E chegou o momento mais aguardado pelos fãs da Rádio J-Hero: nossa lista de MELHORES DO ANO! Sim, estamos mais uma vez convidando você a decidir conosco quais foram as melhores atrações do media-mix asiático em 2017.

A equipe da Redação J-Hero selecionou 72 indicados divididos em 27 categorias e agrupados em seis grandes áreas de destaques. Sendo elas:

 

01 – ANIMÊS & CINEMA

02 – MÚSICA

03 – DORAMAS & TOKUSATSUS

04 – GAMES

05 – MANGÁS & LIGHT NOVELS

06 – EQUIPE J-HERO

 

Para a seleção deste ano contamos com o auxílio de alguns nomes extras que atuaram junto conosco durante etapas de desempate (porque seria impossível chegar a um veredito de três nomes sem acontecer nenhum empate). Pela equipe da Rádio J-Hero, nos ajudaram a compor a lista:  a DJ Dini-Chan e o DJ RX nas categorias destinada aos Tokusatsus e o DJ Kenpachi nas categorias de Animesongs.

Já de fora da Rádio J-Hero nós contamos com o auxílio do jornalista e blogueiro Igor Lunei do Esquadrão Lunático (nosso querido amigo e ex-redator), que nos ajudou na grande área de MÚSICA. E a jornalista Rayssa Alves, pesquisadora de Cultura Pop Asiática, na grande área dos DORAMAS.

A equipe da Redação Rádio J-Hero tem orgulho em dizer que essa lista de indicados foi uma das mais bem elaboradas e difíceis graças à qualidade dos conteúdos selecionados. Buscamos em reunião definir a melhor maneira de apresentar uma lista que agregasse o que realmente foi bom em cada categoria considerando fatores como técnica, recepção, marketing sem desconsiderar o valor de aceitação pessoal de cada um.

É inevitável que alguns nomes ficariam de fora (e pode ser que você estivesse esperando-os aqui), mas isso não tira o mérito de nenhum. Essa lista também não significa uma verdade absoluta, afinal de contas para cada um de nós existe aquele que foi o melhor. Contudo não deixe dar seu voto e ajudar a contar mais essa história. Vai ser divertido e cheio de surpresas. 

Para essa primeira parte da matéria destacamos somente os indicados da grande área ANIMÊS & CINEMA. Foram indicados quinze títulos organizados em cinco categorias. Vamos aos indicados então!

 

 

01. MELHOR ANIME POR TEMPORADA

Para não ficarmos dando voltas na hora de selecionar os bons animes do ano propomos uma seleção dividida em etapas. Na primeira optou-se por indicar os melhores por cada temporada. Julgamos que assim seria muito mais sortido a quantidade de nomes indicados e evitaríamos deixar de citar algum bom anime que se destacou em 2017. Dessa forma a primeira categoria ficou assim:

 

INVERNO

Tales of Zerestia the X (Season II)

Kobayashi-san Chi no Maid Dragon

Kono Subarashi Sekai ni Shukufuku o (Season II)

 

Nessa subcategoria de Inverno duas continuações ganham o palco. Outro detalhe é dois dos indicados são animes de comédia. Tales of Zerestia the X (Season II) chega entre os finalistas pelo bom desempenho na adaptação de uma das franquias de games em alta no momento, além do magnífico trabalho de composição e design do estúdio Ufotable.

Kono Subarashi Sekai ni Shuykufuku o (Season II), Kono Suba como é comumente chamado, é outro finalista pelo seu arrebatador encanto entre diversos otaku no Japão e no mundo. As trapalhadas de Kazuma, Aqua, Megumi e Darkness ficaram muito mais intensas e excitantes na segunda temporada, embora apresente algumas variações nos traços da animação em relação a fase anterior (uma característica do Studio DEEN).

Fecha a lista uma das grande novidades do ano que foi Kobayashi-san Chi no Maid Dragon. Seguindo o dia-a-dia de Ms. Kobayashi e as dragões fêmeas Tohru, Kana & Cia a animação tem seu charme misturando slice of life e comédia. O anime conta ainda com o belo trabalho de animação do estúdio Kyoto Animation.

 

 

 

PRIMAVERA

RE:CREATORS

Shingeki no Kyojin (Season II)

Boku no Hero Academia (Season II)

 

A temporada de Primavera estava prometendo com muitas continuações aguardadas. Tanto que duas delas inevitavelmente chegaram entre as três finalistas dessa subcategoria. Shingeki no Kyojin (Season II) e Boku no Hero Academia (Season II) sem dúvida atenderam ao hype criado. Um bom trabalho apresentado pelos seus respectivos estúdios:  Wit Studio e Bones. O detalhe fica pela saída do estúdio Production I.G. da frente do projeto de Shingeki no Kyojin.

Encerra a tríade o sucesso RE:CREATORS, que provocou certa movimentação nos portais de notícia. Originado de um media-mix posto em prática neste ano (com animação e mangá sendo lançados no mesmo período), RE:CREATORS é um trabalho de do estúdio Troyca em parceria com a Amazon Prime Video e a editora Shogakukan, que fizeram parte do Comitê de Produção. A temática de RE:CREATORS é de uma metalinguagem sobre a indústria de entretenimento japonesa e caiu bem para a época, já que em 2017 celebrou-se os 100 anos da animação japonesa.

 

 

 

VERÃO

The Reflection

GAMERS!

Koi to Uso

 

Já no Verão 2017 os animês indicados se destacam por suas características e recepção. The Reflection conta com o fato de ser uma produção original de Stan Lee e traz em sua animação uma composição mais particular ao mundo das HQ numa referência aos quadrinhos de herói dos anos 1980.

GAMERS! figura na lista pelo seu sucesso durante sua exibição. O anime encabeçou a lista dos mais assistidos da temporada no ocidente. Fazendo uma referência ao mundo dos games e aos próprios gamers trouxe diálogos carregados de metalinguagem misturados com slice of life e comédia.

Koi to Uso, o terceiro indicado, levanta o tema do romance adolescente e apresenta uma possível candidata a best girl do ano (infelizmente não temos essa categoria!) com a doce Ririna. Particularmente esse anime mexeu com boa parte da equipe de redatores e por isso está aqui.

 

 

 

OUTONO

Shokugeki no Souma: San no Sara

Mahoutsukai no Yome

Inuyashiki

 

Na subcategoria final vários animês aguardados. Shokugeki no Souma: Sam no Sara vem para dar continuidade à adaptação de um dos mangás da Weekly Shonnen Jump que vem crescendo em popularidade nos últimos dois anos. Adaptando o atual arco do mangá (Rebeldes vs. Central) a animação do estúdio J.C. Staff mantém o padrão da outras duas temporadas.

Mahoutsukai no Yome entra na lista final por seu belo trabalho de composição e design. Um dos animes mais aguardados pelo público ele vem respondendo com muita qualidade em seus episódios. Parabéns ao Wit Studio, que recebe de forma indireta sua segunda indicação.

Inuyashiki chega para os fãs sci-fi em mangá. Baseado no mangá de Hiroya Oku (autor de Gantz), o anime é conta com o trabalho do estúdio MAPPA. A curiosidade aqui é que o mangá de Inuyashiki foi publicado no Brasil antes da estreia do anime, o que é muito incomum.

 

 

 

2. MELHOR ANIME DO ANO

Sim, como eu disse a edição 2017 do Melhores do Ano optou por tornar o processo bem mais dinâmico e contemplativo. Mesmo assim não podemos deixar de escolher o melhor do ano, aquele que se destacou entre todos. Os indicados:

 

RE:CREATORS

Shingeki no Kyojin (Season II)

Boku no Hero Academia (Season II)

 

Analisando as composições de cada subcategoria do item anterior foi até curioso quando descobrimos que TODOS os três indicados para “Melhor Animê de Primavera” acabaram chegando como os três finalistas. Já da para dizer que sem dúvida essa foi a melhor temporada de 2017. É bem difícil os votos lá de cima não se repetirem aqui, mas os  critérios devem ser seguidos.

 

 

 

3. MELHOR FILME DE ANIMÊ

É óbvio que animes também estão no cinema. Em 2017 foram muitos bons filmes e foi difícil selecionar somente três. Mas aí estão eles:

 

Sword Art Online: The Movie – Ordinal Scale

No Game No Life Zero

Mahouka, the Movie: Hoshi o Yubo Shoujo

 

Sword Art Online: Ordinal Scale é uma grata surpresa. Bem animado e produzido, o longa-metragem com história inédita para a franquia de Reki Kawahara foi um dos primeiros de 2017 e chegou a atravessar o Pacífico indo para nas salas de cinema dos Estados Unidos no meio do ano. Isso já lhe rendeu uma pré-indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação 2018 ao lado de mais quatro filmes japoneses. O filme conta com ótimas atuações dos dubladores, um enredo bem construído, uma trilha sonora envolvente (com a themesong interpretada por LiSA) e o hype já aguardado e promovido pela A-1 Pictures/Kadokawa Pictures.

Outro filme com hype alto foi No Game No Life Zero. O primeiro longa-metragem da franquia de Yuu Kamiya adaptou um dos arcos mais importantes da trama escrita pelo nipo-brasileiro. Quem teve a oportunidade de ler o volume 06 da light novel sabe do que se trata. Assim como o seu concorrente o filme acerta na dublagem, composição e trilha sonora (com a canção tema sendo interpretada por Konomi Susuki). A produção ficou por conta do estúdio Madhouse.

Fecha a lista Mahouka, the Movie: Hoshi o Yubo Shoujo. Um terceiro filme derivado de franquia adaptada de uma light novel (será isso uma tendência de sucesso?). O estúdio responsável pela animação foi o 8bit e a produção foi conjunta entre a Aniplex e o Studio Mausu. Destaque para o themesong do filme que foi interpretado pela banda GARNiDELiA.

 

 

 

4. MELHOR SEIYUU/DUBLADOR

Novidade na votação deste ano, essa categoria é uma forma de testar até onde vai o interesse do público. Será que vocês estão por dentro de quem está por trás das vozes dos animes que gostam de assistir? Bom, como é a primeira vez da categoria optamos por trabalhá-la com indicações mistas, ou seja: atores e atrizes competindo juntos. Não há demérito ou favorecimento nenhum nisso, pois o que conta é bom desempenho na hora de interpretar. Os indicados são:

 

Hisako Kanemoto

Yoshitsugo Matsuoka

Nobuhiko Okamoto

 

A única mulher do trio, Hisako Kanemoto foi indicada pelas suas atuações com as personagens Marine (RE:CREATORS), Tendou Karen (GAMERS!) e Erina Nakiri (Shokugeki no Souma: San no Sara).

Yoshitsugo Matsuoka é indicado pelas suas atuações com as personagens Kirito (Sword Art Online: Ordinal Scale), Riku Dola (No Game No Life Zero) e Souma Yukihira (Shokugeki no Souma: San no Sara).

Nobuhiko Okamoto é indicado pelas suas atuações com as personagens Rin Okumura (Ao no Exorcist 2), Bakugou (Boku no Hero Academia 2) e Ryou Kurokiba (Shokugeki no Souma: San no Sara).

 

 

 

5. MELHOR FILME LIVE-ACTION BASEADO EM ANIME

A última categoria da grande área ANIMÊS & CINEMA dá espaço aos temidos (ou não) live-action. Em 2017 tivemos algumas situações curiosas, algumas boas e outras ruins. Essa votação inclui representantes tanto do cinema ocidental (EUA) quanto do cinema oriental (Japão). Os indicados são:

 

Ghost in The Shell – A Vigilante do Amanhã

Blade – A Lâmina do Imortal

Fullmetal Alchemist

 

Ghost in The Shell – A Vigilante do Amanhã é o representante de Hollywood na categoria. Um filme que dividiu a crítica entre avaliações boas e negativas e que só ajudou a reascender a polêmica das adaptações live-action (polêmica essa que se inflamou com Death Note da Netflix). Seja para o bem ou para o mal, o filme ttraz referências tanto do mangá quanto do animê e se torna uma narrativa isolada e com suas peculiaridades. O filme foi produzido pela Paramount Pictures.

Blade – A Lâmina do Imortal chegou a ser considerado por alguns como algo tão bom quanto à adaptação de Rorouni Kenshin, mas falhou na bilheteria rendendo apenas 6 bilhões de ienes. Uma produção da Warner Bros. Japan, o filme foi lançado por lá em abril.

Encerra a lista Fullmetal Alchemist. O filme ainda vai estrear (previsto para 1° dezembro), mas como o hype é alto – mesmo a crítica e alguns comentários já dizendo o contrário – ele entra na lista. Afinal vai dar tempo de até o fim da votação ficarmos por dentro do que rolou. Era isso, ou por Death Note (Netflix), mas acho que ninguém gostaria disso.

 

 

Bom, chega ao fim a primeira parte dos destaques para os Melhores do Ano da Redação J-Hero 2017. Para votar é só acessar nosso formulário disponível logo no fim desta matéria. Ou se quiser clique aqui. Outra novidade que trazemos este ano é a votação através de nosso Twitter, onde ficarão disponíveis enquetes com nossas categorias até o dia 17 de dezembro (quando encerra nossa votação) para que todos os nossos seguidores possamnos ajudar a escolher as melhores produções deste ano.

 

VOTE AGORA!