhor Dorama Song houve um empate técnico decidido pelos votos do formulário. A canção vencedora foi One a day like this do K-Drama Age of Youth 2, que somou os mesmo 43,1% dos votos que a canção Round and Round do K-Drama Goblin. O terceiro lugar ficou com From now On do K-Drama Weighting Fairy Kim Bok Joo (13,8%).

Entre os animês uma vitória óbvia e muitas surpresas. A óbvia foi a vitória de Shinzou wo Sasageyo como Melhor Abertura de Animê. O segundo lugar foi para Sh0ut (36,6%) e o terceiro lugar ficou com Kanashii Ureshii (6,8%). Realmente Shinzou wo Sasageyo foi um hino em 2017.

Uma surpresa foi a vitória da OST de Sword Art Online: Ordinal Scale em Melhor OST de Animê. Não por que não se esperava, mas porque se tinha uma disputa muito equilibrada em indicados que foi totalmente destruída pelo grande favoritismo obtido pela obra de Yuki Kajiura. O segundo lugar ficou a OST de RE:CREATORS (34,2%) fazendo Hiroyuki Sawano amargar mais uma derrota na área MÚSICA. A OST de Suka Suka ficou em terceiro com 8,7%.

Na contramão disso, em Melhor Canção de Inserção em Animê a música Hero A de Yuki Hayashi bateu com certa facilidade, para surpresa de muitos, as favoritas Barricades (Shingeki no Kyojin 2) e Layers (RE:CREATORS), ambas de autoria de Hiroyuki Sawano, que ficaram com 34,7% e 13,6% dos votos, respectivamente.

A maior surpresa mesmo foi a vitória de Sayonara Moon Town (tema de encerramento em Boruto: Naruto Next Dimension) que venceu apertada a grande favorita 70cm Shihou no Madobe de Dragon Ball Super (42,2%) e deixou para trás Eldweiss de Centaur no Nayami (11,1%) na categoria Melhor Encerramento de Animê.

 

 

DORAMAS & TOKUSATSUS

21. Melhor K-Drama – Strong Woman Do Bong-Soon (53,4%)

22. Melhor C-Drama – The King’s Woman (54,3%)

23. Melhor J-Drama – Gin to Kin (15% – indicação do público)

24. Melhor Tokusatsu – Kamen Rider Amazons 2 (38%)

 

 

Na terceira grande área, a disputa acirrada ocorreu mesmo só na categoria Melhor Tokusatsu que rendeu um empate técnico decidido pelo desempenho no formulário. Kamen Rider Amazons 2 somou os mesmos 38% dos votos que Kamen Rider Ex Aid, mas se saiu melhor no critério de desempate por uma diferença mínima de um voto. Uchuu Keiji Gyaban x Tokusiy Sentai Dejaranger (Space Squad) fechou a disputa com 24% dos votos.

Entre os doramas… Em Melhor K-Drama venceu Strong Woman Do Bong-Soon que deixou para trás Age of Youth 2 (27,5%) e Weighting Fairy Kim Bok Joo (19,1%). Já em Melhor C-Drama venceu The King’s Woman deixando para trás Eternal Love (36,8%) e General and I (8,9%). Em Mellhor J-Drama o público respondeu nosso chamado e indicou seus favoritos e quem venceu foi Gin to Kin, deixando outros onze títulos para trás (cada um somando variações entre 5% e 10% de votos).

 

 

GAMES

25. Melhor Game – Resident Evil 7: Biohazard (40,8%)

 

 

Na área GAMES a única categoria tratou de definir qual o jogo virtual mais amado pelos fãs da Rádio J-Hero. Venceu Resident Evil 7: Biohazard, que no começo do ano assustou muita gente. O badalado Cup Head ficou 33,8% ocupando o segundo lugar. Playerunknown’s Battlegrounds ficou em terceiro com 25,4%.

 

 

MANGÁS E LIGHT NOVELS

26. Melhor Mangá do Ano – Saint Seiya: Next Dimension (44,4%)

27. Melhor Mangá/Light Novel publicado no Brasil – Fullmetal Alchemist (54,1%)

28. Melhor Editora Brasileira – Editora JBC (39,7%)

 

 

Na penúltima área temática algumas surpresas também se concretizaram. É o caso da categoria Melhor Editora Brasileira que foi vencida pela Editora JBC após ficar por mais da metade da disputa em último e na reta final dar uma virada sensacional chegando a um empate técnico com a Panini Editora (Planet Mangás). As duas somaram 39,7%, mas a JBC se saiu melhor no formulário. A NewPOP ficou em terceiro com 20,6%.

A vitória da Editora JBC também aconteceu em Melhor Mangá/Light Novel publicado no Brasil onde Fullmetal Alchemist sagrou-se campeão. A light novel Re:Zero – Recomeçando a vida em outro mundo ficou em segundo com 29,1% e o mangá A Voz do Silêncio/Koe no Katashi ficou em terceiro com 16,8%.

Já na categoria Melhor Mangá do Ano a vitória de Saint Seiya: Next Dimension mostra que a fanbase de CDZ ainda é forte no Brasil, mas isso não desmerece nem um pouco o bom trabalho de Masami Kurumada com este mangá em 2017. Realmente sensacional. O segundo lugar ficou com Shingeki no Kyojin (31,9%) e o terceiro lugar com Shokugeki no Souma com 23,7%. Mais do que justo!

 

 

EQUIPE J-HERO

 

29. Melhor DJ – Dini-chan (40% – indicação do público)

O Melhor DJ da Equipe J-Hero foi indicado pelo público e quem venceu foi a nossa Dini-chan que recebeu 40% dos votos em uma lista de onze indicados. Mostrando que os fãs da Dini são os mais fiéis, pois com essa vitória ela leva o seu terceiro prêmio em nosso Melhores do Ano! Parabéns Dini-chan!

 

30. Melhor Redator – Saylon Kaguya (53% indicação do público)

Já o melhor Redator da Equipe J-Hero – que também foi indicado pelo público – foi vencido por Saylon Kaguya, que somou 53% dos votos entre seis indicados. Algo que era bem provável, visto o trabalho feito por ele durante todo o ano aqui em nossa redação! Parabéns Saylon Kaguya!

                                                                     

E é isso pessoal! Chega ao fim a nossa lista com o Resultado Final dos Melhores do Ano Rádio J-Hero 2017. Com toda certeza você gostou de alguns resultados, ficou indiferentes com outros e detestou aquele que não esperava. Isso é o que torna tudo divertido. O prazer de acompanhar um ano cheio de novidades e preparar um bom conteúdo para você curtir e analisar junto conosco.

Por isso, por sabermos valorizar nossos ouvintes e leitores, decidimos que já era mais do que na hora de homenageá-los com as devidas honras e elegemos uma categoria simbólica, mas de muita relevância para todos nós: a categoria Melhor Ouvinte/Leitor J-Hero!

Esse é o primeiro ano dessa categoria e serve para mostrar nosso apreço a você. Agora em 2018 – caso você assim desejar – ela pode se tornar uma competição mais intensa com a Equipe J-Hero indicando vários nomes.  Para 2017 a nossa vencedora foi…

 

31. Melhor Ouvinte/Leitor – Vanessa Miguel Esponqueado (indicação da Redação)

Sim! Essa garota que está sempre ouvindo e curtindo nossos programas, comenta em todas as matérias e postagens das redes sociais é a ouvinte/leitora modelo de 2017 que representa todo o nosso séquito de amigos e fãs. Parabéns Vanessa!!!

E termina aqui o Melhores do Ano Rádio J-Hero 2017! Um ótimo Natal e um Ano Novo muito recheado de Cultura Otaku para você!

Até a próxima e… Sayonara!