Por Redatora Fany-Chan

Chegando quase na reta final de nossa Semana Especial do Aniversário de 9 anos da J-Hero, conversamos com uma das mentes que estiveram por trás do início da rádio, Rubens Bentes, conhecido pelo nick Kisuke, que veio contando um pouco de sua história na J-Hero.

Rubens, atualmente estudante de Arquitetura e Gerente de Vendas de uma Produtora em Manaus, contou que a ideia de criar uma rádio voltada para otakus surgiu ao ter uma boa experiência na Rádio AMC, que ele havia conhecido através do site Naruto Project. Na época ele era super fã de animes e tentou uma vaga de locutor, ele passou por um período de treinamento e quando foi fazer o teste a rádio se desfez, como a maioria dos otakus, ele passou a ouvir outras rádios do gênero, até que ele teve a ideia, “aí pensei… por que não ter a minha rádio?! rs”, e foi assim que surgiu a Japan Extreme.

“Japan Extreme foi um projeto feito a quatro mãos na época. Eu tive a ideia e surgiram dois colegas incríveis que vestiram a camisa, o PH Sensei (Pedro Henrique) e o Toushiro. Trabalhamos juntos, mas não ia muito pra frente por falta de conhecimento técnico de web design, back end e etc. Com o tempo fomos desenvolvendo alguma expertise, entrando novas pessoas e a Japan Extreme virou J-Hero. Hero por causa do Naruto que era um dos heróis preferidos na época e o J veio de J-music, virando Japan Hero, abrevado J Hero. XD”, contou Rubens.

Ele ainda explicou que no início a equipe da rádio locutava para vinte pessoas, o que facilitava na hora da interação pelo “chatzinho bem furreca do blog”, mas a programação era uma bagunça, até que foram se profissionalizando e, aos poucos, com a entrada de novos membros, “a coisa foi tomando corpo, bem orgânico e com esforço de todos”, como afirma o criador.

Após alguns anos Rubens se viu tendo que deixar o projeto que iniciou, “apesar das ajudas, durante muito tempo todo o esforço que mantinha a rádio viva foi meu, investimento de tempo, estudo, recursos financeiros (em uma época que dinheiro era muito escasso) e ter que me ausentar e depois me desligar foi doloroso”, explicou. Ele ainda revelou que havia um projeto de remunerar todos que trabalhavam na rádio e concluiu “até hoje penso que foi uma das decisões mais difíceis que tomei, e sinceramente fico feliz de ver que a rádio continua, apesar da ponta de saudade e vontade de estar lá”.

Durante a entrevista através do Mensenger do Facebook ele demonstrou a felicidade e orgulho de ter criado a rádio, “mais orgulho das pessoas do que da rádio em si, pois não é fácil levar um projeto desse tanto tempo adiante”, completou citando o Lexus, atual CEO da equipe, como a pessoa que mais progrediu e persistiu durante o processo.

Falando sobre os antigos colaboradores, Rubens informou que mesmo tendo alguns no Facebook ele não tem mais contato com eles afirmando que o único que ainda conversa um pouco é o Lexus, “na época a moda era o MSN e aí com a mudança de tecnologia, ocupações e etc., fomos perdendo contato. A memoria também falha… Comecei a J-Hero com 16 pra 17 anos, hoje com 28 não me recordo de todas as pessoas, mas apesar disso, tenho carinho por todos que pude conhecer naquela época”. Finalizando a entrevista ele revelou que ainda escuta de vez em quando a rádio e pontuou que sente falta de estar no meio, mesmo que ela não o pertença há um bom tempo.

 

Bem é isso heroes, esperamos que tenham gostado, e quais perguntas vocês fariam para o criador da rádio? Deixem aí nos comentários!

Agradecemos imensamente a disponibilidade e atenção que o Rubens teve para a nossa equipe e adoraríamos bater mais papos nos futuros e quem sabe com algumas perguntas de nossos leitores!? Obrigado por ter iniciado este projeto, que agora está completando nove anos de sucesso na comunidade otaku, levando informação e diversão Do Seu Jeito e Do Seu Gosto!